Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

Famalicão: Mafalda é campeã do mundo de Desporto Escolar

Mafalda Mesquita é a nova campeã do Mundo de natação de Desporto Escolar, nos 400 livres.

O feito foi conseguido esta quinta-feira, no decurso dos Mundiais de Desporto Escolar, que estão a decorrer na Roménia.

Mafalda é aluna da Secundária Camilo Castelo Branco e atletas do GD Natação.

Famalicão: Equipa feminina já tem dias e horas para jogar com o Braga, Sporting e Benfica

Já há dias e horas para as primeiras partidas da edição 24/25 da Liga BPI. No principal campeonato nacional feminino, o FC Famalicão terá um início difícil, dado que vai encontrar, nas primeiras jornadas, o Braga, Sporting e Benfica.

Na primeira ronda, a equipa famalicense visita a cidade vizinha no dia 1 de setembro, às 11 horas; depois, no dia 13, às 17 horas, recebe o Sporting; na terceira jornada, visita o campeão nacional Benfica. O jogo está marcado para o dia 21 de setembro, às 15 horas. Ainda em setembro, no dia 29, visita o Valadares Gaia, em partida da quarta jornada, marcada para as 15 horas.

Foto arquivo

Famalicão joga com o Leixões no próximo sábado

No terceiro jogo de preparação para a nova época desportiva, o FC Famalicão recebe, sábado, o Leixões, jogo à porta fechada.

Depois dos duelos com a equipa de sub-23, que venceu, por 4-0, e com o Trofense, também com vitória, por 3-0, o plantel de Armando Evangelista prossegue com a preparação para mais uma presença na Liga.

Depois do Leixões, a 14 de julho, joga com o Penafiel; três dias depois, com o Casa Pia e a 3 de agosto, com o Moreirense, todos à porta fechada.

O jogo de apresentação do plantel aos sócios, realiza-se no dia 30 de julho, às 19h30, no Estádio Municipal. O Deportivo da Corunha é a equipa convidada.

Foto FC Famalicão

Famalicão: Apenas o capitão de equipa poderá dirigir-se ao árbitro

Portugal vai adotar a “regra do capitão” em todas as competições nacionais de futebol. Significa que apenas o capitão de equipa poderá dirigir-se ao árbitro da partida.

A decisão partiu do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Trata-se de uma medida testada no recente Campeonato da Europa e que será aplicada, também, noutros campeonatos europeus.

Caso o capitão de equipa seja o guarda-redes, deve ser nomeado um jogador de campo para dirigir-se ao árbitro no decorrer dos jogos.

Foto arquivo, FC Famalicão

Famalicão: Joane começa Campeonato de Portugal em casa

O GD Joane estreia-se no Campeonato de Portugal diante do Vila Real. O jogo é no Estádio de Barreiros e está marcado para o dia 18 de agosto. Na segunda jornada a equipa de Duarte Nuno visita Viana do Castelo, para defrontar o Vianense, ditou o sorteio que se realizou na tarde desta quinta-feira. Na terceira jornada, recebe o vizinho Pevidém.

A última jornada da 1.ª fase da prova está marcada para o dia 13 de abril, com o Joane a ter uma curta deslocação a Brito.

A equipa de Duarte Nuno, no regresso aos nacionais, está na série A, na companhia de mais treze equipas: Limianos, Atlético dos Arcos, Vianense, Bragança, Dumiense, Pevidém, Os Sandinenses. Vitória SC B, Brito, Tirsense, Vila Real, Rebordosa e Paredes.

 

Famalicão: FAC confirma Viterbo como treinador

Tal como CIDADE HOJE anunciou no início do mês, Miguel Viterbo é o treinador principal da equipa sénior de hóquei em patins do FAC. O clube confirmou a escolha, esta quarta-feira.
Natural de Fânzeres, Viterbo esteve vários anos na AD Valongo e, desde 21/22, treinou os italianos do Bassano, clube que deixou em dezembro do ano passado.
A equipa de hóquei em patins do FAC vai disputar o nacional da 2ª divisão e nos próximos dias serão anunciados os jogadores que farão parte do plantel.