Jorge Silva toma posse esta sexta-feira para novo mandato no FC Famalicão

Na noite desta sexta-feira, a partir das 21 horas, o auditório da Fundação Cupertino de Miranda é palco para a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Futebol Clube de Famalicão, eleitos a 19 de dezembro do ano passado.

Jorge Silva, na Direção, Rui Maia, na Assembleia Geral, e André Vieira de Castro, no Conselho Fiscal, são reconduzidos para um novo mandato.

A cerimónia de tomada de posse é aberta aos sócios e simpatizantes do clube.

Famalicão: Bombeiros alertados para fuga de gás em Novais

Na tarde deste sábado, cerca das 17h30, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram alertados por um popular para uma fuga de gás, a ocorrer na Rua da Corredoura, na freguesia de Novais, em Famalicão.

A situação, que se verificou numa zona habitacional, terá sido ultrapassada sem registo de feridos.

Cerca de uma depois do alerta, a equipa dos Bombeiros Voluntários de Famalicão deu por concluído os trabalhos, no entanto, no local manteve-se a GNR que aguardou pela equipa da Portgás.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão x Benfica de entrada gratuita para os sócios

Ao final da manhã deste domingo, a equipa feminina do FC Famalicão recebe o campeão em título. A partida com o Benfica, da décima quarta jornada da Liga BPI, está marcada para as 11 horas, no campo n.º 2 do Estádio Municipal. Os sócios têm entrada gratuita e o bilhete para o público tem um custo de 3 euros.

A equipa visitante lidera o campeonato, com 37 pontos, enquanto que as famalicenses ocupam o décimo lugar (zona de despromoção), com 6 pontos.

Famalicão: Trabalhadores da Cabelte em Ribeirão anunciam greve

Os trabalhadores da Cabelte, em Ribeirão, vão avançar com uma greve que decorrerá em dois períodos: de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro e de 7 a 11 de Fevereiro. A paralisação, com duração de duas horas por turno, foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE NORTE).

Entre as reivindicações, destacam-se o aumento salarial, a implementação da 5.ª diuturnidade – um prémio de antiguidade – e a redefinição do horário das horas noturnas, de forma a abranger o período a partir das 20h00.

A greve abrange também a fábrica da empresa em Arcozelo.

 

Famalicão ganha 1 ponto em empate sem golos com o Estrela da Amadora (0-0)

O FC Famalicão e o Estrela da Amadora protagonizaram, na tarde deste sábado, 25 de janeiro, um empate sem golos no Estádio Municipal, em jogo a contar para a 19.ª jornada da I Liga.

Num encontro marcado por escassas oportunidades de golo, a equipa da casa pressionou mais na segunda parte, mas não conseguiu traduzir esse domínio em golos. Aos 74 minutos, Gustavo Sá teve a melhor oportunidade do jogo, num remate defendido de forma espetacular pelo guarda-redes do Estrela da Amadora, seguindo-se aos 86′ uma nova tentativa flagrante que ficou por concretizar.

Na 20ª jornada, a equipa de Hugo Oliveira vai defrontar o Boavista, em partida marcada para sexta-feira a partir das 20h15.

Atualmente o Famalicão ocupa o 12º lugar da tabela classificativa com 21 pontos.

Dupla de irmãos famalicenses cria música para levar à Eurovisão 2025

Tiago e Rita Sampaio, uma dupla de irmãos naturais de Famalicão, são os autores de “Voltas”, uma das canções que integram o alinhamento do Festival da Canção 2025.

A composição vai estar presente na primeira semifinal, a realizar-se no dia 22 de fevereiro, com o objetivo de conquistar um lugar na final de 8 de março e, eventualmente, representar Portugal na Eurovisão.

A edição deste ano do Festival conta com 20 canções, 14 das quais criadas por autores convidados pela RTP e seis provenientes de candidaturas abertas.

A primeira semifinal será apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato, enquanto a segunda, marcada para 1 de março, contará com Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo. A grande final será conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

 

Associação famalicense HumanitAVE avança com a construção de 11 furos de água na Guiné-Bissau

A HumanitAVE, associação famalicense com sede na freguesia de Pedome, deu início à construção de 11 furos de água potável em diversas tabancas da Guiné-Bissau. O projeto, denominado “Água é Vida”, resulta de uma parceria com a empresa Forage Sisteme, responsável pela execução das obras, e da generosidade de 15 entidades que se juntaram à causa e financiaram as empreitadas.

Os furos serão implementados em comunidades carenciadas, incluindo Sambuia, Talicó, Tabadjan, M`Benha, Seenquer-Bá, Bambaia, Quicir, Djambam, Suar, Sano e Massacunda. A iniciativa, que arranca na próxima segunda-feira, visa proporcionar acesso a água potável a populações que até agora enfrentavam sérias dificuldades para obter este recurso essencial.

Segundo a HumanitAVE, o projeto é um desafio ambicioso que exige planeamento e acompanhamento rigorosos, mas promete transformar a qualidade de vida das comunidades beneficiadas.