Guimarães: Homem morre depois de ser picado por vespa

Um homem com 32 anos de idade morreu, este sábado à noite, depois de ter sido picado por uma vespa.

A situação verificou-se na freguesia de Infantas, a vítima estava na rua do Carmo cerca das 21h00 quando foi picada por uma vespa e, momentos depois, entrou em paragem cardiorrespiratória.

O JN relata que, assim que o socorro chegou ao local, já nada se conseguiu fazer para reverter o estado de saúde do homem.

O corpo foi levado para o instituto de medicina legal do hospital de Guimarães onde, no início da semana, deverá ser autopsiado.

Quatro detidos sem carta de condução

Quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 29 e 50 anos, foram detidas pela PSP por condução sem qualquer documento que os habilitasse para o exercício da condução.

As detenções aconteceram este fim de semana, nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Um dos detidos conduzia um veículo que constava para apreensão por ter sido furtado.

Famalicão: Hospital Narciso Ferreira adquire equipamento inovador de milhão e meio de euros

O equipamento de ressonância magnética é focado no diagnóstico de patologias associadas ao cérebro e às funções cognitivas; é inovador porque proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada. Este foi um investimento na ordem dos 1.5M€.

Os responsáveis desta unidade hospitalar realçam que, através de tecnologia de ponta da GE HealthCare, o equipamento proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada e sensível a alterações no fluxo sanguíneo, tornando-o uma ferramenta diferenciadora na realização de exames a um órgão tão complexo como o cérebro, especialmente em estudos e na elaboração de relatórios médicos

Embora localizado no Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira, a tecnologia presente no equipamento revela ainda um grande potencial no diagnóstico precoce de demência nos utentes do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), unidade funcional da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave.

Segundo o presidente da Comissão Executiva e Diretor Clínico do Hospital Narciso Ferreira, Salazar Coimbra, «a tecnologia presente neste equipamento de ressonância magnética oferece-nos uma capacidade de diagnóstico única na região norte e centro do país, sendo de extrema precisão no apoio ao diagnóstico de todas as pessoas que procuram o Serviço de Imagiologia do Hospital Narciso Ferreira», afirma.

Salazar Coimbra explica ainda que «ao dispor das mais avançadas técnicas para a avaliação de áreas do cérebro responsáveis por funções como a fala, audição, visão e motora, o equipamento em questão permite um diagnóstico atempado neste tipo de patologias, permitindo uma mais rápida intervenção, tendo em vista o retardar da doença e a elaboração de um plano individual de cuidados, o mais correto e eficiente possível».

Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, afirma que «é com orgulho que a GE HealthCare continua a realizar a missão de trazer a inovação tecnológica e os procedimentos clínicos mais avançados para Portugal, mantendo a prestação dos melhores cuidados de saúde aos portugueses na vanguarda da atuação da empresa».

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira integra Delegação Parlamentar sobre política externa

Jorge Paulo Oliveira integrou a Delegação da Assembleia da República à Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa (CIP PESC/PCSD), que se realizou em Estocolmo, nos dias 2 e 3 de março.

O deputado famalicense frisou que o problema da segurança europeia não é apenas um problema de capacidades militares cujo aumento exige um significativo reforço dos investimentos, os quais, por seu turno, não são fáceis de explicar à opinião pública, a qual tem direito a essa explicação.

Inserida na dimensão Parlamentar da Presidência da Suécia do Conselho da União Europeia, esta Conferência Interparlamentar, que ocorre regularmente, reúne membros dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu, para debaterem o progresso e os desafios das políticas comuns da União Europeia em matéria de Negócios Estrangeiros, Segurança e Defesa.

A agressão russa contra a Ucrânia e o apoio, em várias frentes a este país, pela União Europeia, foram os temas centrais do debate.

Jorge Paulo Oliveira, Coordenador dos Deputados do PSD na Comissão da Defesa Nacional, defendeu que a “Bússola Estratégica” – documento central da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – representou um passo importante no fortalecimento da postura europeia em termos de defesa, mas que muito provavelmente tem de ser revisto, uma vez que a sua aprovação ocorreu poucos dias depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o que significa que o seu processo de elaboração ocorreu numa altura em que simplesmente não se antecipava um cenário de guerra convencional na Europa.

A delegação portuguesa foi chefiada por António Lacerda Sales, deputado socialista e ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

 

Famalicão: PCP exige que o Governo afaste de vez «a hipótese de encerramento da maternidade»

Uma delegação do PCP reuniu com o Conselho de Administração do Centro Hospital do Médio Ave, reiterando que o Governo «deve afastar definitivamente a hipótese de encerramento da maternidade, até porque por todo o país a política do Governo tem sido a de encerrar progressivamente serviços e unidades de saúde», temem os comunistas recordando que a posição da Comissão Executiva do SNS, de que daqui a um ano será feita nova avaliação, «é um fator de instabilidade que não tem razão para existir e que depende apenas do Governo o seu completo afastamento».

Recorde-se que em janeiro deste ano, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde decidiu manter aberta a maternidade de Famalicão. Esta decisão será reavaliada no início do próximo ano e, até lá, são necessárias obras para reforço do pessoal e na diferenciação em neonatologia. Em janeiro de 2024, haverá nova avaliação para perceber se os problemas identificados foram resolvidos.

Belmiro Magalhães, membro da Comissão Política do Comité Central e responsável da Organização Regional de Braga, Daniela Ferreira, do Comité Central e da DORB, e Sílvio Sousa e Fernando Costa, da DORB e da Comissão Concelhia de Vila Nova de Famalicão, estiveram na unidade hospitalar famalicense e, em comunicado, recordam que as ações desenvolvidas pelo partido e pela CGTP em defesa da maternidade «foram determinantes para condicionar as opções do Governo e para manter a maternidade aberta».

Para o partido a discussão pública que a possibilidade de encerramento suscitou «tornou mais evidente a importância desta maternidade e do Serviço Nacional de Saúde». No encontro, o PCP confirmou o forte investimento de que o serviço de maternidade foi alvo nos últimos anos e a tendência de crescimento no número de partos realizados.

O PCP destaca, ainda, os progressos feitos em várias áreas do Centro Hospitalar, incluindo melhorias das instalações, como a climatização de todos os serviços, o reforço em especialidades como a Cirurgia Geral, Saúde Mental ou Urologia, e a redução de tempos de espera para consultas e cirurgias. No entanto, adverte, «persiste a necessidade de um forte investimento na requalificação das instalações, nomeadamente em Vila Nova de Famalicão. Há projetos, mas a tutela continua sem garantir o financiamento necessário para a sua plena concretização», acusa o PCP que enaltece o empenho dos profissionais, «apesar da situação das suas carreiras, vínculos e da falta de meios que se verifica em várias áreas».

Na sequência do apuramento destas informações, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República vai apresentar diversas perguntas ao Ministério da Saúde.

 

Famalicão: Ministro promete viatura de emergência médica para os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse que estará para breve a entrega da viatura de emergência médica que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave reivindica.

O Ministro afiançou que o pedido «está bem encaminhado» e que a viatura será entregue logo que seja feita a distribuição dos veículos, recordando as promessas do presidente do INEM.

Maria José Gonçalves, presidente dos bombeiros Voluntários de Riba de Ave, ouviu estas palavras no sábado, numa cerimónia nos Bombeiros das Taipas (Guimarães), onde o Ministro esteve presente.

O governante reconhece a falta de uma viatura de emergência médica em Riba de Ave, para uma corporação que está entre concelhos, próximo de autoestradas e numa zona «de grande perigo ao nível da segurança rodoviária e é uma necessidade desta corporação», referiu em declarações à Rádio Santiago (Guimarães).

Famalicão: Bandeira da Ucrânia hasteada nos Paços do Concelho

Cumpre-se, esta sexta-feira, um ano da invasão russa à Ucrânia. A 24 de fevereiro do ano passado o mundo acordou com a notícia da guerra que a Rússia levou a um país soberano, provocando, desde então, milhares de mortos, e o êxodo de milhões de ucranianos para outros países.

Desde o primeiro momento, o mundo desenvolveu uma campanha de auxílio e solidariedade para com este povo alvo da invasão e Famalicão foi um dos municípios que abriu as suas portas acolhendo perto de duas centenas de ucranianos. Maioritariamente mulheres, acompanhadas por filhos, e que representam já uma das maiores comunidades estrangeiros no concelho.

Para assinalar o primeiro ano da guerra, o Município hasteou, esta sexta-feira, a bandeira ucraniana nos Paços do Concelho.

Dos 197 cidadãos ucranianos que chegaram a Famalicão, 29 decidiram regressar à Ucrânia e à Polónia, 35 deslocaram-se para outros municípios e países e 133 continuam no território famalicense.

A inserção profissional continua a ser uma prioridade – 32 cidadãos já retomaram a atividade laboral – assim como as respostas ao nível do ensino para os mais novos – 28 crianças já regressaram às aulas e 17 foram inseridas em creches e instituições pré-primárias do concelho.

A aprendizagem e o reforço da língua portuguesa é outra das preocupações ao nível do acolhimento e integração desta comunidade. A este nível a autarquia, através do Centro Qualifica de Famalicão, e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, têm já proporcionado aulas de Português Língua de Acolhimento.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem disponível uma linha direta de apoio à comunidade ucraniana residente e aos ucranianos que cheguem a Famalicão por força do conflito militar, criando condições para lhes fazer chegar as medidas de apoio lançadas pelo município ao nível da solidariedade, acolhimento e integração.

Logo no início do conflito militar, a autarquia ativou um vasto conjunto de respostas solidárias devidamente concertadas com as entidades representativas da Ucrânia, com a comunidade ucraniana residente em Famalicão e com o tecido institucional e cívico do território para uma resposta sólida e eficaz às reais necessidades desta comunidade.

A Câmara Municipal aprovou a alteração ao seu Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios para dar uma resposta social imediata aos cidadãos ucranianos que cheguem ao concelho por força da ofensiva russa no país.

Toda esta ação está a ser coordenada e dinamizada pelo pelouro da Interculturalidade e Integração, com uma linha de apoio direta – 932 018 305, 911 758 036 e 911 733 495 – e o email ucrania@famalicao.pt.