Iluminação e animação de Natal a partir desta sexta em Famalicão

É já esta sexta-feira, 22 de novembro, que a magia chega a Vila Nova de Famalicão iluminada com as cores natalícias. As luzes de Natal serão ligadas ao início da noite, e ao mesmo tempo será também ligada a música ambiente da época que passará a ecoar por toda a cidade criando uma atmosfera acolhedora, alegre e festiva. A iluminação natalícia irá abranger as principais ruas da cidade, assim como as vilas de Ribeirão, Joane e Riba de Ave e inclui, a partir do dia 1 de dezembro, um espetáculo multimédia de Natal.

Esta sexta-feira, começam também a funcionar os divertimentos, como o carrocel, o comboio e os passeios de charrete para alegria dos mais novos, mas também dos adultos. Pelas 15h00, abrirá a pista de gelo, este ano localizada no parque de estacionamento da Praça D. Maria II, bem no centro do núcleo urbano.

A cerca de um mês das festividades natalícias, a cidade começa assim a preparar-se para ser o “Lugar do Natal”. O slogan que dá o mote à campanha promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão é materializado através de um vasto programa de atividades que decorre até 5 de janeiro e inclui circo de papel, pista de gelo, carrocel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e Cabana Solidária com a presença do Pai Natal, entre muitas outras iniciativas.

A 30 de novembro, o circo chega à cidade, com uma tenda gigante montada no Parque da Juventude. A iniciativa promovida pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo está de regresso com o novo circo e o espetáculo “Jardins”, inspirado no conto “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner. O espetáculo destina-se ao publico escolar, instituições e também a toda a família, com várias sessões diárias até 3 de janeiro.

Mas é em dezembro, que a cidade se transforma no lugar do Natal com a inauguração da árvore e do espetáculo multimédia, que tem sido, nos últimos anos, a grande atração natalícia à cidade, chamando diariamente várias centenas de pessoas. São milhares de luzes que desenham imagens no ar ao som de melodias natalícias de encantar .

O Mercado de Natal volta a ser uma das grandes apostas do município, sendo que este ano estará organizado em duas partes, com uma zona para produtos alimentares e restauração e outra para a venda de artesanato e produtos locais.

Enquanto isso, entre 8 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária do Pai Natal apela ao espírito natalício dos famalicenses, na Praça 9 de abril, com música ao vivo e muita animação.

A juntar a todas estas atividades, há ainda outras que apelam ao convívio dos famalicenses, como a Corrida S. Silvestre na noite de 23 de dezembro e o Porto de Encontro’19, na véspera de Natal a 24 de dezembro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “Vila Nova de Famalicão assume-se como o lugar do Natal e tem muitas razões para o fazer”. “Com esta campanha vamos transformar Famalicão num lugar mágico com espaços para as crianças darem largas à sua imaginação e fantasia, mas também iniciativas que apelam ao espírito natalício de todos os famalicenses”, adiantou o autarca.

Quanto aos que vem de fora visitar a cidade, o autarca diz que “há um mundo de encantar para conhecer e participar. Estamos preparados para receber os turistas que nos queiram visitar e temos muito para oferecer”.

Famalicão: Casa ao Lado recebe prémio Clube Unesco pelo projeto Tear

A Casa ao Lado recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO, pelo desenvolvimento do Projeto TEAR – Territórios Artísticos. A cerimónia do 2.º Fórum Nacional das Redes UNESCO decorreu no Altice Forum Braga, no dia 26 de novembro.

A Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação Manuel António da Mota instituírem o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO sob o mote “Criar Alicerces na Sociedade, Construir Pontes para a Paz”.

Este prémio visa recompensar os esforços dos Clubes que se destacam pelo alcance das suas iniciativas em prol da promoção dos valores defendidos pela UNESCO, contribuindo igualmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Presente esteve também Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

O evento promove o interconhecimento e a aproximação entre as redes e reúne Escolas e Bibliotecas associadas à CNU, Clubes UNESCO, locais destacados como Património Mundial de Portugal, Reservas Mundiais da Biosfera, Geoparques Mundiais da UNESCO, Cidades Criativas e Cidades de Aprendizagem de Portugal.

Famalicão representado na maior feira mundial de materiais e acessórios para desporto

Mais uma vez, Vila Nova de Famalicão está na feira internacional dirigida ao negócio de materiais e acessórios para desporto, a ISPO Munich 2022, que está a decorrer em Munique, na Alemanha, até dia 30 de novembro.

O certame conta com a presença das empresas famalicenses Dune Bleue, Fradelsport, Oldtrading, Olmac, Trivialtex e TMG, bem como os centros de investigação CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos e CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, sendo que este último está a apresentar a linha ‘iTechStyle Green Circle’, constituída por produtos sustentáveis e ligados à economia circular.

A edição deste ano da ISPO Munich tem como tema ‘New perspectives on sports’ e conta com uma participação recorde de 1.660 expositores, oriundos de 55 países, que estão a apresentar as últimas tendências do desporto de segmentos como desportos da neve, outdoor, saúde e fitness, urbano e desporto de equipa.

«É incontestável a qualidade e inovação que os nossos expositores apresentam, numa montra mundial que abre portas a novos clientes, novos negócios e, esperamos, um ainda maior volume de exportações», refere Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, aquando da sua visita ao espaço, esta segunda-feira. «É um excelente exemplo da afirmação de Famalicão como ‘Cidade Têxtil’, a nível internacional», concluiu o autarca.

 

Pingo Doce de Famalicão D. Sancho reabre com nova imagem

O Pingo Doce de Famalicão D. Sancho reabriu hoje com um espaço totalmente renovado, onde se destaca o novo restaurante Comida Fresca com refeições prontas para comer na loja ou levar, ou uma máquina self-service de sumo de laranja natural.

Os clientes do Pingo Doce de Famalicão D. Sancho podem encontrar no restaurante Comida Fresca, que tem 68 lugares sentados, uma grande variedade de pratos quentes confecionados com ingredientes frescos para comer no local ou levar, como o tradicional arroz de pato ou as pataniscas de bacalhau. Estão, igualmente, disponíveis pratos vegetarianos e o frango de churrasco, por exemplo.

A loja de Famalicão D. Sancho conta agora com um ambiente moderno e com 6 self-checkouts. A área da alimentação saudável foi, também, remodelada, tendo sido alargada.

O espaço dispõe ainda de uma padaria, com uma móvel self-service, com fornadas de pão quente ao longo do dia, e modernas secções de Talho e Peixaria, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos frescos.

No âmbito da política de responsabilidade social do Pingo Doce, a loja de Famalicão D. Sancho irá continuar a apoiar a comunidade local, sendo que nos últimos 10 anos doou cerca de 450 toneladas de bens alimentares a instituições de solidariedade social.

Mercadona apresenta secção Web dedicada ao Natal

Faltando apenas algumas semanas para o Natal, os clientes (chefes) da Mercadona podem encontrar, de forma mais fácil, prática e cómoda, uma seleção de produtos, receitas, propostas de decoração ou até ideias de presentes. A secção web está disponível até ao dia 31 de dezembro.

Implantada com êxito e pela primeira vez no ano passado, esta secção tem como objetivo facilitar a navegação do “chefe” e permitir que encontre o conteúdo dedicado ao Natal, época em que aumenta a procura de informação relacionada com a confeção de refeições, a procura de presentes, entre outros.

Desde uma seleção de produtos de máxima qualidade, receitas, propostas de decoração de mesa a ideias de presentes, estes e outros conteúdos podem ser encontrados na página web corporativa, quer na secção “Conselhos”, quer nesta nova secção natalícia.

 

Cruz Vermelha de Ribeirão resgata coruja e devolve-a à natureza

Socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa, núcleo da vila de Ribeirão, em Famalicão, resgataram uma coruja que entrou para o pavilhão daquela delegação.

A história foi partilhada nas redes sociais, num post do facebook, onde a Cruz Vermelha explica que o animal ficou preso e, só graças à ajuda de dois socorristas, foi possível o resgate.

A coruja foi, depois, devolvida à natureza.

Famalicão: GD Joane vota orçamento para a época

O Grupo Desportivo de Joane reúne em assembleia geral, no dia 11 de dezembro, pelas 9 horas. Da ordem de trabalhos consta a apresentação, discussão e votação do orçamento para a época 222/2023 e outros assuntos de interesse para a coletividade joanense.

A reunião decorre na sede do clube, na Avenida Padre Benjamim Salgado.