Indícios de recuperação nas exportações do setor têxtil e vestuário

Em novembro passado, o setor têxtil e vestuário exportou 503 milhões de euros, uma quebra de cerca de 1% em valor, face ao mês homólogo do ano anterior. Embora as exportações de matérias têxteis tenham, ainda, ficado no vermelho (-11%), o vestuário e os têxteis-lar e outros têxteis confecionados recuperaram, com 2% e 9% de crescimento, respetivamente.

Também em volume registou-se um crescimento nas exportações de têxteis-lar e outros têxteis confecionados (+6%) e uma melhoria (ainda negativa) nas exportações de vestuário (-1%).

Itália foi o destino que mais cresceu em valor (+6 milhões de euros, equivalente a +16%) e os EUA o que registou a maior quebra (-4,4 milhões de euros, equivalente a -11%). Para Espanha exportou-se -9% em volume, mas mais 4% em valor, tendo desta forma aumentado o preço médio por quilo exportado.

Em valor acumulado, e até novembro de 2023, Portugal exportou 5.396 milhões de euros (-5%) face ao período homologo de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão recebe workshop do projeto Acelerar o Norte

O projeto Acelerar o Norte promove, em Famalicão, esta quinta-feira, um workshop sobre “O seu primeiro website”, com o objetivo de capacitar o tecido empresarial local.

A ação, dirigida a empresários do comércio, serviços pessoais e da restauração, decorre entre as 19h30 e as 21h30, na Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (Avenida 25 de Abril, próximo da Estação da CP).

Recorde-se que o Acelerar o Norte está a percorrer as 8 sub-regiões do norte do país com programas de capacitação às empresas aderentes (seus colaboradores e gestores), proporcionando-lhes ferramentas e estratégias de marketing digital.

Link inscrição: https://bit.ly/aceleraronorte-workshop-o-seu-primeiro-website-famalicao

O programa começa com a intervenção de João Pedro Araújo, gestor de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital de Famalicão; depois Nuno Alves, consultor da área digital, dá uma formação sobre “O seu primeiro website”.

Para complementar os workshops, em breve, o projeto Acelerar o Norte irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.

Acelerar o Norte:

O Acelerar o Norte nasceu, em outubro, do consórcio Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia. O objetivo passa por aumentar a competitividade do tecido económico local. Estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas, das oito sub-regiões do Norte do Portugal, com um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Através de parcerias com associações locais, surgiram Aceleradoras de Comércio Digital. A Associação Comercial e Industrial de Famalicão faz parte deste consórcio.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

foto arquivo

Growth Conference está de regresso e traz figuras que revolucionam o ecossistema empreendedor em Portugal

A Growth Conference está de regresso a Vila Nova de Famalicão para a terceira edição. É já no dia 1 de outubro que a maior conferência de negócios de Portugal volta a fazer história no ecossistema de empreendedores do país. A Casa das Artes será novamente o palco desta terceira edição, que conta a Agência Drible // Marketing Digital, Branding & Web como a principal organizadora, contando com o apoio da BOOMFIT – eCommerce de Fitness – e da Closum -Plataforma de E-Mail e SMS Marketing.

Marketing, Negócios, Tecnologia e Pessoas são os quatro temas principais sobre os quais os especialistas se vão debruçar ao longo deste dia: “Desde a primeira edição que quisemos marcar pela participação de mentes brilhantes e verdadeiramente inspiradoras e este ano não será exceção”, assegura Vítor Brandão, CEO da Drible, assegurando que “o painel deste ano vai ser mesmo muito rico”.

O programa ainda não se encontra totalmente fechado, mas já promete grandes nomes. Bárbara Barroso é fundadora da MoneyLab, uma empresa dedicada à educação e literacia financeira. Com quase 20 anos de experiência como investidora e palestrante internacional, a especialista foi eleita pelo canal de televisão “História” como a maior referência na área das Finanças Pessoais em Portugal. Já Pedro Cara D’Anjo é um profissional com uma vasta carreira nas áreas de marketing, comunicação e e-commerce. Pedro Cara D’Anjo é um profissional com uma vasta carreira nas áreas de marketing, comunicação e e-commerce. Atualmente, trabalha na sede para o EMEA da Google, em Dublin, e lida diretamente com empresas de topo do mercado português, orientando e implementando estratégias de marketing digital com integração de soluções de IA da Google. Maria Maia é também oradora convidada nesta terceira edição da Growth Conference: fundadora e CEO das marcas portuguesas White Deer e ÈME by Maria Maia Beauty, a empresária conta com uma jornada inspiradora no mundo empresarial, sendo uma inspiração para outras mulheres.

Quem também vai partilhar uma experiência transformadora será Jorge Coutinho, um verdadeiro apaixonado por Pessoas e Desenvolvimento Humano. Mentor, autor bestseller e orador internacional, foi o primeiro Coach e Trainer de Língua Portuguesa a integrar a equipa de Tony Robbins, o nome maior nome no desenvolvimento pessoal. João Cortinhas faz também parte do painel. CEO e Fundador do Swonkie, o primeiro Software Português de Gestão de Redes Sociais e líder em Portugal, este empreendedor lidera atualmente um grupo de empresas na área de software, mentoria de negócios e área de crédito, imobiliário e seguros, sendo já uma referência no ecossistema empreendedor português. Celso Lascasas foi também o mais recente orador confirmado: o atual Fundador e Chairman da prestigiada marca “Laskasas” vai inspirar através da sua história marcante do seu percurso até agora.

Já estamos na agenda daqueles que são os maiores eventos de negócios do país e isso já é um motivo de grande orgulho para mim e para toda a equipa”, afirma Vitor Brandão, assegurando que “esta terceira edição vai surpreender pelos temas e por todo o ecossistema que vamos construir ao longo deste dia”.

A terceira edição da Growth Conference acontece no ano em que a Agência Drible conquistou o Prémio Agência do Ano em Design pelos Prémios Lusófonos da Criatividade.

Tal como nas edições passadas, a Growth Conference conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Casa das Artes e da Famalicão MadeIN. O evento terá início às 9h00 e termina às 18h00, sendo que os bilhetes ainda se encontram disponíveis para venda através do site: https://growthconference.pt/

Modtissimo quer ser referência internacional para as marcas que procuram a sustentabilidade

O salão têxtil Modtissimo abre portas esta quinta-feira, na Exponor, em Matosinhos. Durante o certame, que decorre até sexta-feira, os visitantes podem ver 150 coleções em exposição. O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, visita o salão têxtil na sexta-feira, tal como o vereador do pelouro da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

«Queremos tornar o Modtissimo uma feira de referência na Europa para as marcas internacionais que procuram a produção sustentável», afirma Mário Jorge Machado, presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, entidade que tem sede em Famalicão e é a responsável pela organização da feira. A conjuntura é desafiante, «mas acreditamos no valor desta feira e no seu potencial; queremos que cresça e se torne numa referência europeia», acrescenta Ana Dinis, diretora geral da ATP.

Braz Costa, diretor geral do CITEVE, que também é parte ativa na dinamização do certame, mostra-se «perfeitamente convencido» que esta edição fará prova da resiliência do setor. «A realização do Modtissimo mostra que o setor tem capacidade para lidar com as adversidades e está cá para o futuro». Acrescenta que a feira «tem capacidade para ser a montra das várias componentes do têxtil português e contribuir para afirmar o made in Portugal no estrangeiro». O representante do centro tecnológico para a indústria têxtil acrescenta que «a sustentabilidade é uma parte muito importante» da feira, porque é um desafio «com o qual estamos a viver no momento», mas também será dada importância à entrada das empresas nos mercados de alta tecnicidade, nos mercados do luxo e à digitalização do setor.

Famalicão: Vinho verde produzido em Requião vence Medalha de Ouro em Bruxelas

A Casa Agrícola de Compostela foi galardoada, recentemente, com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas com a marca de vinho verde Casa de Compostela – Grande Escolha, colheita de 2023.

Esta marca premiada é de um vinho verde das castas de loureiro e arinto/pedernã, da Quinta de Compostela, em Requião. «Um vinho de sabor frutado com notas cítricas distintas e um leve caráter floral», assim o descrevem.

Segundo o enólogo Joaquim Dias, o ano de 2023 foi de muita qualidade para o vinho, devido, sobretudo, às condições climatéricas, porque o modo de produção tem-se mantido constante e sempre numa base de produção integrada, ou seja, com atenção à sustentabilidade para não prejudicar o homem, o ambiente e os animais. Com outras marcas no mercado, a Casa de Compostela aposta cada vez em «vinhos premium».

Foi a primeira vez que a Casa Agrícola de Compostela concorreu a este concurso de Bruxelas e o resultado foi muito positivo. Um impulso para a venda da marca Casa de Compostela, cujo destino é 70% nacional e 30% estrangeiro.

Famalicão: Inscrições para programa de Aceleração de Startups terminam a 6 de setembro

As inscrições para participar no acelerador de start-ups famalicenses, denominado “Elevador”, decorrem até 6 de setembro, no portal www.famalicaomadein.pt/_elevador.

Depois do sucesso das três anteriores, o município de Famalicão, parte para a quarta edição do Elevador – Programa de Aceleração de Startups, para apoiar empresas inovadoras que demonstrem elevado potencial de crescimento e internacionalização.

Esta iniciativa parte do Made In Famalicão, em parceria com a TecMinho. São propostos 8 workshops de aceleração de projetos e 7 horas de coaching especializado, a realizar nos meses de setembro e outubro.

Esta formação pretende promover a aceleração de projetos, orientados por consultores especializados, e que vão incidir sobre a inovação e criatividade para startups, modelos de negócio, marketing, como compreender o funcionamento das redes sociais, e-commerce e finanças.

Recorde-se que o Elevador é um programa de aceleração de startups desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Famalicão Made IN, que reúne os principais intervenientes do ecossistema empresarial famalicense.

Sismo em Portugal: Telemóveis Android ‘dispararam’ alerta com recomendações para a população

Na madrugada desta segunda-feira, muitos portugueses foram surpreendidos por uma notificação nos seus telemóveis Android. Tratou-se de um alerta de sismo, parte do Sistema de Alerta de Sismo do Android, que entrou em ação após um abalo de magnitude 5,3 na escala de Richter, ocorrido ao largo de Sines.

O epicentro do sismo foi registado às 5:11, a cerca de 58 quilómetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 10,7 quilómetros. Este sistema, oferecido gratuitamente pela Google, tem a capacidade de detetar sismos em todo o mundo e enviar alertas antecipados para os dispositivos Android, permitindo que os utilizadores se preparem antes de sentirem os efeitos do tremor.

Os alertas são emitidos quando a magnitude do sismo ultrapassa os 4,5. No caso deste sismo, muitos utilizadores receberam a notificação segundos antes do tremor, permitindo-lhes agir de forma rápida e eficaz.

O sistema do Android oferece dois tipos de notificações: uma de aviso antecipado, que informa sobre sismos de menor intensidade, e outra de alerta imediato para sismos mais fortes, ajudando as pessoas a protegerem-se antes que o abalo seja sentido.