Filipa Afonso Aguiar é a nova juíza presidente da Comarca de Braga, mas só inicia funções em setembro

A partir de setembro deste ano, Filipa Afonso Aguiar será a nova juíza presidente da Comarca de Braga. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Conselho Superior da Magistratura.

Magistrada desde julho de 2001, exerceu funções em vários tribunais, incluindo o de Vila Nova de Famalicão e Braga.

Foram, também, anunciados, os juízes presidentes das comarcas de Lisboa, Porto, Aveiro e Faro. Foi deliberado prorrogar as comissões de serviço dos atuais juízes presidentes até 31 de agosto deste ano, para assegurar a transição de funções. Deste modo, as novas nomeações só produzem efeitos a partir de 1 de setembro deste ano.

Foto: Reprodução Facebook de Filipa Afonso Aguiar

11 Comments

  1. Parabéns que tenha um bom trabalho perante a justiça, que bem precisamos 👍

Deixe um comentário

Famalicão: Cajada e Oliveirense finalistas da Taça de veteranos

Na noite desta sexta-feira teve início a final four da Taça concelhia de futsal. Em veteranos, Cajada e Oliveirense vão decidir quem ganha o troféu na tarde deste domingo.

A equipa de Cabeçudos venceu, por 9-4, a AD Pedome, enquanto que na outra meia final a Oliveirense superou, 6-5, a Acura, após prolongamento. A final está marcada para as 16 horas de domingo, no Pavilhão Municipal.

Antes, este sábado, jogam-se as meias finais seniores. O primeiro jogo é às 16 horas, entre o Pedome e o MAL; a segunda partida está marcada para as 18 horas, entre a Acura e a Outeirense.

As finais da Taça estão marcadas para a tarde de domingo, a partir das 16 horas, no Pavilhão Municipal onde está montada a festa do futsal concelhio. E tudo com transmissão direta na Cidade Hoje.

A entrada para a final four é gratuita.

Gerês passa a cobrar taxa turística de 1 euro

A partir de hoje, sexta-feira, 13 de junho, quem pernoitar no Gerês terá de pagar uma taxa turística de 1 euro por noite. A medida aplica-se anualmente entre 1 de maio e 31 de outubro.

O objetivo é apoiar o investimento necessário para manter o Gerês como um destino de qualidade, nomeadamente através da melhoria dos espaços públicos, reforço da limpeza, segurança, animação e promoção turística. A autarquia sublinha a necessidade de garantir um turismo sustentável numa zona que recebe cada vez mais visitantes durante o verão.

Famalicão: Iniciados da AJ Joane jogam as meias finais da Taça

Na tarde deste sábado, às 15 horas, a equipa de iniciados A da Associação Juventude de Joane joga as meias finais da Taça da AF Braga.

A partida, com o Nun’ Álvares, joga-se no Pavilhão Municipal de Vermoim. Nos quartos de final, a formação joanense eliminou o Piratas de Creixomil, com uma vitória no reduto do adversário, por 3-4.

A outra partida das meias finais joga-se no domingo, entre o Ast e a Juni.

Famalicão: Desfile de Fanfarras dos BV Famalicenses é este sábado

O Desfile de Fanfarras Chefe Horácio Costa realiza-se na tarde do próximo sábado, a partir das 15 horas. Esta iniciativa dos BV Famalicense começa junto à Praça-Mercado, seguindo até aos Paços do Concelho, onde está instalada a tribuna.

Para além da fanfarra dos Famalicenses, participam as suas congéneres das corporações de Vizela, Taipas, Esmoriz, São João da Madeira e Caneças.

Famalicão: Festival de circo contemporâneo abre portas a um novo ciclo

A 11ª edição do festival internacional de circo contemporâneo, Vaudeville Rendez-Vous, decorre de 16 a 19 de julho nos espaços urbanos das cidades de Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães.

O programa foi apresentado esta quarta-feira, em Barcelos. Especificamente em Vila Nova de Famalicão, o festival internacional arranca com a estreia nacional de “Ripple”, pelos belgas TeaTime Company, a 17 de julho (quinta-feira), pelas 19h00, no Parque da Juventude. Neste mesmo dia e local, decorrerá também o espetáculo “Homenaje”, pela companhia catalã Sílvia Capell e En Deciembre, pelas 22h00.

Segue-se, no dia 18 de julho, “Cream”, pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, pelas 19h00, no Parque da Juventude, e a noite finaliza com “El Dorado”, da companhia francesa NDE Nicanor de Elia, às 22h00, no anfiteatro do Parque da Devesa.

Ainda no dia 18, terá lugar a oficina “TeaTime Company: A tradução do objeto através do corpo humano”, que decorrerá das 15h às 17h30 na sala de ensaios da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

A programação em território famalicense termina com as performances “Rima” (dos portugueses Alan & Alvin), às 11h00, “Nkama” (do artista francês Dimas Tivane), às 19h00, e “Tancarville” (do grupo francês Le G. Bistaki), às 22h00 – a primeira no Parque da Juventude e as restantes na Praça e na Alameda D. Maria II, no centro da cidade.

Todos os espetáculos e oficinas inseridas no âmbito do Vaudeville Rendez-Vous 2025 são de entrada livre até à lotação do espaço.

Ao longo destes quatro dias estão previstas perto de três dezenas de espetáculos protagonizados por 11 artistas e companhias nacionais e internacionais, além de quatro oficinas artísticas – uma por cada cidade que faz parte do Quadrilátero Cultural.

Nesta 11ª edição, quisemos construir uma programação que em certa medida refletisse sobre a ideia de ciclo, num festival que inicia agora uma nova década. No ano passado comemoramos um aniversário redondo – 10 anos de existência. Agora, iniciamos um novo ciclo – esperamos, uma nova década do festival

Para os diretores artísticos do festival, Bruno Martins e Cláudia Berkeley, do Teatro da Didascália, esta edição debruça-se sobre a ideia de um novo ciclo e um momento de renovação. «Nesta 11ª edição, quisemos construir uma programação que, em certa medida, refletisse sobre a ideia de ciclo; num festival que inicia agora uma nova década. No ano passado comemoramos 10 anos de existência. Agora, iniciamos um novo ciclo – esperamos, uma nova década do festival», mencionou Bruno Martins, na apresentação que decorreu na Casa da Azenha (Barcelos).

O festival nasceu em Vila Nova de Famalicão, «mas quebrou as fronteiras do concelho e cresceu progressivamente, expandindo para Braga, Guimarães e Barcelos, e, acredito, que também conseguirá chegar a Viana do Castelo», referiu o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Pedro Oliveira considerou, ainda, que este é um projeto «que acrescenta valor artístico à região do Minho e que aviva os nossos centros urbanos com projetos arrojados e diferenciadores».

O Vaudeville Rendez-Vous, promovido pela estrutura artística famalicense Teatro da Didascália há mais de uma década, tem vindo a consolidar-se como um dos festivais de circo contemporâneo e de exploração do espaço público mais relevantes do país. Para a sua implementação conta com os Municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão como principais parceiros e anfitriões.

A programação completa da 11ª edição do festival pode ser consultada no site oficial do Teatro da Didascália, em www.teatrodadidascalia.com/ ou nas redes sociais – @vaudevillerendezvous.

Manuel Machado vai demitir-se da presidência da AF Braga

Manuel Machado vai demitir-se do cargo de presidente da Associação de Futebol de Braga. A tomada de decisão será comunicada esta quinta-feira, no decurso de uma reunião extraordinária, revela o Diário do Minho.

A demissão do dirigente, reeleito em 2024 para um novo mandato, abrirá portas e um novo processo eleitoral e para o qual se perfila Miguel Azevedo, atual vice-presidente. Para o Conselho de Arbitragem o nome mais forte é o de Joel Vale, atual presidenta da Associação de Árbitros de Futebol de Braga.

A decisão de Manuel Machado acontece dias depois da demissão do Conselho de Arbitragem, por divergências «quanto ao modelo de gestão, organização e de recursos da arbitragem».

Foto: AF Braga