João Tinoco sagra-se vice-campeão nacional e Mateus Faia conquista medalha de bronze

João Tinoco, atleta do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, sagrou-se este fim de semana vice-campeão nacional na prova de 200 Costas, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos realizados na Madeira, nas piscinas Olímpicas da Penteada, com uma equipa constituída por 24 nadadores.

João Tinoco também conquistou a medalha de bronze na prova de 50 Costas, apesar de ter realizado o melhor tempo da geral, mas com a sua participação na final A, ficou impossibilitado de conquistar o título de campeão nacional da prova.

Mateus Faia conquistou a medalha de bronze na prova de 200 Bruços, imediatamente atrás dos dois nadadores do Sport Lisboa e Benfica.

Eduarda Silva foi homenageada pela excelente prestação no Torneio Nadador Completo da presente época. De igual modo, a Natação de Famalicão também foi homenageada pela sua prestação coletiva como Clube Formação do escalão de juvenis no Torneio Nadador Completa.

Para o treinador Pedro Faia, “os atletas estão de parabéns, na sua generalidade, na certeza que estes campeonatos nacionais privilegiaram os nadadores que investem na modalidade e trabalham diariamente com um único propósito, ao longo de várias semanas e meses consecutivos. São estes factos que demonstram que só com o investimento no trabalho sério, sistemático e contínuo é possível chegar a patamares de excelência no desporto de rendimento. A natação como desporto individual tem esta vantagem de reconhecer quem está comprometido com o processo. No entanto, não estamos satisfeitos e somos ambiciosos, pelo que iremos continuar o nosso rumo e trabalhar ainda mais e melhor!”

Famalicão: AML apresenta ao diretor do Centro de Emprego as suas inquietações para o futuro

Dirigentes da Associação de Moradores das Lameiras reuniram, na passada quinta-feira, com David Ferreira, diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Famalicão.

Este encontro, que decorreu nas instalações do centro social, permitiu à AML apresentar algumas das suas preocupações sobre a integração no mercado de trabalho e formação profissional dos utentes acompanhados pelos seus gabinetes sociais, cujo raio de intervenção abrange as freguesias de Antas e de Calendário. Também foi analisado o quadro de pessoal da instituição e o seu futuro no que concerne à renovação do mesmo.

Segundo nota de imprensa da AML, David Ferreira, que esteve acompanhado por Hélder Ribeiro, demonstrou abertura para as propostas apresentadas e que serão colocadas em prática nos próximos tempos para benefício dos utentes dos gabinetes e, também, na organização da instituição no que concerne aos seus recursos humanos.

O diretor do IEFP deixou, ainda, uma palavra de apreço ao trabalho desenvolvido pela AML, em especial a articulação com o IEFP no âmbito da formação e, mais recentemente, no programa MAREES no qual a associação foi uma das entidades concelhias que conseguiu “absorver” para os seus quadros um maior número de desempregados, contribuindo para a criação de novas oportunidades de vida para essas pessoas.

Neste encontro, a AML esteve representada pelo seu presidente, Jorge Faria, por Ricardo Ribeiro, secretário-geral, e Liliana Araújo, contabilista.

 

Famalicão: IL condena cenas de violência no centro da cidade por causa do futebol

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal condena «veementemente» as cenas «de pancadaria e violência» que aconteceram na noite deste domingo, perto da Rotunda de D. Sancho I, antes do início da partida entre o FC Famalicão e o Boavista.

Manifestando a sua «solidariedade para com os negócios de restauração locais que sofreram danos», assim como para com os transeuntes que, por momentos, se viram envolvidos em cenas «de extrema violência», a IL reitera a sua preocupação «para com a crescente escalada de violência e degradação no mundo do futebol», com efeitos «nefastos na sociedade civil».

A Iniciativa Liberal – Famalicão apela a que as forças de segurança aumentem os perímetros de segurança nas áreas circundantes dos estádios de futebol, particularmente nos locais que possam ser pontos de encontro de adeptos «radicalizados e que levem a estas situações». Por outro lado, chama a atenção aos órgãos que tutelam e participam no futebol «que ajudem a reduzir o clima de tensão que parece empurrar mais adeptos para a violência e não para o convívio pacífico e imbuído do espírito de “fair-play”».

 

 

Famalicão: Samuel Costa reage às denúncias de assédio sexual e garante que nada fez «de ilegal ou incorreto»

Samuel Costa, suspenso do cargo de diretor desportivo de futebol feminino do Famalicão, após denúncias de assédio sexual, reagiu este domingo, em comunicado, às acusações de que é alvo. Garante nada ter feito de «ilegal ou incorreto» e fala de «um inqualificável atentado» contra a sua honra, «percurso profissional e consideração pessoal».

Samuel Costa promete que «sobre estas notícias baseadas em inverdades e incorreções agirei no momento certo, e no local próprio, para que nada ficar por esclarecer».

No comunicado, escreve, ainda, que confia «absolutamente na justiça dos homens, com ela colaborarei, como é meu dever, e estou plenamente confiante, porque nada fiz de ilegal e incorreto, que serei completamente absolvido do presente processo». Deste modo, prossegue, «irei lutar com serenidade, mas com todas as minhas forças, convicção e determinação para esclarecer a verdade dos factos, colaborar com a justiça e reconquistar os princípios que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional».

Samuel Costa terá sido denunciado pelo mesmo grupo de jogadoras que acusaram o treinador Miguel Afonso, relatando situações que ocorreram na época desportiva 2020/2021, quando representava outros clubes que não o FC Famalicão.

Famalicão: Colheita de sangue em Calendário

Esta quarta-feira, dia 5 de outubro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na freguesia de Calendário.

A iniciativa decorre na sede do agrupamento do CNE 291 desta localidade, entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Aberta à população em geral.

 

Famalicão: Joana Monteiro é vice-campeã nacional de XCO

A famalicense Joana Monteiro, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, sagrou-se vice-campeã nacional de BTT XCO, nos Campeonatos Nacionais que se realizaram este domingo em Marrazes, Leiria.

Joana Monteiro, que no sábado também subiu ao segundo lugar do pódio no Nacional’ de XCC, voltou a igualar o feito no Campeonato Nacional de BTT XCO, assegurando o título de vice-campeã.

A ciclista fez o percurso em 1:40.31h, apenas superada por Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team).