Jovem promessa do futebol australiano assina pelo F.C.Famalicão

Ryan Teague é Futebol Clube de Famalicão. O médio australiano, de 18 anos, atuava no Sydney FC, atual líder da Liga Australiana, clube pelo qual assinou contrato profissional com apenas 16 anos, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a assinar vínculo profissional com um clube do principal campeonato da Austrália.

Ryan Teague participou recentemente no Campeonato do Mundo de sub-17, que decorreu no Brasil, competição na qual ostentou a braçadeira de capitão da seleção australiana.

“Estou muito empolgado com este novo desafio. O FC Famalicão é um clube que está a possibilitar a vários jovens mostrar a sua qualidade num campeonato muito competitivo”.

Famalicão: «Queremos ganhar e fazer os adeptos felizes»

O defesa central garante que a equipa preparou-se bem esta semana e promete uma boa resposta diante do Estrela da Amadora, este sábado, em casa, às 15h30. Conhece o adversário que define como uma equipa que joga recuada, com uma linha de cinco atrás. «Temos tido algumas dificuldades contra equipas como o Estrela», por isso, «temos que estar concentrados, ter mais paciência com bola, ajudarmo-nos uns aos outros e atacar os espaços. Coisas simples, mas temos que fazer melhor», atira.

O internacional albanês, titular do FC Famalicão, diz que a equipa famalicense vai trabalhar para os três pontos. «Uma vitória que precisamos há já algum tempo». Admite que os adeptos não têm andado felizes com os resultados, mas pede que continuem a dar apoio. «Precisamos dos nossos adeptos, principalmente nos momentos de grande dificuldade», expressa, em língua portuguesa.

Este é o terceiro ano que Enea Mihaj ostenta o emblema do FC Famalicão ao peito, um clube e uma cidade «onde cresci como jogador e pessoa». Como um dos capitães, sente «orgulho», mas realça que todos têm que estar unidos e a puxar para o mesmo lado, ou seja, «ajudarmo-nos uns aos outros a fazer melhor», afirma, em declarações às redes sociais do clube.

Esta é a 19.ª Jornada da Liga Betclic. O FC Famalicão, que não vence desde novembro (2-3, na Vila das Aves) é 11.º, com 20 pontos, e o Estrela da Amadora é 14.º, com 16 pontos.

Famalicão: Riba d´Ave (1.ª) e FAC (2.ª) tentam regressar às vitórias fora de portas

Na noite deste sábado, o Riba d´Ave/CSJ Group visita a ilha do Pico, para defrontar o Candelária. Esta partida, da décima segunda jornada do Campeonato Placard, está agendada para as 21 horas (Continente).

Depois do desaire caseiro (1-2) com o Sporting, partida marcada pela contestação ribadavense ao golo que valeu a vitória aos visitantes, a formação de Raul Meca vai tentar regressar às vitórias. Riba d´Ave e Candelária somam os mesmos pontos (9).

Na 2.ª divisão, zona norte, cumpre-se a décima terceira jornada. O FAC, depois do desaire caseiro (2-4) com o CD Póvoa joga no sábado, às 18 horas, em casa da Académica. A equipa de Coimbra é décima primeira, com 14 pontos, enquanto que o Famalicense luta por um lugar de promoção, ocupando o quarto lugar, com 23 pontos.

Famalicão: Oliveirense e Bairro jogam para a Taça AF Braga no domingo

Este fim de semana jogam-se os dezasseis avos de final da Taça da Associação de Futebol de Braga. O concelho de Famalicão tem, apenas, duas equipas em prova e ambas jogam no domingo.

A AD Oliveirense, segunda classificada da pró nacional, visita o Arsenal Crespos, da 1.ª divisão. O encontro está marcado para as 14h30. À mesma hora, o Bairro, da divisão de honra, recebe o S. Paio D´Arcos, da pró nacional.

Pela realização desta eliminatória, os campeonatos distritais seniores não se realizam este fim de semana.

Famalicão: AF Braga homenageou João Pinheiro que sonha arbitrar a final de um Campeonato Mundo

João Pinheiro foi promovido à elite da UEFA, o patamar mais alto da arbitragem internacional, e por essa razão foi homenageado pela Associação de Futebol de Braga, numa cerimónia onde estiveram presentes os órgãos sociais; o vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira; o vice-presidente da APAF, Gustavo Sousa; representantes dos núcleos de arbitragem do distrito, árbitros e observadores.

Habilitado a dirigir qualquer encontro organizado pela UEFA e pela FIFA desde 01 de janeiro de 2025, o árbitro de 37 anos confessou que foi «uma alegria imensa atingir o topo da arbitragem» e prometeu «representar ao máximo Portugal nas várias competições», com a ambição de marcar presença num jogo decisivo de um Mundial. «É um feito grande estar na Liga dos Campeões, mas estar num Campeonato do Mundo e na final é o sonho de qualquer árbitro. Quando falo com os meus colegas da Elite, o grande objetivo deles é a final do Campeonato do Mundo. É o topo dos topos», realçou João Pinheiro. O árbitro residente em Famalicão reconhece que «é difícil, mas é exequível. Enquanto houver esperança, vamos lutar por ele. O Mundial torna-se mais difícil do que o Europeu em virtude das vagas, porque há uma limitação de vagas a nível de árbitros de Elite. Desses cerca de 30 árbitros vão 9 ou 10. Por isso é uma luta difícil, mas vou lutar muito por isso», avançou.

O homenageado, que é associados do Núcleo de Árbitros de VN Famalicão, confessou que entrou na arbitragem como hobby, «algo para me preencher, porque como jogador não era muito bom. Rapidamente se tornou uma paixão, que até aos dias de hoje continua. Chegar à categoria de Elite era um sonho», referiu o árbitro.

Segundo o presidente da AF Braga, Manuel Machado, a promoção de João Pinheiro à categoria de Elite da UEFA é um «feito que prestigia o futebol português, a arbitragem nacional e do distrito», reconhecendo-lhe «um percurso que granjeia o respeito de todos», marcado pela «postura firme e equilibrada em campo».

Domingos Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, considerou João Pinheiro uma «inspiração para a arbitragem portuguesa», pela «capacidade de trabalho e vontade de continuar a aprender».

No tributo, que decorreu no auditório da AF Braga, o presidente da AF Braga, Manuel Machado, presenteou João Pinheiro com um troféu desenhado exclusivamente para a cerimónia – um apito sobre um campo de futebol. O juiz ofereceu ao presidente da AF Braga a camisola que usou na final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o SC Braga.

A relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro».

No final da cerimónia, João Pinheiro foi questionado sobre a arbitragem nacional. Em resposta, disse que «em Portugal, a relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro». E atribuiu essa melhoria «ao um trabalho feito pela Federação». Apesar de sentir que «há mais respeito entre nós, não somos imunes à crítica. Logo que a crítica seja de uma maneira respeitosa, temos que aceitar, como qualquer profissão», referiu João Pinheiro.

 

Famalicão: Equipa sub-17 já tem calendário para o apuramento de campeão nacional

Está definido o calendário da fase de apuramento de campeão nacional sub-17, que começa já este fim de semana, mas a partida de abertura do Famalicão, em casa do Real SC, foi adiada. Deste modo, no “primeiro” jogo o Famalicão recebe o Vitória FC. Na terceira jornada visita o Sporting, segue-se a receção ao Benfica e, na quinta jornada visita Guimarães, para defrontar o Vitória SC.

O confronto com o Porto, em casa, acontece na sexta jornada. Nas últimas rondas da primeira volta, a equipa treinada por Fábio Brito joga fora com o Leixões, recebe o Casa Pia e, por último, visita Braga.

 

Cláudio Pereira vai arbitrar o FC Famalicão x CF Estrela da Amadora

Cláudio Pereira da Associação de Futebol de Aveiro foi o escolhido para arbitrar a partida entre o FC Famalicão e o CF Estrela Amadora, este sábado, às 15h30, numa partida da 19ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Fábio Silva e Sérgio Jesus serão os árbitros assistentes, Fábio Melo o quarto árbitro.

No VAR e AVAR estarão Manuel Oliveira e Hugo Santos, respetivamente.