Futebol: AF Braga apoia clubes com isenção das taxas de organização de jogos

Na retoma dos campeonatos, prevista para maio, a direção da AF Braga decidiu isentar do pagamento das taxas de organização dos jogos, todos os clubes participantes nas provas.

Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira, a direção assinala este apoio extraordinário de 50 mil euros aos clubes filiados participantes nos campeonatos distritais de seniores.

Esta medida vem de encontro a outras já tomadas, como assinala a associação. Num primeiro momento, reduziu o custo das taxas de inscrição dos atletas seniores em 40% (futebol 11), em 100% (futsal) e isentou os clubes do pagamento das taxas de filiação. Também foram reduzidos os encargos com as taxas de organização em 20€.

Agora, «e cientes de que os clubes vivem uma situação atípica, sem receitas de bilheteira, com apoios de publicidade muito reduzidos, entre outros», a direção da AF Braga reforça o apoio isentando, todos os clubes, do pagamento das taxas de organização dos jogos que se irão realizar. Esta decisão representa para a Associação de Futebol de Braga um valor de cerca de 50 mil euros.

Famalicão: Colombatto quer vencer Tondela para continuar «com vida» da Taça da Liga (c/vídeo)

O médio Santiago Colombatto fez, ao início desta tarde, a antevisão ao jogo entre o Futebol Clube de Famalicão e Clube Desportivo Tondela, da 4.ª jornada do Grupo H da Allianz Cup.

Para o jogo, que decorre a partir das 20.45 horas desta sexta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, o argentino antecipa um jogo difícil, «mas temos de ganhar para continuar a lutar pelo apuramento». O médio vê a vitória como a única solução para que o clube tenha, como diz, «vida» nesta competição. Reconhece, ainda, que a equipa «tem de se apresentar diferente e temos que o demonstrar dentro da campo, por nós e pelos adeptos».

Famalicão: Francisco Zamith bate recorde nacional dos 1500m Livres

Francisco Zamith, do Grupo Desportivo de Natação, estabeleceu este sábado, um novo recorde nacional na prova dos 1500L Master – escalão C, cumprindo a distância em 18:09:40
O feito do nadador foi alcançado na Piscina Rota dos Móveis, em Paredes, onde decorre o Troféu Fundo Masters da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Famalicão: Irmãs Gonçalves entram em estágio na próxima semana para preparar o Europeu

Está para breve o Campeonato da Europa de Equipas Mistas onde marcam presença as irmãs Gonçalves (Sónia e Adriana), integradas na na Seleção Nacional portuguesa de badminton. Antes da competição, as atletas do FAC entram em estágio na próxima semana, 13 e 14 de dezembro, no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha.

O Campeonato da Europa decorre em Glasgow, na Escócia, entre os dias 15 e 18 do mesmo mês, para a fase de qualificação no grupo 4, com partidas contra a Irlanda e a Suécia.

Sónia e Adriana Gonçalves evidenciam-se, mais uma vez, com o título nacional de pares, sendo Sónia também a campeã nacional da modalidade na vertente singular.

 

 

 

Famalicão: Pistas de 50 metros para melhorar as condições de treino e o contexto desportivo da natação

Na receção à equipa do GD Natação, que no passado fim de semana, subiu à 1.ª divisão e se sagrou vice-campeã nacional, o presidente da Câmara Municipal, para além das felicitações que apresentou aos jovens atletas, reiterou que as piscinas municipais serão reforçadas com pistas de 50 metros, «para melhorar condições de treino e potenciar o contexto desportivo». Mário Passos, tal como já havia anunciado em novembro passado, durante a Gala do Desporto, promete «um projeto comedido», com o aproveitamento do espaço ocupado pelas piscinas municipais, sendo seu objetivo que o projeto chegue ao terreno ainda neste mandato.

Mário Passos recebeu, ao final da tarde desta quarta-feira, nos Paços do Concelho, o Grupo Desportivo de Natação, cuja equipa masculina conseguiu o regresso ao convívio entre os principais emblemas nacionais da modalidade. O autarca, que teve a seu lado Pedro Oliveira, vereador do Desporto, felicitou a equipa pelo feito, elogiou o esforço coletivo, tanto de atletas, como dos treinadores e dirigentes que impulsionam o desporto «e ajudam a elevar o concelho de Famalicão».

Diogo Carneiro, presidente da direção, e Pedro Faia, responsável técnico, agradeceram as palavras do presidente da Câmara, destacando que o percurso desportivo do clube resulta, também, do apoio que o Município presta ao desporto, neste caso, à natação em particular.

Famalicão: Pode haver em breve novidades sobre o Estádio Municipal

Mário Passos comunicou, esta quarta-feira, no decurso da reunião da Câmara Municipal, que brevemente pode haver novidades sobre uma intervenção no Estádio Municipal.

A propósito da aprovação de um apoio financeiro para a recuperação do campo de futebol relvado, Paulo Folhadela, vereador socialista, questionou o presidente da Câmara Municipal sobre a intervenção no espaço desportivo. Mário Passos reiterou que a autarquia continua a trabalhar no processo, avançando que dentro de semanas poderá haver novidades sobre um estudo que está a ser feito.

Uma das dificuldades neste projeto tem a ver com a vertente jurídica, reconheceu o vereador Ricardo Mendes, que tutela esta pasta. Recorde-se que o estádio é propriedade do município, com o direito de superfície cedido ao Futebol Clube de Famalicão. No entanto, as instalações estão cedidas à SAD, que tutela o futebol profissional.

Ainda recentemente, no âmbito da Gala do Desporto, em novembro passado, Mário Passos manifestou a intenção de avançar, «de uma vez por todas», com vários projetos desportivos, nomeadamente, a reabilitação do Estádio Municipal. «Estamos a trabalhar no assunto, mas precisamos de evoluir ainda mais», referiu.

Um projeto de intervenção no Estádio Municipal foi apresentado em 2018. Eram oito milhões de euros. Mas o processo parou em 2020, quando ao concurso aberto apenas respondeu uma empresa que apresentou uma proposta superior ao valor base lançado pela autarquia. Na altura, a Câmara Municipal, liderada por Paulo Cunha, resolveu não adjudicar a obra e optou por fazer uma nova estimativa orçamental da requalificação do estádio.

Famalicão: Mário Passos elogia feito do GD Natação

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, recebeu ao final da tarde desta quarta-feira, o Grupo Desportivo de Natação, cuja equipa masculina conseguiu o vice-campeonato e a subida à 1.ª divisão.

O autarca, que teve a seu lado Pedro Oliveira, vereador do Desporto, felicitou a equipa pelo feito, elogiou o esforço coletivo, tanto de atletas, como dos treinadores e dirigentes que impulsionam o desporto «e ajudam a elevar o concelho de Famalicão».

Diogo Carneiro, presidente da direção, e Pedro Faia, responsável técnico, agradeceram as palavras do presidente da Câmara, destacando que o percurso desportivo do clube resulta, também, do apoio que o Município presta ao desporto, neste caso, à natação em particular.