Inscrições para a Jovem Orquestra de Famalicão abrem segunda-feira

As inscrições para a 5.ª edição da JOF – Jovem Orquestra de Famalicão abrem no dia 17 de abril e decorrem até 14 de maio, online em: https://www.famalicao.pt/jovemorquestrafamalicao.

Este estágio de orquestra sinfónica de curta duração é dirigido a jovens instrumentistas, com formação pré-universitária ou residentes em Vila Nova de Famalicão. De caráter anual, é organizado pelo município através da Casa das Artes e é dirigido pelo maestro José Eduardo Gomes, recentemente laureado com o 1.º prémio no European Union Conducting Competition, tendo ganho igualmente o prémio Beethoven no mesmo concurso. É maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP, professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalha com as várias orquestras.

Para os músicos validarem a candidatura, destaca-se a obrigatoriedade de ser anexado no formulário de inscrição o respetivo comprovativo de matrícula, referente à situação de cada instrumentista no momento de inscrição do estágio.

O estágio está aberto até ao número máximo de 87 vagas e decorrerá de 29 de agosto a 3 de setembro de 2023.

Estão já previstos dois concertos na Casa das Artes de Famalicão no dia 1 de setembro (21h30) e 2 de setembro (18h00) com a execução da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler, além de uma outra obra a incluir pela direção artística.

Ecossistema cultural

O Estágio JOF procura responder a características únicas do território de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto pelas seguintes entidades: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Sabendo que muitos destes alunos do concelho de Famalicão têm prosseguido estudos e carreiras profissionais por outras instituições em Portugal e por toda a Europa, o Estágio JOF procura valorizar estes jovens músicos.

O Estágio JOF destina-se aos jovens instrumentistas de Vila Nova de Famalicão, especializados nos instrumentos de orquestra, preferencialmente: instrumentistas profissionais, com formação superior concluída e com menos de 30 anos de idade, à data de realização do estágio, que tenham feito formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão ou residentes no concelho; instrumentistas com a formação pré-universitária concluída até 14 de maio de 2023 e/ou instrumentistas em formação no ensino superior (bacharelato/licenciatura ou mestrado) no ano letivo 2022/2023, com menos de 30 anos de idade, que tenham feito formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão ou sejam residentes no concelho; ou músicos em formação pré-universitária no ensino profissional ou artístico especializado em Vila Nova de Famalicão, a residir ou estudar no concelho.

Os candidatos admitidos receberão informação por correio eletrónico até 24 de maio de 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ribeirão: Junta construiu mais de 50 novos gavetões no cemitério

A Junta de Freguesia de Ribeirão, construiu 57 novos gavetões no cemitério local. Esta medida visa evitar a falta de espaço para sepultar os falecidos da comunidade.

Além dos gavetões, foi construído mais um bloco de ossários, devido ao aumento da procura, especialmente com a popularidade da cremação e o depósito de ossadas após os cinco anos de utilização gratuita das campas.

A obra dos gavetões está concluída, e a Junta está agora a regularizar os passeios ao redor do novo bloco. Dois espaços sobrantes serão utilizados para jazigos duplos, que serão colocados em oferta pública após a sua conclusão. A concessão de 17 gavetões já foi aprovada pela Junta.

Famalicão: Ciclista ferido em despiste na N206

Um ciclista ficou ferido, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da bicicleta onde seguia, em plena N206.

O acidente aconteceu na Avenida João XXI, na freguesia de Vermoim, tendo sido acionada para o local uma equipa dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR.

A vítima, depois de socorrida no local, foi transportada para o hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

Famalicão: Praça / Mercado com transmissão do Turquia x Portugal em ecrã gigante

A Praça-Mercado é um dos palcos do campeonato da Europa de futebol que está a decorrer na Alemanha, exibindo todos os jogos, em ecrã gigante. Este sábado, a partir das 17h00, será transmitido em ecrã gigante o Turquia x Portugal.

Nos dias de jogos da seleção são sorteadas duas camisolas de Portugal por todos os que fizerem compras na Praça-Mercado.

Hoje há Marcha LGBTQIAP+ em Famalicão

A marcha do Orgulho LGBTQIAP+ sai à rua na tarde deste sábado, a partir das 15h00, da Praça D. Maria II.

O percurso definido para a 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ passa pela Praça Dona Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Avenida 25 de Abril, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e Praça Álvaro Marques.

A Câmara Municipal vai associar-se ao movimento pela defesa dos Direitos Humanos Universais ao iluminar o edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira arco-íris.

Famalicão: Décima meia maratona faz parte do calendário de competições da World Athetics

A Q8 Meia Maratona de Famalicão vai para a estrada no dia 20 de outubro e faz parte do calendário de competições da World Athetics e, por isso, segue as regras técnicas e de competição mundial de atletismo. Os resultados publicados serão reconhecidos pela World Athletics para todos os seus fins estatísticos, incluindo rankings mundiais e qualificação para campeonatos.

A prova vai iniciar-se às 9h30, na Avenida Brasil, e terminará no parque de estacionamento junto ao Citeve. Para além da distância de 21 km há, novamente, uma corrida/caminhada de 10 km. Esta prova mais pequena é, também, cronometrada; contudo, a pensar em todos os que gostariam de participar, a distância poderá também ser feita a caminhar.

O percurso da 10º edição da Q8 Meia Maratona de Famalicão será o mesmo do ano anterior, sendo assim um trajeto mais plano, o que permitirá a obtenção de novos recordes.

As inscrições para a Meia Maratona de Famalicão já estão disponíveis no site da organização www.runporto.com