Linha do Minho interrompida após atropelamento mortal

A Linha do Minho encontra-se interrompida, depois do atropelamento de um homem, na localidade de Midões, junto ao apeadeiro desta localidade do concelho de Barcelos.

No local encontram-se elementos dos BV de Barcelinhos, INEM e da GNR.

Desconhecem-se as causas deste atropelamento mortal.

GNR lança operação “Comércio Seguro 2023”

A GNR leva em frente, entre 24 de novembro e 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, com ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas comerciais. O objetivo é garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento do fluxo de pessoas em espaços de comércio, dada a proximidade do Natal, e a possibilidade de existirem mais ilícitos criminais.

Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC).

Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR terá como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.

 

Famalicão: Atriz famalicense dá corpo e alma a tributo ao Minho e às suas mulheres

A Momento – Artistas Independentes, com sede na Lagoa, em Famalicão, apresenta esta sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a peça “Província”. Com interpretação integral pela atriz famalicense Luísa Alves, o espetáculo é uma homenagem ao Minho e às suas mulheres, num tributo que nasceu da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições desta região.

A peça «não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, aos netos», explica o diretor artístico da companhia. Diogo Freitas, que é também o encenador da peça, dá conta que o trabalho que agora é exibido pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

Para este famalicense, o espetáculo confronta o público com «as tradições», com as «razões» que levam uma tradição a «perder-se no tempo» ou sobre a escolha daquelas que «precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração».

Este projeto artístico que, na noite desta sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações nesta cidade, bem como em Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo; e em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão. Por este motivo, a peça será apresentada nestes quatro municípios. A 2 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, segue-se, a 7 de dezembro, no Centro Cultural de Paredes de Coura e, dois dias depois, no Cine Teatro João Verde, em Monção.

Bilhetes à venda nos locais e na BOL: https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=prov%C3%ADncia&dist=0&e=0

 

Aldeia Natal da Trofa abre a 1 de dezembro

A “Aldeia Natal” na Trofa começa a 1 de dezembro e prolonga-se até ao final do mês, com uma programação variada, acolhedora e animada. Tudo concentrado na Alameda da Estação.

A novidade deste ano é a pista de gelo com 200 metros quadrados, de utilização gratuita. Mas não faltam os carrosséis, o street food, comboio de natal, coreto, casa do pai natal, o presépio, a feira do livro, a árvore de 16 metros, o mercadinho de natal e os espetáculos de dança e música.

A Casa do Pai Natal será um dos pontos de visita, entre as 10h30 e as 12h30 e das 15h30 às 19h30, nos fins-de semana de 2 e 3 e de 8, 9 e 10 e na semana de 16 a 23 de dezembro. Nestas datas, as crianças poderão interagir com o pai natal, a mãe natal e com os divertidos duendes.

Esta Aldeia Natal abre a 1 de dezembro, com uma mega parada de natal, com concentração às 15 horas, nos Paços do Concelho, numa iniciativa que juntará o movimento associativo, a comunidade escolar e o público em geral.

A tenda do Mercadinho de Natal será palco de concertos e espetáculos de dança, no feriado, 8 de dezembro, e a Escola MTV4Dance apresenta um espetáculo pelas 17h00. No domingo, 10 de dezembro, será a vez da Alva – Escola de Artes de Palco apresentar um espetáculo de dança, a partir das 16h00. O dia 17 dezembro está reservado para a atuação da Escola Passos de Dança, às 16h00. A terminar, a Orquestra Urbana da Trofa fará um concerto de natal, no sábado, 23 de dezembro, pelas 18h00. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O “Pai Natal sobre Rodas” percorre as ruas nos sábados de 2, 9, 16 e 23 de dezembro, visitando duas freguesias por dia.

«A Aldeia Natal é o nosso objetivo de juntar as famílias num ambiente verdadeiramente natalício, onde as crianças possam se divertir e os adultos possam assistir a concertos, espetáculos e comprar produtos artesanais e locais», salienta Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

O recinto da Aldeia Natal abre ao público de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 22h00. Às sextas-feiras, das 16h00 às 23h00, aos sábados, das 16h00 às 23h00 e aos domingos e feriados, das 10h30 às 22h00.

Casa do Conhecimento da Trofa promove tertúlia sobre empreendedorismo

A Casa do Conhecimento da Trofa recebe, quinta-feira, pelas 18 horas, a 4.ª tertúlia do ciclo dedicado ao empreendedorismo local. O convidado é Paulo Sousa, do Grupo Proef.

CEO do Grupo Proef desde 2000, Paulo Sousa ingressou na Eurico Ferreira, SA, em 1991. Formado em Engenharia pela FEUP e com um MBA em Gestão Financeira pelo IESF, foi o líder que deu origem ao mote “Driving Change Together”.

Sob a sua orientação, o Grupo expandiu-se significativamente, tornando-se internacional, constituído por mais de 20 empresas distribuídas por três continentes. Ampliou o âmbito de atuação da empresa, e de Engenharia e Infraestruturas nas Energias e Telecomunicações, passou também a atuar em setores como os Seguros, Logística, Aluguer de Equipamentos, Indústria, entre outros.

Sob o lema “Uma viagem no tempo…”, a Câmara Municipal da Trofa tem nesta ação um fórum de debate de temas como o empreendedorismo, visões estratégicas, desenvolvimento territorial entre outros tópicos lançados pelos oradores convidados e pelo público.

 

Cinco detidos por tráfico de droga presentes no Tribunal de Famalicão

O Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos da GNR deteve, este domingo, três homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 60 anos, por tráfico de droga.

As detenções aconteceram em Barcelos, no decurso de uma investigação que decorria há cerca de cinco meses, por tráfico de estupefacientes. Dos vários mandados de busca foram apreendidos, entre outros materiais, 152 doses de cannabis folhas, 200 doses cannabis resina, 3 600 euros em numerário, um revolver, munições e três viaturas.

Os detidos foram apresentados esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Famalicão, para aplicação das medidas de coação.

 

PSP apanha seis condutores com excesso de álcool

Durante o fim de semana, a PSP deteve seis cidadãos, com idades entre os 27 e 54 anos, que conduziam veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Os condutores acusaram uma TAS entre 1,33 e 2,29 g/l no sangue. As detenções aconteceram nas cidades de Braga e Guimarães.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.