Folclore do mundo exibe-se em Famalicão

A cidade de Famalicão e as vilas de Riba de Ave e Joane são palco para a segunda edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore que vai decorrer de 3 a 7 de agosto com a participação de perto de meio milhar de folcloristas oriundos de cinco países: Espanha, Polónia, México, Colômbia e Portugal.

Compañía de Danzas de Funza, da Colômbia, Compañía Mexicana de Danza Folklorica, do México, Folklore Ensemble Bystry, da Polónia, e Escola de ball de bot DIT I FET (Palma de Maiorca), de Espanha, são os quatro grupos internacionais que marcam presença neste festival.

 

Para além dos grupos internacionais, participam ainda o Grupo Etnográfico de São Tiago da Cruz, o Rancho Folclórico São Martinho de Brufe, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos, e o anfitrião, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane.

O programa arranca na Praça – Mercado de Famalicão com o workshop «Danças no Mundo», pelas 15h30, com os grupos internacionais a convidarem os famalicenses para conhecerem as danças típicas do seu país. Tem entrada livre.

Os pontos altos do FAMAFOLK, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, serão as três galas previstas. A Abertura, que acontece no dia 5 de agosto, pelas 21h30, nos jardins dos Paços do Concelho; a 2.ª Gala do FAMAFOLK no dia 6, às 21h30, no Largo da Igreja da vila de Riba de Ave; e de encerramento no dia 7, às 15h30, no Parque da Ribeira, em Joane.

Este evento internacional conta com o apoio do Município, da Junta de Freguesia de Joane e de Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal.

A programação pode ser consultada em www.famalicao.pt/famafolk—festival-internacional-de-folclore-de-famalicao .

 

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Bombeiros alertados por cidadão que diz ter visto fumo a sair de prédio

Os bombeiros foram, na tarde desta quinta-feira, acionados por um popular que dizia ter visto fumo a sair da cobertura de um edifício, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

Chegados o local, e depois de acederem à cobertura do prédio, os soldados da paz não encontraram nenhum foco de incêndio ou até mesmo fumo.

Os meios acabaram por ser desmobilizados sem que existisse uma explicação para o fumo descrito no alerta que havia sido feito.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.

Famalicão: Pré-aviso de greve na CP obriga Câmara a reforçar transporte rodoviário no Carnaval

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, motivou o cancelamento da habitual parceria entre o Município de Famalicão e a operadora ferroviária. Por esta razão, a Câmara Municipal avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros para aquela que é a noite mais longa. Para além das 12 linhas que sairão de várias freguesias, há um reforço paras as localidades de Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.

 

Famalicão: Autocarros gratuitos para a noite de Carnaval

Para que ninguém falte à noite mais longa do ano em Famalicão, a Câmara Municipal decidiu, mais uma vez, assegurar o transporte rodoviário gratuito dentro do concelho. E o serviço será reforçado.

Para a noite de Carnaval, que traz à cidade milhares de pessoas, serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros que sairão das diversas freguesias – Joane, Pedome, Riba d’Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado – às 21h30, 22h15 e 23h00, em direção ao centro da cidade, onde a festa está garantida até de madrugada.

Este ano, e tendo em conta o pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, que levou ao cancelamento da habitual parceria com a autarquia por parte da operadora ferroviária, o Município avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros na noite de Carnaval, com mais três linhas: Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.