GNR apreende cerca de 37 toneladas de sardinha durante época de captura

Cerca de 37 toneladas de sardinha foram apreendidas, em todo o território nacional, durante a época de captura da espécie, que decorreu entre 03 de junho e 12 de outubro, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a força de segurança revela que, da totalidade da sardinha apreendida (36.908 toneladas), maioritariamente por infrações de excesso de quota diária de pesca e por fuga à lota, mais de 28,5 toneladas foram doadas a instituições de solidariedade social.

Enquanto polícia ambiental nacional, a GNR tem procurado garantir que este e outros recursos sejam explorados de forma a manter, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, numa abordagem definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se, simultaneamente, assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

A sardinha, sublinha a nota, é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias.

Famalicão: Dois homens detidos por furto de automóveis

Esta quarta-feira, a GNR deteve, no concelho de Famalicão, dois homens, de 28 e 31 anos, ambos com antecedentes criminais, por furto de veículos automóveis.

A detenção decorreu no âmbito de uma denúncia de furto de veículo que levou os militares a localizar e deter os suspeitos, que se encontravam na posse de um automóvel que tinha sido furtado em Vila do Conde. Realizadas as respetivas diligências, foi apurado que nesse mesmo dia os dois homens já tinham furtado outros dois veículos no distrito de Aveiro.

Os veículos foram devolvidos aos legítimos proprietários e os detidos, com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, foram constituídos arguidos. Os factos foram comunicados ao Tribunal de Famalicão.

Benfica empresta famalicense Tomás Araújo ao Gil Vicente

Tomás Araújo foi emprestado pelo Benfica, até ao final da época 2022/2023, ao Gil Vicente.

O jovem defesa central famalicense cumpriu seis temporadas de águia ao peito, durante as quais venceu a UEFA Youth League (na época passada), e foi campeão nacional de juniores, juvenis e iniciados.

Nas últimas duas temporadas jogou em várias equipas da formação do Benfica, totalizando 48 jogos na Liga SABSEEG pela equipa B, oito desafios pelos sub-23, além de 10 pelos juniores. Tomás Araújo estreou-se pela equipa principal a 15 de dezembro de 2021, na vitória por 3-0 frente ao SC Covilhã, para a Taça da Liga, somando quatro jogos oficiais.

Foto: SL Benfica

 

Greve dos trabalhadores da IP vai afetar circulação de comboios nos dias 1, 3 e 5 de agosto

A organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal (gestor da infraestrutura ferroviária) convocou uma greve para os dias 1, 3 e 5 de agosto e a Comboios de Portugal (CP) prevê «fortes perturbações» na circulação.

Em comunicado, a CP reporta que, «por motivo de greve convocada por organização sindical representativa dos trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal preveem-se fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, em todos os serviços, nos dias 1, 3 e 5 de agosto de 2022».

Está prevista a realização de serviços mínimos nos dias da greve, sem prejuízo de poderem ser realizados comboios adicionais, cuja lista pode ser consultada em www.cp.pt

Detido homem suspeito de vários furtos em Famalicão

Numa investigação que decorria desde o verão de 2021, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Barcelos deteve, na terça-feira, um homem de 50 anos suspeito de 35 furtos no distrito de Braga, a maioria em Famalicão.

Em comunicado, a GNR adianta que «os militares da Guarda apuraram que o suspeito era o autor de abastecimentos com fuga, furtos em viaturas, furtos em interior de residências e furtos em instituições. No âmbito das diligências de inquérito foi possível apurar-se que o suspeito esteve envolvido em, pelo menos, 35 furtos nos últimos meses, no distrito de Braga, com maior incidência no concelho de Vila Nova de Famalicão».

Segundo a GNR, foram apreendidos no veículo bidões para transporte de combustível, luvas e passa montanhas, diversos artigos de vestuário utilizado na prática dos furtos e ferramentas utilizadas para arrombamento de portas e janelas.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, será presente, esta quinta-feira, ao Tribunal Judicial de Famalicão, para aplicação das medidas de coação

FC Famalicão apresenta-se aos adeptos a 29 de julho

O plantel do FC Famalicão, versão 2022/22023, apresenta-se aos adeptos na noite do dia 29 de julho, no anfiteatro do Parque da Devesa.

A partir das 21 horas, os famalicenses poderão conhecer as caras novas que integram o grupo de trabalho para a nova época desportiva, a quarta consecutiva na primeira liga de futebol.

Recorde-se que o plantel, que está a estagiar em Guimarães, realizou, esta quarta-feira, um jogo de preparação com o CD Trofense e perdeu, por 2-1. O golo famalicense foi marcado por Álex Millán.

 

FC Famalicão começa Liga BPI em casa

Realizou-se, esta terça-feira, o sorteio da Liga BPI – campeonato nacional de futebol feminino, época 2022/2023. Na primeira jornada, marcada para o dia 11 de setembro, o FC Famalicão recebe o Damaiense, e a primeira deslocação é à Ilha da Madeira, a 18 de setembro, para defrontar o Marítimo.

Ainda segundo o sorteio, a equipa de Jorge Barcellos joga em casa do campeão nacional, Benfica, na quarta jornada, a 16 de outubro. Na sétima jornada, a 27 de novembro, recebe o Sporting, segundo classificado da época passada e vencedor da Taça de Portugal, frente ao FC Famalicão. O encontro com o Braga acontece na jornada seguinte, a 4 de dezembro, em casa das arsenalistas.

Participam no principal campeonato nacional de futebol feminino 12 equipas.