
Uma delegação da CDU (Coligação Democrática Unitária) reuniu, esta quarta-feira, com Afonso Cerejeira, um lousadense autor de uma petição que exige uma alternativa à travessia do Rio Ave, de ligação aos concelhos de Santo Tirso e Trofa, permitindo que a Ponte da Lagoncinha, em Lousado, seja apenas pedonal.
O encontro aconteceu junto ao monumento e permitiu explicar a posição da CDU que assume que essa alternativa é necessária, devendo contemplar uma via com capacidade para ser atravessada tanto por veículos ligeiros como pesados de mercadorias e de transporte.
A comitiva da CDU, que integrava, entre outros elementos, a candidata famalicense Tânia Silva e Agostinho Lopes, Mandatário Regional da candidatura pelo distrito, garante que tem acompanhado ao longo dos anos este problema «e tem intervindo junto do poder local e do governo central com o objetivo de serem mobilizados recursos para a valorização do espaço envolvente e a construção da nova ponte para a travessia do rio».
«O estado de degradação do monumento» também foi assinalado pelos comunistas que, em nota enviada à redação, apontam culpas os governos do PS, PSD-CDS e aos executivos da Câmara Municipal dos mesmos partidos.