
As papas de sarrabulho e os rojões à moda do Minho são as propostas de Famalicão para a 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, promovidos pelo Turismo do Porto e Norte. Aos pratos, junta-se a sugestão do leite-creme como sobremesa nos 17 restaurantes famalicenses aderentes. A iniciativa, que decorre de 28 de fevereiro a 2 de março, acontece quando a cidade se prepara para o Carnaval que, entre outras iniciativas, tem como ponto alto a noite/madrugada do dia 3 de março com milhares de foliões espalhados pela cidade.
A edição deste ano, que começou a 17 de janeiro, vai decorrer até 14 de dezembro em 75 municípios que, ao longo de 32 etapas, vão apresentar as suas iguarias tradicionais, dinamizando a economia local através dos seus restaurantes e unidades hoteleiras.
O objetivo é promover sabores autênticos e produtos regionais de grande valor gastronómico, além de preservar e divulgar a tradição culinária local. Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, a gastronomia e o vinho são pilares essenciais da região, «contribuindo para a coesão territorial entre os vários subdestinos e ajudando a combater a sazonalidade turística», fidelizando turistas e atraindo novos públicos para o enoturismo, turismo rural, patrimonial e de natureza.
Durante os Fins de Semana Gastronómicos, os municípios, em parceria com restaurantes e alojamentos, oferecem pacotes especiais com experiências locais, como descontos em museus, visitas guiadas e degustações de produtos típicos. Mais de 900 restaurantes, 680 unidades de alojamento e 255 espaços de enoturismo fazem parte desta iniciativa, oferecendo mais de 200 receitas de pratos tradicionais.
Particularmente voltado para o mercado interno, esta iniciativa do Turismo do Porto e Norte também quer atrair turistas dos mercados vizinhos espanhóis.