José Viale Moutinho vence pela segunda vez Prémio Camilo Castelo Branco

“Monstruosidades do Tempo do Infortúnio”, de José Viale Moutinho, venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, instituído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela Associação Portuguesa de Escritores (APE). A entrega do galardão está marcada para novembro, durante a Semana do Conto, organizada pela Casa de Camilo.

A atribuição do prémio a José Viale Moutinho, que o conquista pela segunda vez, foi decidida por unanimidade a 24 de setembro, em reunião do júri, composto por Fernando Batista, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho.

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, instituído em 1991, destina-se a galardoar anualmente uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro, 1.ª edição, no decurso do ano de 2018. O valor monetário deste Grande Prémio é de 7.500 euros para o autor distinguido.

Ficcionista e poeta, José Viale Moutinho é autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Vídeo: Transporte insólito de bicicleta por estradas famalicenses torna-se viral nas redes sociais

O transporte insólito de uma bicicleta, em plena N206, na freguesia de Cavalões, ficou registado em vídeo e já se tornou-se viral nas redes sociais.

Conforme é possível ver nas imagens, a bicicleta foi transportada pela estrada nacional com o apoio da mão do passageiro de uma viatura que seguia a par dela.

Apesar de perigosa, o método utilizado para o transporte do veículo de duas rodas mereceu a atenção de quem ali passava.

Famalicão: Auchan prepara-se para aumentar a galeria comercial

O Auchan de Vila Nova de Famalicão está a preparar a expansão da galeria comercial. O espaço, para além de albergar o hipermercado, conta atualmente com mais de 20 lojas.

Para além da expansão da galeria, os responsáveis da Auchan Retail Portugal comprometem-se a realizar as intervenções necessárias para a adaptação da rede viária e a criar mecanismos para uma utilização mais eficiente do estacionamento, como é exemplo a colocação de placas informativas com o número de lugares disponíveis.

O projeto de expansão vai esta quinta-feira a reunião do executivo municipal.