Incêndios: A41 cortada no sentido Porto–Penafiel devido a fogo em Valongo

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio, com duas frentes ativas, mobilizava, pelas 17:30, 178 operacionais, apoiados por 49 veículos e seis meios aéreos.

O incêndio em Alfena, no concelho de Valongo, está “descontrolado” devido às “fortes rajadas de vento”, disse hoje à Lusa o comandante operacional municipal.

Segundo Delfim Cruz, o fogo, que começou hoje às 12:27 em Alfena, “já passou para Valongo, no distrito do Porto, seguindo em direção à Quinta Rei, onde estão sediados meios da Afocelca”, empresa parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Apesar da progressão do fogo, o responsável referiu que não há habitações em risco.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos vai terminar às 23:59 de hoje, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

Famalicão: Corte de abastecimento de água da Travessa dos Eixidos

Esta quinta-feira, entre as 14 e as 17 horas, haverá um corte de abastecimento de água na Travessa dos Eixidos, junto à Rua Direita, na cidade de Famalicão.

Os serviços operacionais do Município vão proceder a uma manutenção na rede de abastecimento de água, trabalhos que determinam este corte no abastecimento.

M. & Costas Power volta a realizar o Honda SUV Dream Days -Test-drives

De 18 a 20 de abril decorrerá mais uma edição dos Honda SUV Dream Days no concessionário oficial Honda – M.&Costas Power em Guimarães.

Durante este evento, os clientes terão a oportunidade de conhecer a nova gama eletrificada da marca e ainda de realizar um test-drives com uma ampla variedade de modelos da gama elétrica e SUV da Honda, incluindo o e:Ny1 EV, o ZR-V Full Hybrid, o HR-V Full Hybrid e o CR-V Plug-In/Full Hybrid, proporcionando opções para todos os gostos e necessidades.

O destaque deste Honda SUV Dream Days é a oferta de condições únicas de valorização de retoma pela M. & Costas Power. Com apoio à retoma de até mil euros na gama Honda, esta é a oportunidade perfeita para efetuar a troca para um carro novo e mais amigo do ambiente.

Escolha a energia SUV que quer experimentar e aproveite as condições exclusivas de valorização da retoma, disponíveis apenas durante os três dias deste evento imperdível.

Para garantir a sua participação, seja um dos primeiros a agendar a sua marcação aqui.

Famalicão: Figueiredo´s Runners é campeã nacional master nos 5km

A equipa Figueiredo´s Runners & Friends, formação famalicense, correu, este domingo, o Campeonato Nacional da Estrada, 5km, prova inserida na Meia-Maratona de Braga, vencendo coletivamente em masters masculinos. Este resultado resulta dos bons resultados individuais de vários atletas. Davide Figueiredo, Fernando Figueiredo e Joaquim Cruz venceram, respetivamente, os escalões M50, M60 e M45. Delfina Rompante foi a melhor em F60. Agostinho Figueiredo, Luís Gomes, Vítor Figueiredo, Carlos Gomes, João Carvalho e Nuno Silva conseguiram, igualmente, resultados de relevo que ajudaram ao título coletivo masculino em masters.

 

Famalicão: Corte de abastecimento de água em Gavião

Na próxima terça-feira, 9 de abril, haverá um corte no abastecimento de água na freguesia de Gavião. A interrupção, entre as 14 e as 17 horas, vai afetar a Rua Poça do Pisco e a Avenida Eng.º Pinheiro Braga, entre a rotunda que faz a ligação a Mouquim e o posto de abastecimento de combustível.
Esta interrupção decorre dos trabalhos para uma ligação na rede de abastecimento de água, na Avenida Eng.º Pinheiro Braga, em Gavião, pelos serviços operacionais do Município.

Famalicão: Movimento de Cidadãos e PAN estão contra novo acesso à A7 em Seide

Um estudo da Câmara Municipal de Famalicão para uma nova rua de acesso à A7, em Seide, na freguesia de Landim, encontra oposição num grupo de cidadãos daquela zona e também do PAN Famalicão.

A referida rua, a ser construída, deverá atravessar campos agrícolas desde a Rua de Segures, em Landim, até ao nó de acesso à A7, em Seide, numa extensão aproximada de dois quilómetros.

O Movimento de Cidadãos, que já lançou uma petição, diz que está em causa «um elevado prejuízo ambiental, económico, cultural e social desta comunidade», pelo que a solução da Câmara «não nos serve».

A questão ambiental também preocupa o PAN- Pessoas, Animais e Natureza. Em comunicado, a porta-voz diz que é «fundamental travar qualquer tipo de projeto que destrua mais zona verde, especialmente porque falamos de zona agrícola, que está a servir de produção local. É simplesmente inaceitável que se continuem a discriminar os pequenos produtores locais, a economia familiar, em detrimento de grandes grupos económicos», realça Sandra Pimenta.

O PAN quer saber mais sobre o projeto e solicitou ao executivo o acesso aos estudos e mais documentação referente ao mesmo.

O movimento de cidadãos desta localidade tem vindo, desde 2019, a apelar à Câmara Municipal de Famalicão para que esta não proceda à abertura deste acesso. Apresentou, inclusive, alternativas para que os veículos, nomeadamente os pesados, possam circular. «Existem várias opções para que o trânsito dos camiões seja dispersado, basta que haja vontade da Câmara Municipal em organizar o fluxo dos camiões pelas várias estradas já existentes», refere.

Famalicão: IP lança concurso de 10 milhões para a reabilitação da Estrada 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação da ER206, que liga Famalicão e Guimarães. O troço a intervencionar inicia-se junto à rotunda de acesso à variante nascente de Vila Nova de Famalicão (Moutados) e desenvolve-se até ao seu entroncamento com a ER310, numa extensão total de 15,128 quilómetros.

O investimento previsto atinge os 10 milhões de euros, com um prazo de execução de 420 dias.

Segundo o plano da obra, estão previstas intervenções ao nível do pavimento, no reforço/reabilitação/ substituição dos sistemas de drenagem e de sinalização e segurança. Serão reformuladas duas interseções, através da construção de duas rotundas aos quilómetros 24,317 e 28,776. Incluída, também, a criação de passeios em algumas zonas do troço.

Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das características de circulação da via, repondo os níveis de serviço adequados a uma estrada desta natureza e contribuir para o aumento da segurança e circulação das diferentes tipologias de tráfego.

A via atravessa as freguesias de Gavião, Vale (S. Martinho), Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos e Joane, e no concelho de Guimarães, cruza a União de Freguesias de Airão S. Maria e Airão S. João e Vermil, e as Freguesias de Ronfe e de Brito.