Liga autoriza mais jornalistas nos estádios

Segundo anunciou, esta terça-feira, a Associação de Jornalistas de Desporto (CNID), a Liga de Clubes autorizou o aumento de jornalistas e fotógrafos nos estádios.

Após várias diligências desta associação e de outras entidades, a Liga «compreendeu as necessidades dos jornalistas», lê-se no comunicado do CNID que explica que passa a ser permitida a presença de 15 fotógrafos (eram 7) e 4 repórteres de rádio (eram 3) junto ao relvado.

Na tribuna de imprensa mantém-se a redução para um terço da capacidade, mas agora com máximo de acesso a 40 jornalistas (até aqui eram apenas 25).

 

Seguro e Montenegro querem emigrantes de volta a Portugal

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.

As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.

Governo quer bloquear redes de telemóvel nas prisões

O Governo aprovou uma proposta de lei que permite a instalação de bloqueadores de sinal móvel nos estabelecimentos prisionais, com o objetivo de aumentar a segurança e limitar comunicações ilegais.

A iniciativa integra um conjunto de medidas para combater fraudes nas comunicações eletrónicas, prevendo também o bloqueio ou a ocultação de mensagens suspeitas e a identificação obrigatória dos utilizadores de cartões pré-pagos.

O diploma pretende ainda combater o chamado ‘spoofing’, técnica usada para falsificar números e enganar os utilizadores. A proposta foi acompanhada pela ANACOM e surge numa altura em que o Banco de Portugal alerta para a necessidade de reforçar a legislação nesta área.

Famalicão: Equipa de Hugo Oliveira chamada para prestigiado torneio internacional

O Futebol Clube Famalicão vai participar, de 28 de julho a 1 de agosto, na Como Cup, prestigiado torneio internacional que reúne emblemas de renome internacional. Para além da equipa organizadora e do conjunto treinado por Hugo Oliveira, integram este torneio de pré-época o Crystal Palace Football Club (Inglaterra), Racing Club de Lens (França), Villarreal Club de Fútbol (Espanha) e Al Ula Football Club (Arábia Saudita).

A presença do FC Famalicão neste torneio representa «mais um passo na afirmação além-fronteiras» e o convite surge «após mais uma campanha sólida em Portugal» e pelo facto de ser reconhecido por revelar talentos. «Um argumento forte e que muito nos orgulha, dado ser o devido reconhecimento pela dimensão que já atingimos no panorama internacional», consta de nota de imprensa do clube famalicense.

Recorde-se que o FC Famalicão é um dos projetos desportivos nacionais mais interessantes. Para além dos registos classificativos, que na época que terminou bateu recordes (56 pontos, 5.º lugar, 17 em 34 jogos sem sofrer golos…), o clube tem sido capaz de captar jovens talentos e potenciá-los para o futebol nacional e internacional. Os exemplos passados são vários – Pote, Ugarte, Luiz Júnior, Otávio, Zabiri, Iván Jaime ou Pablo; esta época, pontificam e são cobiçados Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Carevic ou Tom Van de Looi.

Relativamente aos participantes no torneio, os italianos do Como 1907 são um dos mais entusiasmantes projetos da atualidade, com a qualificação para a Liga dos Campeões, dois anos após ter garantido a subida à Serie A e por apresentar um futebol de muita qualidade.
O Crystal Palace FC conquistou, esta época, a Liga Conferência e a Supertaça de Inglaterra. A última época foi igualmente marcante para os franceses do RC Lens. Esta equipa terminou a Ligue 1 na segunda posição e garantiu o acesso à Fase de Liga da Liga dos Campeões, tendo ainda sido o vencedor da Taça.
Os espanhóis do Villarreal CF, onde atua o ex-famalicense Luiz Júnior, foram terceiros da última edição do campeonato espanhol e vão, igualmente, disputar a liga milionária.
A estes clubes, junta-se o Al Ula Football Club. A equipa da Arábia Saudita apresenta um projeto muito interessante num país onde o futebol está em franco desenvolvimento.

Famalicão: CHEGA propõe Voto de Louvor à equipa de Kempo do FAC

O CHEGA vai propor, na próxima reunião da Assembleia Municipal, um Voto de Louvor aos atletas e à direção do Famalicense Atlético Clube (FAC), pelos títulos conquistados no Campeonato Nacional de Juniores, Seniores e Masters de Kempo, realizado no dia 30 de maio, no Pavilhão Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.

O clube famalicense fez-se representar com 7 atletas, conquistando quatro títulos nacionais – Nuno Alves, Ana Felgueiras, Mariana Arantes e Marcos Muondo (todos em Semi Kempo) – e dois terceiros lugares, por Paulo Arantes (Semi Kempo) e Marcos Muondo (Light Kempo)

Como justificação para este Voto de Louvor, o CHEGA fala em resultados «que são o reflexo de um trabalho sério, dedicado e meritório, que enche de orgulho toda a cidade de Famalicão. É importante que o município reconheça publicamente estes feitos, que promovem o desporto, a disciplina e os valores positivos junto da nossa juventude».

Famalicão: Francisco Saldanha vai jogar em Malta

O jogador famalicense, que nas últimas épocas alinhou no Trofense, vai jogar em Malta. Francisco Saldanha, de 25 anos, foi contratado pelo Gzira United FC.

O defesa central, que também pode jogar a médio, jogou, entre outros clubes, no FC Famalicão e Benfica. Foi internacional jovem português por 37 vezes.

Famalicão: Convívio de ex-jogadores do FC Famalicão

No próximo sábado, dia 6 de junho, realiza-se o tradicional almoço das Velhas Glórias do F. C. Famalicão.
Este encontro teve início no longínquo ano de 1993 e está aberto a todos aqueles serviram o F.C. Famalicão.

O almoço de confraternização vai decorrer no Espaço ACAFADO, na Lagoa. A organização convida todos os que serviram “o nosso glorioso clube” a associarem-se a este evento que se realiza sempre no primeiro sábado do mês de junho.