Futebol: Famalicense Tomás Araújo em definitivo na equipa principal do Benfica

O jovem Tomás Araújo, da equipa B, é mais uma solução para o eixo da defesa da equipa principal do Benfica, após a grave lesão de Lucas Veríssimo.

O jogador famalicense deixa de treinar sob as ordens de Nélson Veríssimo e passa a estar em permanência com a equipa principal, às mãos de Jorge Jesus.

O central, de 19 anos, já foi orientado por Jorge Jesus na pré-temporada, além de ser chamado com regularidade aos treinos da equipa principal.

Esta alteração só se efetiva quando Tomás Araújo voltar da seleção sub-20, onde está até terça-feira.

Centro Social de Calendário celebra 40º aniversário num evento onde será apresentada a nova imagem

Após 40 anos com a mesma atuação, o Centro Social de Calendário tomou a decisão de alterar a sua imagem por completo. Uma imagem mais atual e minimalista.

No dia 16 de julho, o Centro Social de Calendário convida-o a marcar presença no evento onde será apresentada a sua nova identidade corporativa, celebrando em simultâneo os seus 40 anos.

Promete uma tarde repleta de animação, bons momentos e muitas novidades.

Junte-se à instituição e venha fazer parte do Centro Social de Calendário.

Dia 16 de julho, pelas 16 horas, visite o CSC.

Famalicão: Próxima visita guiada ao “Castelo de Vermoim” é no dia 17 de julho

No dia 17 de julho decorre a terceira visita guiada ao “Castelo de Vermoim”, inserida na iniciativa “Pedras com História” através da qual a Junta de Freguesia pretende dar a conhecer a toda a população local e do concelho, a área envolvente daquele espaço.
Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail jfvermoim@sapo.pt, com o nome, contacto telefónico e número do cartão de cidadão; a inscrição também pode ser feita na sede da Junta de Freguesia, no horário de atendimento.
As visitas guiadas têm o limite máximo de 50 pessoas e são destinadas a maiores de 6 anos.

Famalicão: Daniela Lopes vence meeting Senhora da Agonia

A nadadora do Grupo Desportivo Natação foi a grande vencedora dos 4000mts da prova realizada na foz do rio Lima, em Viana do Castelo.

Numa organização da Associação de Natação do Minho, com a participação de cerca de 180 nadadores, em representação de 38 clubes, Daniela completou esta prova do Circuito Nacional de Águas Abertas em 46:12 minutos.

O master Pedro Machado, também do GD Natação, venceu o seu escalão.

Bons resultados que fazem prova «de um conjunto de nadadores excelentes. A Daniela Lopes está a cimentar a sua apetência, também para as Águas Abertas, onde vai somando vitórias que a tornam cada vez mais forte, competente e motivada», analisa Pedro Faia, treinador do GD Natação.

Famalicão: Município adere a campanha mundial e incentiva a redução da utilização do plástico

Vila Nova de Famalicão associou-se ao movimento internacional “Julho Sem Plástico” que, desde 2011, promove a redução da utilização de plástico em todo o mundo.

Deste modo, o Município quer fazer parte da solução, incentivando os famalicenses a evitar o uso de plásticos descartáveis com o objetivo de reduzir o impacto e poluição que estes materiais causam ao meio ambiente.

Para além das mensagens de sensibilização difundidas nas várias plataformas de comunicação do município sobre os hábitos que devem ser adotados para a redução do plástico, a Câmara Municipal vai, ainda, promover uma ação de sensibilização, no dia 13 de julho, na feira semanal, com a distribuição de meio milhar de sacos de pano.

Um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) denuncia que, desde 2000, mais de 75% do plástico produzido no mundo já virou lixo e isso traz consequências prejudiciais para a vida selvagem, sistemas naturais e seres humanos.

A campanha “Plastic Free July” foi criada pela Plastic Free Foundation, uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis ao longo de um mês. Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país e o mundo.

Recorde-se que, este domingo, celebrou-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.

Famalicão: Nova geração de políticas de inclusão envolve 271 crianças e jovens

Ao longo do ano letivo que terminou, o Município de Vila Nova de Famalicão desenvolveu um novo programa de inclusão inteligente, centrado nas respostas sociais de proximidade às comunidades de risco do concelho. O Acompanhar + envolveu cerca de 271 crianças e jovens, assim como mais de 10 famílias dos Complexos de Habitação Social das Bétulas, Lameiras, Valdossos, Cal e de Meães.

O projeto faz uma abordagem integrada e inovadora no território do Vale do Ave, com uma equipa multidisciplinar e presença continua no terreno, com intervenções na área socioeducativa e de resposta às situações de emergência social. Esta ação resulta num programa de educação parental, que dá respostas de formação integradas e personalizadas, família a família; outro de capacitação e treino de competências que decorre ao longo de todo o ano (incluindo nas férias escolares) que envolve as 271 crianças e jovens; e um programa de apoio ao estudo e promoção do sucesso educativo, com uma equipa de Mentores e Tutores de Pares que atuam nas cinco comunidades do projeto.

Deste trabalho resultou a resposta a uma lacuna, relacionada com a necessidade de colocar em sintonia todos os parceiros que dão resposta às comunidades mais desfavorecidas de Famalicão, e um diagnóstico mais real da situação, o que permite dar uma resposta mais robusta e objetiva a situações de exclusão que passavam despercebidas.

O programa Acompanhar + junta como parceiros o Município – através dos Pelouros da Ação Social e da Educação -, a PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Gabinete de Ação Social da Associação de Moradores das Lameiras e o Projeto Eurobairro do Programa Escolhas, apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações.

 

Famalicão: Festas a S. Bento em Joane

As festas a S. Bento, na vila de Joane, começam na tarde do próximo domingo, às 15 horas, com o leilão de oferendas. Durante a semana que se segue, de 11 a 15, sempre às 19 horas, há eucaristia e sermão. Ainda no dia 15, às 22 horas, há música com o grupo Show-On.

No dia 16, às 20 horas, celebra-se nova eucaristia, seguida de procissão; às 22 horas, atua o grupo Alvorada Musical, terminando o dia com uma sessão de fogo de artifício. No dia 17, às 11 horas, eucaristia, prosseguindo as celebrações religiosas, às 15 horas, com uma procissão. O resto da tarde será preenchido com a atuação do Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães e Grupo Etnográfico Rusga de Joane.