Iniciativa Liberal organiza conferência sobre “O Estado das Finanças Públicas Portuguesas”

Os Núcleos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão da Iniciativa Liberal promovem, no dia 5 de março, esta sexta-feira, uma conferência sobre “O Estado das Finanças Públicas Portuguesas”.

Está marcada para as 21h30, em formato digital, transmitida via facebook, na página da Iniciativa Liberal dos três núcleos organizadores.

Segundo os organizadores, esta «conferência tem como objetivo aprofundar conhecimentos e debater o Estado das Finanças Públicas em Portugal, fomentando o espírito de partilha de conhecimento, troca de ideias e um saudável debate».

Participam no debate João Cerejeira, professor de economia da Escola de Economia e Gestão na Universidade do Minho; e Jorge Marrão, membro fundador e dirigente do Movimento Europa e Liberdade – MEL, além de cronista na imprensa.

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Aproveite: Bicicletas elétricas gratuitas em Santo Tirso

Está de regresso a Santo Tirso o sistema de partilha de bicicletas elétricas.

O projeto “Pedala”, lançado em 2019 e entretanto interrompido devido à pandemia de Covid-19, voltou às ruas.

Estão disponíveis 33 bicicletas espalhadas por cinco estações:junto ao edifício da Câmara, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs), junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

As bicicletas podem ser utilizadas por pessoas a partir dos 14 anos, embora os menores de 18 tenham de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos encarregados de educação. O serviço funciona entre as 7 e as 21.30 horas. Cada bicicleta pode ser usada durante quatro horas.

“A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação”, refere a Câmara Municipal em comunicado.

Braga: Homem de 28 anos ferido depois de agressões à porta de discoteca em Amares

Um homem, de 28 anos, ficou ferido e necessitou de ser transportado para o hospital, depois de agressões à porta de uma discoteca em Amares, Braga.

Segundo avança o Correio da Manhã, tudo terá começado com um desentendimento no interior do espaço de diversão noturna.

A vítima sofreu um traumatismo cranioencefálico ligeiro e foi transportado para o hospital local.

O alerta para o socorro foi dado às 06h45.

A GNR tomou conta da ocorrência.

PAN pediu esclarecimentos sobre obras que decorrem nos terrenos junto do tribunal de Famalicão

A Comissão Política do PAN, em comunicado enviado às redações, diz ter sido alertada pela comunidade local para os trabalhos que estão a ser desenvolvidos nos terrenos junto ao tribunal, para a construção de uma superfície comercial.

Em causa está a movimentação de terras que terá provocado um “grande impacto na morfologia do terreno, nomeadamente pelo aterro de parte do leito da linha de água existente no lado poente deste espaço”.

De forma a clarificar toda a situação, o PAN informa que solicitou esclarecimentos ao executivo com vista a obter confirmação sobre parecer positivo quer da Câmara Municipal quer da Agência Portuguesa do Ambiente.

Uma vez que no local existem charcos, o PAN quer ainda saber “se foi feito algum levantamento das espécies existentes nesta zona e que soluções foram delineadas para proteger as mesmas”.