Hospital de Braga já realizou 70.576 consultas e 3.556 cirurgias

Em maio e junho, o Hospital de Braga realizou 70.576 consultas e 3.556 cirurgias (2.011 em ambulatório e 1.545 em convencional).

Estes números dizem respeito à retoma da atividade normal depois de um período mais direcionado para os doentes com covid e para os problemas de urgência.

Para recuperar o atraso, o Hospital alargou o horário das consultas externas. Também em neurocirurgia, cirurgia plástica, ortopedia, oftalmologia e cirurgia vascular, há atividade depois das 20 horas e aos fins de semana.

A retoma das cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica tiveram em conta a urgência clínica e o tempo que o doente já estava à espera.

O Hospital informa ainda que as atividades hospitalares cumprem as recomendações da DGS. Todo o Hospital mantém os circuitos definidos para os doentes suspeitos ou com covid-19, preservando também todos os cuidados aquando da entrada na unidade, nomeadamente através da medição da temperatura corporal, desinfeção das mãos e a utilização generalizada de máscaras.

Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, toma hoje posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A cerimónia realiza-se no auditório Eng.º António Tavares, no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, a partir das 16h00. Na tomada de posse estará o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, professor Fernando Alexandre, entre outras personalidades.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue realiza colheita em Vila das Aves

No dia 25 de abril, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita na sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves – Santo Tirso.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Dois feridos em choque frontal

Ao início da manhã desta quinta-feira, um choque frontal entre dois veículos ligeiros, na Avenida da Aldeia Nova, na freguesia de Cruz, provocou dois dois feridos ligeiros.
O socorro às vítimas, que foram transportadas para o hospital, foi feito pelos BV Famalicão.
A corporação esteve no local com duas ambulâncias, com o apoio da GNR de Famalicão.

Famalicão: Cupertinos dão concertos no Porto e Braga

O grupo Cupertinos realiza, este mês, dois concertos. O primeiro é no dia 17, quarta-feira, às 19 horas, na Igreja de São Lourenço (Grilos), no Porto. O segundo realiza-se no dia 20 de abril, às 21h30, na Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga.

Os bilhetes estão disponíveis em: https://www.cupertinos.pt/pt/bilhetes/

Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, em 2009, o grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, abraçando um núcleo de compositores de renome mundial como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1571-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618).

Famalicão: PAN considera «terrível» a proposta de urbanização junto ao Hospital

O PAN acusa o executivo municipal de fazer da consulta pública uma «mera formalidade», ao guardar as sugestões da população «na gaveta». Isto a propósito do projeto de urbanização da Área Norte da Cidade, mais conhecido como zona junto ao Hospital, e que foi objetivo de auscultação à população.

Recorda a Comissão Concelhia do PAN que esta consulta pública contou com 22 participações, uma das quais um abaixo-assinado com 752 subscritores. «Lamentamos que não se tenha em conta as necessidades de uma eventual expansão da unidade hospitalar, ou até a oferta de habitação acessível, mas pelos vistos a ambição do executivo não vai para além do benefício económico das grandes cadeias de distribuição. A Câmara Municipal refugia-se mais uma vez no PDM para justificar aquilo que consideramos ser uma terrível proposta de urbanização da área em desconformidade total com parâmetros de desenvolvimento europeu», refere Sandra Pimenta, porta-voz concelhia, partilhando de algumas das preocupações manifestadas no período de consulta pública.

O partido não reconhece qualquer fundamento na aprovação deste projeto e considera que «se a solução para um problema passa por criar novos problemas, então esta Unidade de Execução não deveria ter avançado e deveria ter sido alvo de reavaliação». Sugere que se a intenção subjacente ao projeto fosse a melhoria do acesso ao hospital e uma maior oferta de estacionamento, então «outras soluções deveriam ter sido equacionadas».

O PAN Famalicão considera que o concelho está gradualmente a perder a sua identidade, «enquanto se transforma num entreposto de distribuição e comércio que em nada melhora as condições económicas dos famalicenses».

Juiz Presidente da Comarca de Braga sugere mais Juízos no Tribunal de Famalicão

No relatório anual da comarca de Braga, o juiz presidente considera “premente” a criação de um Juízo de Instrução Criminal em Famalicão e sugere a transferência do Juízo Central Criminal, que funciona atualmente em Guimarães, para as “subaproveitadas” instalações do “espaçoso” Tribunal de Famalicão.

Esta posição está vertida no mencionado relatório, onde o magistrado sugere que estas alterações façam parte da próxima revisão do mapa judiciário, tendo em vista a “racionalização de meios”.

O magistrado lembra que os Palácios da Justiça de Braga e Guimarães estão sobrecarregados e não têm as instalações adequadas ao número e dimensão dos processos. Realça, também, que o edifício onde funciona o Tribunal de Guimarães não tem as condições ideais de segurança e que são muitos os julgamentos que lá acontecem relacionados com criminalidade perigosa. Acresce, ainda, diz, que cerca de 27% dos processos que entram no Juízo Central Criminal de Guimarães são provenientes de Famalicão, além de serem também os mais complexos, além de circularem entre o Tribunal de Famalicão e os de Guimarães e Braga.