Futebol: AF Braga mantém suspensão de campeonatos

A Associação de Futebol de Braga, em comunicado emitido esta terça-feira, anuncia que as provas por si organizadas continuam suspensas nos fins de semana de 21 e 28 de fevereiro.

Esta decisão decorre da renovação do Estado de Emergência decretado entre as 00h00 do dia 15 de fevereiro de 2021 e as 23h59 de 1 de março de 2021.

Oportunamente, a direção da AF Braga dará mais informações sobre as novas datas destas jornadas, bem como das eventuais consequências nas competições por si organizadas.

Braga: Idosa em estado grave depois de ser atropelada no estacionamento do lar

Uma mulher, com 92 anos de idade, ficou gravemente ferida depois de ser atropelada por um carro, no estacionamento do lar que frequenta, em Nogueira, Braga.

Segundo avança o Correio da Manhã, a idosa estava, por motivos que ainda não foram explicados, deitada no chão, no momento em que foi atropelada por uma viatura.

O alerta para a ocorrência foi dado pouco depois das 11h00 e o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga, acompanhados pela VMER local.

 

Mais de 800 bombeiros são desafiados a subir os 566 degraus do Bom Jesus carregados de material

825 bombeiros são desafiados, na manhã deste sábado, a subir os 566 degraus do escadório do Bom Jesus do Monte, em Braga, em mais uma edição da prova “Escadórios da Humanidade”, numa organização da Associação Família de Elite e da ADN – Eventos Desportivos.

Os soldados da paz vão percorrer o escadório em contrarrelógio, com equipamento completo de proteção individual e um desnível de 116 metros, tratando-se este um desafio de enorme complexidade e dificuldade para quem o enfrenta.

Este ano, já da parte da tarde, haverá uma Bênção Nacional de Capacetes, presidida por um padre que também é bombeiro.

Imagem: Sandra Antunes / Braga TV

Famalicão: Nova direção do 1⁰ de Maio anuncia obras

Tomaram posse, na noite desta sexta-feira, os novos órgãos sociais do 1⁰ de Maio, popular coletividade da Requião.

Domingos Lopes, sócio número 2 da associação, é o presidente da direção. Durante os dois anos de mandato dá prioridade à reabilitação dos balneários e espaço social. A primeira fase será mesmo os balneários, já este ano, havendo a garantia do apoio da Câmara Municipal, no valor de 45 mil euros.

Outro dos projetos é a reativação do atletismo. A associação foi responsável, durante muitos anos, pela realização de uma das S. Silvestres mais conceituadas e antigas do país, e Domingos Lopes quer recuperar a modalidade. Ainda no desporto, o futsal é para continuar e incrementar.

Na Assembleia Geral preside José Lopes e o Conselho Fiscal está a cargo de António Miranda.

 

Famalicão: Corrida e Caminhada na Devesa condiciona trânsito

A realização da Corrida e Caminhada BeActive Night, que decorre este sábado, no Parque da Devesa, determina alguns constrangimento na circulação do trânsito.

O trânsito estará condicionado na Rua Fernando Mesquita e na Alameda Caminhos de Santiago, entre as 20h30 e as 22h30 deste sábado.

Recorde-se que Parque da Devesa é palco, durante o dia de sábado da grande festa do Desporto, da Família e da Solidariedade. Chama-se “BeAtive em Família”, uma iniciativa promovida pela autarquia no âmbito da Semana Europeia do Desporto. O dia termina com uma corrida e caminhada noturna: o «BeActive Night». A prova, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, abrange uma distância de 5 quilómetros. A partida para a corrida ou caminhada está marcada para as 21h00, no Parque da Devesa, junto ao parque de estacionamento do CITEVE.

Conheça os adversários do FC Famalicão na Taça da Liga

Realizou-se, ao final da manhã desta sexta-feira, o sorteio da Taça da Liga. O FC Famalicão, no grupo H, tem como adversários o Estoril, Tondela, Académico de Viseu e Torreense.

O FC Famalicão está isento da primeira jornada, estreando-se na competição na ronda seguinte, em casa, diante do Académico de Viseu. Na terceira jornada, joga em casa do Torreense; na quarta, recebe o Tondela e, por último, fecha no Estoril Praia.

Os clubes estão distribuídos por oito grupos, avançando os vencedores para os quartos-de-final da competição. Nesta fase, o vencedor do grupo do Famalicão irá defrontar o primeiro do grupo E, onde estão o Vitória SC, Boavista, B SAD e Vilafranquense.

A primeira fase da Taça da Liga decorre entre 18 de novembro e 17 de dezembro, seguindo-se os quartos de final, a uma mão, entre 20 e 23 de dezembro, e a final four, em Leiria, de 24 a 28 de janeiro do próximo ano.

Famalicão: CITEVE lidera consórcio do setor têxtil para investir 138 milhões na bioeconomia sustentável

Começou esta semana o trabalho conjunto dos 54 parceiros do projeto Be@t – Bioeconomia Sustentável, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.

O projeto implica um investimento de 138 milhões de euros, dos quais 71 milhões do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

O diretor-geral do CITEVE, Braz Costa, diz que o objetivo é marcar «um novo ritmo de mudança e acelerar a criação de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil, mas sem deixar de garantir e até elevando padrões de qualidade com forte potencial em diferentes segmentos de mercado».

Designado “Be@t” (do inglês bioeconomy at textiles / bioeconomia na têxtil), o projeto envolve um total de 54 promotores (empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades). As ações, organizadas por temáticas específicas nas instalações do CITEVE em Vila Nova de Famalicão, representam «passos decisivos para o trajeto de mudança transversal no setor que, em cerca de três anos, permitirá abranger desde as matérias-primas ao design, à investigação e à produção», explica aquele responsável.

O Be@t busca soluções que respondam às exigências cada vez mais fortes que respondam às exigências da legislação e do ambiente. Por isso, aposta nas empresas, centros de investigação e tecnologia, a par das universidades. Essa procura inclui a descoberta de novas matérias-primas, o desenvolvimento de outras técnicas, tecnologias e equipamentos de fabrico e processamento. Isto inclui criatividade e capacidade de investigação, sublinha Braz Costa.

Este responsável alerta que os fundos europeus canalizados a partir do PRR e o investimento dos diferentes promotores constituem uma oportunidade para, através do Be@t, fazer com que esta reconversão do setor para a bioeconomia sustentável se torne efetivamente possível.

O CITEVE acredita que será assim conseguido o cumprimento de princípios e metas de defesa ambiental e, em simultâneo, o desenvolvimento de novas estratégias de conquista de mercado, tanto a nível nacional como internacional, já que o projeto inclui a promoção do setor em diversos palcos e o robustecimento do prestígio dos têxteis e vestuário de fabrico português.