Há 2 192 inscritos para o voto antecipado este domingo em Famalicão

A votação para as legislativas arranca este domingo, com o voto antecipado. Em Vila Nova de Famalicão há 2 192 inscritos que vão exercer o seu direito de voto na EB Conde de S.Cosme, no centro da cidade.

Em comparação com o ato eleitoral anterior, são cerca de mais mil os inscritos para esta votação.

No local, onde vão existir seis mesas de voto, vão estar garantidas todas as questões de segurança relacionadas com a pandemia de Covid-19.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em metalúrgica

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na manhã desta quarta-feira, acionados para uma situação de incêndio numa metalúrgica localizada da freguesia de Lousado.

O incidente aconteceu cerca das 09h30, na Rua do Carvalhinho, naquela freguesia famalicense.

Segundo os soldados da paz, os colaboradores da empresa “antes da chegada dos meios de socorro, implementaram os procedimentos previstos no plano de emergência e, desta forma, contribuíram de forma decisiva para mitigar a situação”.

Do fogo não resultaram vítimas, apenas danos materiais, informa a mesma fonte.

Para o teatro de operações foram enviados 3 veículos com 9 elementos.

Imagem: B.V.Famalicão

Centro de Inspeção Automóvel de Famalicão alvo de buscas da PSP

Famalicão faz parte da Operação “Hydra”, desencadeada pela PSP, esta terça-feira, tendo como alvo centros de inspeção automóvel. As buscas passaram por todo o território nacional, incluindo várias cidades do Minho.

Foram realizadas 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias e há já 34 detidos.

Segundo a Direção Nacional da PSP, «de entre outros locais, foram realizadas diligências de recolha de prova num escritório de advogados, no Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e igualmente em sete Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITVs), decorrendo a operação policial da investigação, iniciada em 2017, relacionada com crimes de corrupção passiva para ato ilícito e de corrupção ativa para ato ilícito e falsificação de documento agravada relacionada com a atividade de inspeção técnica de carros».

Segundo a direção da PSP, foram recolhidos indícios que alguns suspeitos, administradores de facto ou de direito de diversas empresas gestoras de CITVs, implementaram em centros um esquema fraudulento que permitia a aprovação de veículos sem proceder à anotação de deficiências que os veículos apresentavam e ou sem adotar procedimentos de inspeção legalmente obrigatórios, recebendo indevidamente vantagens patrimoniais e não patrimoniais, entregues pelos clientes dos CITVs.

A mesma investigação criminal «contou desde o início, com a imprescindível e permanente colaboração do IMT, concretamente da sua Direção de Serviços de Fiscalização».

Os arguidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicar as medidas de coação com o inquérito em segredo de justiça.

Combustíveis: Gasolina sobe (+ 4 cênt.) e gasóleo desce (- 2 cênt.) na segunda-feira

O arranque da próxima semana ficará, uma vez mais, marcado por uma nova atualização do preço dos combustíveis.

Segundo a CNN Portugal, que consultou fontes do setor, a gasolina deve aumentar cerca de 4 cêntimos por litro, no caso do gasóleo deverá registar-se uma descida, na ordem dos 2 cêntimos por litro.

Famalicão: Taxi entra em despiste, invade posto de combustível e só parou quando bateu num muro

A noite desta terça-feira ficou marcada por um aparatoso acidente de viação, cerca das 21h30, em plena N206, na freguesia de Gondifelos, em Famalicão.

Um taxi, que estaria a circular no sentido Famalicão – Póvoa, desviou-se de um veículo que saía de uma rua paralela e entrou em despiste. A viatura de transporte de passageiros acabou por invadir uma zona pertencente ao posto de combustível da Repsol e só parou depois de embater num muro .

O taxista foi o único ferido deste acidente, no entanto acabou por recusar transporte para o hospital.

No socorro estiveram os Bombeiros Famalicenses e a GNR.

Imagem / Fonte: Cortesia O Minho

 

Junta da União de freg. de Esmeriz e Cabeçudos cancela passeio convívio do próximo mês devido à Covid-19

A União de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos anunciou, na manhã desta terça-feira, o cancelamento do habitual passeio convívio, previsto para 9 de julho.

Numa breve nota, publicada nas redes sociais, a autarquia esclarece que a decisão foi tomada tendo por base “o atual aumento do número de infetados por Covid-19, associado ao facto do passeio utilizar como meio de transporte o autocarro”.

Calor vai apertar ainda mais: Quarta feira será o dia mais quente da semana ( 35 c. º previstos )

As temperaturas vão voltar a subir, depois de uma ligeira descida registada nesta terça-feira. Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera quarta-feira será o dia mais quente da semana.

Para este dia na previsão Vila Nova de Famalicão pode chegar até aos 35 graus de máxima.

Depois volta a acontecer uma ligeira descida da temperatura, com os termómetros a oscilarem entre os 25 e os 27 graus nos restantes dias da semana.

Pode acompanhar aqui a previsão ao detalhe