Guimarães: Três incêndios em ecopontos só na última madrugada

Os Bombeiros de Guimarães combateram, na última madrugada, três incêndios em ecopontos.

Segundo avança o Guimarães Digital os fogos foram registados entre as 3 e as 5 da manhã,

A PSP investiga os três incêndios que, pela hora e local, devem ter alguma relação entre eles.

Famalicão: Mulher morre depois de ser atropelada

Na madrugada desta quinta-feira, uma mulher, com cerca de 60 anos, morreu depois de ser atropelada por uma viatura, em plena Avenida dos Descobrimentos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o atropelamento aconteceu cerca das 02h20, em circunstâncias não apuradas.

A vítima, em estado grave, ainda foi transportada para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão mas acabou por falecer.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Viatura destrói cabine de pagamento na saída da A7 para Riba d’Ave / Serzedelo

A tarde desta quinta-feira fica marcada por um incidente numa das saídas das A7 para Serzedelo / Riba d’Ave.

Ao que nos foi possível apurar, uma viatura, terá destruído a cabine onde são realizados os pagamentos para quem utiliza aquela saída da autoestrada.

Segundo o relato de condutores, estão disponíveis outras alternativas de saída, no entanto, sem o sistema de pagamento automático da via verde.

Não há informação de feridos.

Imagem: D.R.

Famalicão: Oficina promoveu fórum sobre a qualidade do ensino profissional

“O que é qualidade no ensino profissional?” foi o tema do III fórum dos parceiros da Oficina. O objetivo foi o debate sobre as necessidades e propostas de melhoria para a formação de jovens.

A Oficina tem mais de 250 empresas e instituições parceiras, dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Trofa, Paços de Ferreira, Braga e Porto. Proporcionam estágios, participam em workshops e seminários, entre outras atividades.

Este fórum permitiu, também, a apresentação dos principais indicadores do Sistema de Garantia de Qualidade (EQAVET). Um momento de partilha entre parceiros da escola, Associação de Encarregados de Educação e educadores.

Acidente com 3 carros faz 2 feridos, em Viatodos

Na tarde desta quarta-feira, uma colisão entre três viaturas ligeiras na N204, em Viatodos, concelho de Barcelos, deixou duas pessoas feridas.

De acordo com O Minho, as vítimas serão duas mulheres de 23 e 63 anos que foram transportadas para o hospital de Barcelos e Famalicão.

No socorro estiveram dois meios e quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Viatodos.

IPCA abre candidaturas para 49 Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem inscrições abertas até 27 de agosto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia, Hotelaria, Turismo e Desporto.

Há dois novos cursos para o ano letivo 2024-2025: Industrialização e Serralharia Digital e Reparação e Detalhe de Carroçarias, totalizando uma oferta de 49 CTeSP´s. Realce, também, para o número significativo de cursos em regime pós-laboral.

Recorde-se que os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa.

Estes cursos são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos Polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.

As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 27 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA, onde constam todas as instruções e informações úteis, bem como a distribuição dos cursos pelas cidades: https://estudar.ipca.pt/candidaturas/.

Famalicão: Colisão provoca um ferido grave

Uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro causou um ferido grave. É uma senhora, de 59 anos, condutora do veículo de duas rodas, que foi transportada ao Hospital do Médio Ave (Famalicão). Há ainda outro ferido, de menor gravidade.

O acidente ocorreu por volta das 13 horas desta quarta-feira na Rotunda do “Marco”, Rua Daniel Rodrigues, de acesso à Estação de Caminhos de Ferro.

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram no socorro aos feridos com duas ambulâncias e quatro bombeiros.