Igreja pede distanciamento nas missas de Natal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje aos católicos que respeitem o distanciamento nas cerimónias religiosas, tradicionalmente vividas de forma intensa neste período do Natal. Isto devido ao «forte agravamento da atual situação pandémica»

Em comunicado, o órgão que congrega os bispos católicos portugueses, “recomenda vivamente” o distanciamento adequado entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde.

O comunicado recorda, ainda, que «continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras».

O abraço da paz ou o beijo à imagem do Menino Jesus são dois dos gestos que, à semelhança do que ocorreu no Natal de 2020, se encontram suspensos também este ano.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Cantigas de Natal em Joane

A igreja paroquial de Joane recebe, na tarde de domingo, às 15h30, um concerto de “Melodias de Natal” promovido pela Rusga de Joane.

O concerto começa com o grupo anfitrião, a Rusga de Joane, com cantigas tradicionais religiosas, alusivas ao Natal e recolhidas na comunidade e nos cancioneiros populares da região minhota. Nesta iniciativa atua, também, a fadista Patrícia Costa com “Um Natal Português”, apresentando melodias quase perdidas na memória, que devolvem lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.

 

Famalicão: Arteduca e Orfeão Famalicense cantam o Natal

A programação natalícia que está a decorrer em Famalicão, desde esta quinta-feira, prossegue hoje, às 19h30, na Praça-Mercado Municipal, com o Natal na Praça, pela Arteduca, Conservatório de Música. Às 21h30, a Igreja Matriz Nova recebe o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e The Village.

No sábado, às 18h30, a Igreja Matriz Antiga recebe o concerto de Natal do Orfeão Famalicense. Às 21h30, a Praça D. Maria II recebe Noite de Luz, com as mais belas canções de Natal, num espetáculo com Ângela Silva (voz), Pequenos Cantores de Joane (coro), David da Silva (acordeão), Ana Moreira da Silva (piano), Cristina Veloso (violino), Carla Marques (viola d´arco) e André Silva (violoncelo).

Famalicão: Árvore de Natal da Praça foi enfeitada pelos seniores

A Árvore de Natal da Praça-Mercado Municipal de Famalicão está enfeitada com recurso a trabalhos manuais de seniores associados ao projeto “Faz-Refaz” e às Academias Sénior.

É uma árvore muito especial, por ser carregada de afeto de dezenas de seniores.

Os trabalhos consistem essencialmente em botas de Natal, elaboradas com recurso ao reaproveitamento de materiais.

A árvore foi montada na segunda-feira, dia 28 de novembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que se associou a uma tarde de convívio entre a comunidade sénior. O momento foi animado pela ARRA – Associação Reformados de Riba de Ave, pela Tuna Novo Rumo – Associação de Professores de V. N. de Famalicão e pelos alunos do curso de Desporto e Geriatria da Didáxis – Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

Refira-se que o projeto ‘Faz – Refaz’ e o programa de dinamização de Academias Seniores em Famalicão visam a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

 

Famalicão: Dia Internacional do Voluntariado celebra-se no hospital

O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se a 5 de dezembro, e a Associação do Voluntariado Hospitalar de Famalicão comemora a data com algumas iniciativas. Na sala R1, às 10 horas, decorre uma sessão de abertura, seguindo-se, trinta minutos depois, uma conferência pelo enfermeiro Ivo Ribeiro subordinada ao tema “Cuidar com o Voluntariado”. Às 11 horas, decorre o compromisso de novos voluntários e a entrega da medalha comemorativa dos 10 e 20 anos de voluntariado.

Às 12 horas, decorre uma visita e distribuição de lembranças aos doentes, fechando a celebração com um almoço.

Câmara da Trofa desafia: “Neste Natal seja tradicional, compre local”

Para promover os estabelecimentos comerciais da Trofa, a Câmara Municipal local lança a campanha “Neste Natal, seja tradicional! Compre Local.”

A iniciativa, integrada no Mercado de Natal, tem por objetivo fomentar, promover e dinamizar o comércio do concelho e fidelizar o público, estimulando hábitos de consumo locais.

Aberta a todos os estabelecimentos comerciais, a Câmara Municipal da Trofa oferece sacos alusivos à época natalícia para promoção do comércio local.

Os interessados podem levantar os sacos de Natal, a partir do dia 5 de dezembro, na Antiga Estação da Trofa, nos Paços do Concelho, no Polo do Coronado da Câmara Municipal da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) e na Casa da Cultura da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00 e aos sábados das 13h00 às 18h00).

Mais informações no site Institucional da Câmara Municipal da Trofa.