Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

Rali de Famalicão começa com PEC noturna em Fradelos

A edição deste ano do Rali de Famalicão, marcada para os dias 30 e 31 de maio, começa com uma PEC noturna, às 21 horas, na freguesia de Fradelos.

Para este ano, o Team Baia promete uma edição especial, “com um traçado desafiador, inovação e uma dose extra de adrenalina”.

Depois da PEC de Fradelos, o rali prossegue no dia 31 de maio, a partir das 9 horas e, até ao final do dia, com duplas passagens nas PEC Vale d’ Este, Rio Pelhe, Rota dos Moinhos e Rota das Minas.

O Rali de Famalicão é uma das provas mais emblemáticas do desporto motorizado da região. Para além do elevado número de equipas presentes – nas últimas edições perto da centena -, os aficionados são aos milhares.

Famalicão volta a distanciar-se na luta pelo título nacional

Fechada a sexta jornada da fase de apuramento de campeão nacional da segunda divisão de futsal, o FC Famalicão volta a distanciar-se na frente da classificação.

Depois da vitória, 4-3, sobre a UP da Venda Nova, a formação treinada por Paulo Roxo passa a somar 13 pontos, mais quatro que o Portimonense, Rio Ave e CS São João.

Na difícil vitória do passado sábado, Romário, Amílcar e Diogo, por duas vezes, foram os autores dos golos.

Famalicão: Riba d’ Ave vence adversário direto na luta pela permanência

Na noite deste sábado, a equipa de Raul Meca conseguiu uma importante vitória, 6-7, em casa da Juventude de Viana, adversário direto na luta pela manutenção.

Com mais três pontos, o Riba d’ Ave subiu ao décimo segundo lugar, com 19 pontos.

Gustavo Pato, Bruno Dinis (2), Nanu Castro e três golos de Franco Pósito valeram a vitória merecida perante um também valoroso oponente. Foi um jogo intenso, quase sempre com os ribadavenses na frente do marcador, excetuando quando os vianenses viraram para um 5-4. Veio a resposta com novo empate no jogo e, depois, o estender do marcador para um 5-7. A Juventude de Viana ainda reduziu para o 6-7 final de grande penalidade, aos 22 minutos.

A seis jornadas do final do campeonato, na próxima ronda o Riba d’ Ave CSJ Group recebe a AD Sanjoanense. Mais um duelo importante para as aspirações ribadavenses, tal como para a equipa de São João da Madeira.

FC Famalicão de luto pelo falecimento de ex jogador

O Futebol Clube de Famalicão está de luto pelo falecimento de Djamel Menad, ex-jogador que representou o clube nas temporadas 1990/91 e 1991/92. O antigo internacional argelino destacou-se ao serviço dos famalicenses na I Liga Portuguesa, sendo amplamente reconhecido como um dos melhores jogadores da década de 90.

Em comunicado, o clube manifestou profundo pesar pela perda e endereçou condolências à família enlutada.

Seleção Sub-21 perde jogo em Famalicão

A seleção portuguesa de sub-21 perdeu 1-0 contra a Roménia, em Famalicão, num jogo de preparação para o Euro2025. O desaire quebrou uma série invicta que durava desde novembro de 2023.

Portugal teve dificuldades em impor o seu jogo e, apesar de uma melhoria na segunda parte, sofreu o golo decisivo aos 89 minutos, com Cristian Mihai a marcar de fora da área.

A equipa de Rui Jorge volta a jogar na segunda-feira contra a Inglaterra, no último teste antes do Campeonato da Europa, que decorrerá em junho, na Eslováquia.

Famalicão: Gustavo Sá joga em casa ao serviço da Seleção e pede o Municipal cheio

A Seleção Nacional sub-21 joga esta sexta-feira, às 18h30, no Estádio Municipal, a partir das 18h30, uma partida de preparação para o Europeu, tendo como adversária a Roménia.

Gustavo Sá vai jogar num palco que bem conhece, tal como o companheiro Rodrigo Pinheiro. Será um momento especial jogar em casa com a camisola nacional ao peito e o médio não esconde que gostava de ver o estádio cheio no apoio à Equipa das Quinas. «Vai ser muito especial jogar no Estádio Municipal de Famalicão. Jogo lá já há três anos e representar a Seleção Nacional nesse estádio vai ser ainda mais especial para mim e para o Rodrigo Pinheiro. Vamos estar a jogar em casa. Apelo, em nome de toda a equipa, a todos os portugueses para comparecerem no estádio. Gostamos sempre de jogar com casa cheia, especialmente quando jogamos em nossa casa».

Sobre o adversário, o jogador do FC Famalicão antecipa dificuldades, mas «o foco tem que estar em nós e vamos sempre olhar para nós primeiro, seja contra que adversário for. Ainda assim, sabemos que a Roménia é uma boa seleção, que se qualificou para o Europeu em primeiro lugar do grupo e vamos ter de ter muita atenção. Queremos melhorar o nosso jogo e vincar os nossos princípios», referiu Gustavo Sá na antevisão a esta partida.

Individualmente, o jogador acredita que esta esta época pode ser de maior afirmação nos sub-21. «Estou muito feliz por estar aqui, como estou sempre que venho cá. É um orgulho estar neste espaço e estou focado nos próximos desafios que temos pela frente». Com os pés bem assentes no chão, reconhece que ser chamado à Seleção A «é uma coisa difícil. Quero afirmar-me aqui, nos sub-21», onde só tem quatro internacionalizações. Por isso, reforça: «quero que esse número aumente bastante. Todos os jogadores pensam e querem a Seleção A, mas neste momento estou focado em crescer neste espaço».