Festival Vaudeville arranca segunda-feira

A 7º edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous apresenta 13 espetáculos, em Barcelos, Braga, Famalicão e em Guimarães. Dos eventos culturais disponibilizados, dois são estreias absolutas e cinco são estreias nacionais. As atividades iniciam-se a 19 de julho e terminam a 24 de julho. Organizado pelo Teatro da Didascália, o festival pretende promover a programação nacional e internacional de circo contemporâneo, artes de rua e formas transdisciplinares no espaço público.

O primeiro espetáculo a ser exibido é “Váld”, que vai ter estreia absoluta no dia 21 de julho, pelas 21 horas, no Jardim do Paço dos Duques, em Guimarães. No dia 22 vai decorrer a estreia absoluta de “Do you still want to dance with me?”, pelas 18 horas, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.

Os espetáculos “Pulse”, “Random”, “ Baïna[na]”, “Wake up!” e “Là-bas” são as estreias absolutas apresentados na 7º edição do festival. “Roll with it”, “3D”, “Copyleft”, “Otus Extracts”, “Rizoma” e “Espera” são os restantes eventos culturais que completam a programação de Vaudeville e que vão decorrer nas quatro cidades do Quadrilátero Cultural (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães). Além das peças e apresentações, Vaudeville também cede quatro oficinas de criação destinadas ao público, duas masterclasses orientadas para profissionais das artes, uma oficina dirigida a malabaristas e skaters e uma sessão de pitching entre criadores e programadores.

As atividades pertencentes ao festival são gratuitas e desenrolam-se ao ar livre. No entanto, esta edição obriga à reserva de bilhetes antecipada. Para mais informações, os interessados podem consultar o site www.teatrodadidascalia.com .

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.

Famalicão: Miguel Rocha vence concurso internacional de violino

O ribeirense Miguel Rocha venceu, recentemente, o Concurso Internacional de Violino, na Cidade do Porto, no âmbito do CONVIMUS – Convívios Internacionais de Música, no escalão de jovens adultos.

Miguel Rocha, atualmente a estudar violino com Esther Hoppe, na Universidade Mozarteum, em Salzburgo, na Áustria, iniciou a sua aprendizagem no Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão, com a professora Cátia Sá. Frequentou, ainda, o Centro de Cultura Musical, quando era aluno da Escola EB 2,3 de Ribeirão, prosseguindo os estudos na Artave, com a professora Raquel Costa.
O jovem ribeirense já foi premiado em vários concursos.