Luís Portela inaugura ciclo de conferências na Casa do Conhecimento da Trofa

Inserida na inauguração da CdC – Casa do Conhecimento, a Câmara Municipal da Trofa inicia, esta quarta-feira, às 17h30, o ciclo de conferência “Uma Viagem no tempo com…”, nas antigas instalações da Estação Ferroviária da Trofa, tendo como convidado Luís Portela, fundador da BIAL, distinguido com a Chave da Cidade da Trofa, em 2021.

O Município da Trofa promove, desta forma, a primeira edição do ciclo de conferências com empresários, através do qual pretende reconhecer os percursos de empreendedorismo e inovação dos empresários nacionais e proporcionar a partilha de experiências.

Apostando na temática relacionada com o Património Industrial, a CdC da Trofa organizará até ao final do ano, um ciclo de conversas com empresários trofenses sobre a indústria do concelho – passado, presente e futuro.

Na cerimónia de inauguração da Casa do Conhecimento da Trofa estará, também, o Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro.

A sessão será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal da Trofa, através do Facebook Oficial disponível em https://www.facebook.com/cmtrofa e em circuito interno para a rede de CdC da Universidade do Minho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga encerrada este sábado

A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrada até às 08h00 de domingo, devido à falta de pessoal por baixas médicas, informou a Rádio Universitária do Minho (RUM).

Este é o segundo fecho do serviço em setembro. A ULS de Braga está a trabalhar para evitar novos encerramentos.

PJ detém suspeito de atear oito incêndios na zona de fronteira entre Famalicão e Braga.

A Polícia Judiciária deteve um homem de 50 anos, suspeito de provocar vários incêndios nas freguesias de Arentim e Escudeiros, em Braga. Entre 19 de julho e 4 de setembro, foram registados oito incêndios, um dos quais de grandes dimensões, que chegou a ameaçar habitações.

O suspeito, reformado por invalidez, foi detido fora de flagrante delito e é acusado de usar chama direta para atear os fogos durante o dia. A sua atuação pôs em risco vastas áreas florestais.

O homem será apresentado ao tribunal para a aplicação das medidas de coação.

Famalicão: EB 2,3 D. Maria II inaugura novo campo de jogos, esta sexta-feira

Esta sexta-feira, pelas 9h00, será inaugurado o novo campo de jogos da Escola Básica D. Maria II, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

O espaço desportivo, há muito desejado pela comunidade educativa deste estabelecimento de ensino, está preparado para acolher as modalidades de futsal e de salto em comprimento.

A obra resulta de um investimento municipal na ordem dos 150 mil euros e incluiu a pavimentação do campo de jogos, a construção de uma bancada, a colocação de balizas, a construção e adaptação de redes de drenagem de águas pluvais e a colocação de uma caixa de areia para a prática de salto em comprimento.

Modtissimo quer ser referência internacional para as marcas que procuram a sustentabilidade

O salão têxtil Modtissimo abre portas esta quinta-feira, na Exponor, em Matosinhos. Durante o certame, que decorre até sexta-feira, os visitantes podem ver 150 coleções em exposição. O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, visita o salão têxtil na sexta-feira, tal como o vereador do pelouro da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

«Queremos tornar o Modtissimo uma feira de referência na Europa para as marcas internacionais que procuram a produção sustentável», afirma Mário Jorge Machado, presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, entidade que tem sede em Famalicão e é a responsável pela organização da feira. A conjuntura é desafiante, «mas acreditamos no valor desta feira e no seu potencial; queremos que cresça e se torne numa referência europeia», acrescenta Ana Dinis, diretora geral da ATP.

Braz Costa, diretor geral do CITEVE, que também é parte ativa na dinamização do certame, mostra-se «perfeitamente convencido» que esta edição fará prova da resiliência do setor. «A realização do Modtissimo mostra que o setor tem capacidade para lidar com as adversidades e está cá para o futuro». Acrescenta que a feira «tem capacidade para ser a montra das várias componentes do têxtil português e contribuir para afirmar o made in Portugal no estrangeiro». O representante do centro tecnológico para a indústria têxtil acrescenta que «a sustentabilidade é uma parte muito importante» da feira, porque é um desafio «com o qual estamos a viver no momento», mas também será dada importância à entrada das empresas nos mercados de alta tecnicidade, nos mercados do luxo e à digitalização do setor.

Famalicão: Pacheco Pereira, Sampaio da Nóvoa e Jorge Moreira da Silva vão “Pensar o Futuro a Partir de Abril”

José Pacheco Pereira, António Sampaio da Nóvoa e Jorge Moreira da Silva são alguns dos nomes que vão marcar presença no Ciclo de Conferências “Pensar o Futuro a Partir de Abril – De Famalicão Para o Mundo”, que decorre entre 20 de setembro e 6 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Famalicão. A entrada é livre e todas as conferências têm início pelas 18h30.

Esta iniciativa resulta de uma organização do Município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito das comemorações municipais dos “50 Anos do 25 de Abril”, em parceria com o CITCEM – FLUP, o IHC-NOVA de Lisboa, a Associação de Professores de História (AHP) e a Universidade de Paris 8.

No dia 18 de outubro, Pacheco Pereira (político, professor, cronista e investigador de história contemporânea portuguesa) vem falar sobre o “Significado do 25 de novembro de 1975”.

Jorge Moreira da Silva, natural de Vila Nova de Famalicão e atual diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), irá abordar o tema “Ambiente e Sustentabilidade” a 8 de novembro.

Sampaio da Nóvoa, antigo representante Permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) (2018-2021), professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e antigo Reitor da mesma instituição (2006-2013), encerra este ciclo de conferências com uma sessão sobre “A Educação – Dos Desafios de Abril ao Futuro da Educação”, excecionalmente no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel, no dia 6 de dezembro.

O Ciclo de Conferências “Pensar o Futuro a Partir de Abril – De Famalicão Para o Mundo”, envolve um total de seis conferências, com periodicidade quinzenal, sempre às sextas-feiras.

Este ciclo de conferências arranca a 20 de setembro, por António Gonçalves, diretor artístico da galeria municipal famalicense Ala da Frente, que falará sobre “A Arte e a Revolução”.

Os restantes momentos do programa serão protagonizados por Ricardo Noronha, do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC-NOVA de Lisboa), que abordará “Reação Conservadora ao 25 de Abril (28 de setembro de 1974 e 11 de março de 1975)” a 4 de outubro, e Ivan Lima Cavalcanti, investigador no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CITCEM-FLUP), que irá explorar “O Canto de Intervenção Como Meio de Mobilização”, no dia 22 de novembro.

O ciclo de conferências será acreditado com 15 horas, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF), para docentes. Os interessados devem fazer a inscrição na plataforma do CFAEVNF (www.cfaevnf.pt) para obter a acreditação na modalidade de curso de formação.

Banda de Famalicão interpreta “Canções do Mundo” nos 111 anos do Crédito Agrícola do Médio Ave

No decurso das comemorações dos 111 anos da Caixa de Crédito Agrícola do Médio Ave, a Banda de Famalicão dá um concerto, na Praça D. Maria II, às 16h30.

Num registo inédito, a Banda de Famalicão vai apresentar o espetáculo “Canções do Mundo”, com um repertório preparado a partir do convite da administração do Crédito Agrícola.

Neste espetáculo, poderá ouvir canções de Edith Piaf, Louis Armstrong, Maria Callas, Andreia Bocelli, Dulce Pontes, entre outros, nas vozes de Daniela Nunes (Soprano Lírico), Sofia Machado (Mezzo Soprano) e Rui Fernandes (Tenor Lírico).

As comemorações terminam no dia 20 de setembro, com a inauguração da nova sede da CCAM do Médio Ave.