A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 200 euros por cada nascimento ou adoção no concelho, embora a oposição tenha classificado a medida de inconsequente e insuficiente.
A vereadora do PS Sílvia Sousa disse que a medida “é inconsequente enquanto incentivo à natalidade”, questionando ainda o facto de o apoio ser “universal”, independentemente das condições económicas de cada família.
“Não é por 200 euros que uma família decide ter filhos”, referiu, apelando a que a medida seja repensada, numa perspetiva de discriminação positiva de quem mais precisa.
Para Sílvia Sousa, uma política de apoio efetivo à natalidade e adoção deveria passar por medidas mais estruturantes no âmbito das creches e da habitação, designadamente.
Também a vereadora da CDU, Bárbara Barros, considerou que a estratégia demográfica deveria assentar numa rede pública de creches e no reforço da habitação pública, bem como na disponibilização de vacinas que não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação.
A comunista admitiu que o apoio de 200 euros poderá ser uma “ajuda essencial” para algumas famílias e “muito curto” para outras, pelo que sugeriu um eventual reforço nos próximos anos.
O presidente da câmara, Ricardo Rio, disse que o apoio, mais do que um incentivo à natalidade e à adoção, deve ser visto como uma “recompensa” para quem decide aumentar o seu agregado familiar.
O autarca admitiu que o valor poderá subir nos próximos anos e vincou que o município tem uma política “muito proativa” no apoio à natalidade e às famílias.
“Há nove anos consecutivos que somos reconhecidos como autarquia familiarmente responsável”, referiu.
O apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga no mínimo há um ano antes da data de nascimento.
O incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos que sejam adotadas durante este ano.
Será atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.
O apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de facto, com quem a criança resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adoção.
O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica.
Elisabete Silva podes mandar vir uma palete por favor
A demografia está a ensinar os patrões a serem mais humildes do que aquilo que eram!
Uma gota no oceano…. ao que o grupo já ganhou, bem lhe podiam multiplicar esse valor, no mínimo por 10.
Nos primeiros 9 meses deste ano, já têm um lucro de 419 milhões, dado terem 30.000 funcionários, vão distribuir por eles 30.000×350=10.5 milhões.
Assim sendo, o grupo fica com 419-10.5=408.5 Milhões.
É muito guito….
Não é o Pingo Doce que tem sede na Holanda???
Imposto que hipermercados vão pagar, sobre lucros excessivos melhor distribuir pelos funcionários já justifica,
Os combustíveis estão caros,mas lá vão descendo uns cêntimos
hipermercados sobem os bens essenciais uns cêntimos todos os dias inadmissível,fazem promoções
gasta 50€ damos 10€ de desconto,mas não podes comprar o que precisas, compras o que eles quer, caso contrário não há desconto 😹
O dono está super rico. Por isso não faz nada de mais a dar a quem trabalha 👏👏👏
Nós bem mercemos💪💪😘
já sei …alguem vai pagar.
É porque os lucros devem ser fabulosos !
muito bom
Eles merecem e a concorrência poderia fazer igual, pois a gente paga isso tudo a cada vez que faz compras….
Paga burro claro queria ver ninguém comprar lá e fazer isso 🤣🤣🤣🤣 mas entendo pobre povinho claro uma vergonha isto pra mim acho mas cada um que sabe continuação 🤣🤣🤣🤣🤣
Pois todos acham pouco e que até podem pagar mais, mas sejamos realistas todos os surper ,hiper mercados ganham, pequenas, médias grandes empresas sempre a somar e é raro algumas agradecerem,nem com um obrigado ó”burro”. Por isso sim é bom onde se gasta esse não se gasta outro. E atenção não sirvas a quem serviu nem peças a quem pediu, trabalhar para esses é estar sempre no charco.
Nós pagamos eles pagam
Este povo nunca está bem com nada!
José Fernando Sampaio é impressionante como tudo vira crítica. Pois quem me dera a mim ter esse extra
O Patrão deles só dá a chouriça a quem lhe der o porco, eles que se preparem k a partir do aumento salarial, terão de trabalhar 14 horas diárias
Ao preço k aumentaram os produtos até podem dar mais
Bem merecido
E não é muito o que eles fazem deviam de todos os meses
Nós pagamos isto tudo
E depois bem o estado e recebem metade mas é melhor que nada
Tomara a aumentar os produtos todas as semanas até podiam dar mais
Ao dinheiro que o Pingo Doce ganha podiam fazer isso todos meses.
Roubam muito durante o ano.