
Numa visita às corporações de bombeiros de diversos concelhos do distrito, o cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Braga, Areia de Carvalho, disse que os bombeiros voluntários deveriam usufruir da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, ou terem acesso a um estatuto favorecido no processo de aposentação.
«Portugal precisa dos bombeiros voluntários e o Estado tem de saber recompensá-los devidamente pelo serviço que prestam à comunidade», defendeu.
Na campanha para as eleições legislativas de 30 de janeiro, Areia de Carvalho confessou que «tenho de destacar o voluntariado dos bombeiros portugueses, que é uma característica rara no mundo. O trabalho daqueles que doam o seu tempo e a sua disponibilidade ao bem comum é algo que não tem preço», considera Areia de Carvalho, para quem «se não fossem os bombeiros voluntários e o voluntariado que os bombeiros fazem os serviços noturnos e de fim de semana não seriam prestados».
Areia de Carvalho lembra que cerca de 90% das funções da proteção civil são desempenhadas pela sociedade civil, nomeadamente através dos bombeiros voluntários.
Com base neste exemplo, o candidato adianta que o CDS-PP assume o compromisso de, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, encontrar soluções que recompensem os bombeiros voluntários pelo serviço público que prestam à comunidade.
No próximo sábado, dia 22 de janeiro, Areia de Carvalho terá a seu lado o líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, numa ação de campanha no Mercado Municipal de Braga.