Luso Meteo: Agravamento do tempo – Vem aí muita chuva e vento ao longo da próx. semana devido ao ciclone Kirk

O estado do tempo no Minho, em particular, agravará nos próximos dias, muito por culpa de um “rio atmosférico”, e influência, depois, de um ciclone (Ex-furacão Kirk), que neste momento ainda é um furacão categoria 4, mas irá perder intensidade

Assim a chuva irá cair persistentemente, ora mais fraca, ora mais forte, já a partir deste sábado, com destaque para o início do dia de domingo, e segunda-feira, alturas em que poderá cair com maior intensidade!

Na terça-feira até pode haver um alívio, embora haja nuvens, e seja provável que continue a chover, mas depois, com a aproximação do ciclone Kirk, o tempo volta a agravar para quarta-feira

Na quarta-feira, dia 9 de outubro, é de esperar muita chuva, com risco de inundações (100l\m2, ou mais, em 24h), além de vento com rajadas até 100km/h no Minho – sendo que a chuva se prolonga pelo menos até dia 11, ainda com alguma intensidade, por vezes

É esperada a possibilidade de trovoadas

Deve ser destacado também que o mar estará MUITO agitado, com ondas que, a meio da semana, podem atingir 10 metros a Norte do Cabo Carvoeiro

O IPMA já emitiu avisos amarelos por chuva para este fim-de-semana, devendo ser prolongados, e agravados, ao longo da semana, uma vez que se prevê, de facto, muita precipitação

Nas zonas onde os solos estão mais frágeis, devido aos fogos florestais, há ainda o risco de deslizamentos de terra, e derrocadas

Assim deve seguir os conselhos das autoridades (ANEPC), para evitar danos e prejuízos

  • Para uma previsão completa sobre esta situação meteorológica pode ler no site da Luso Meteo AQUI
  • Para saber mais sobre o furacão Kirk, e a previsão, enquanto se desloca para os Açores, e, posteriormente, para Portugal Continental, pode ler mais AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Um morto e dois feridos em acidente na A3 na Trofa

Uma pessoa morreu e outras duas pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre três veículos, na A3, cerca das 22h00 desta terça-feira. O sinistro ocorreu no sentido norte-sul, ao quilómetro 13.

No socorro estiveram os Bombeiros de Santo Tirso, ambulância de suporte imediato de vida de Santo Tirso e a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Famalicão.

Atropelamento grave na estrada Famalicão – Barcelos (N204)

Um homem ficou em estado grave, ao final da tarde desta terça-feira, na N204, na Várzea, Barcelos.

Segundo avança O Minho, o acidente aconteceu junto ao Restaurante Tropical e a vítima foi transportada para o hospital de Braga pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

A mesma publicação cita o relato de testemunhas que afirmam que a vítima terá sido colhida enquanto atravessava a estrada para ir ao café.

Trofa: GNR deteve dois caçadores

Dois homens de 64 anos foram detidos, na Trofa, por estarem a caçar “em área de proteção”, informou a GNR em comunicado.

A autoridade refere ainda que a detenção ocorreu porque os homens não estavam a “cumprir o distanciamento obrigatório em relação a instalações industriais”.

Aos detidos foram apreendidas duas armas, quatro munições e duas cartas de caçados.

Os homens foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao tribunal.

Família procura Vítor Cardoso que está desaparecido desde segunda-feira

Vítor Cardoso, de 49 anos, está desaparecido desde segunda-feira na zona da Maia. A esposa partilhou um apelo nas redes sociais, pedindo ajuda à comunidade para encontrar o marido, que enfrenta problemas psiquiátricos e é hipocoagulado, uma condição que requer medicação cuidadosa e regular.

Segundo a mulher, Vítor sempre seguiu corretamente a medicação e não apresentou recentemente qualquer sinal de agressividade ou alteração significativa de comportamento. As autoridades locais, nomeadamente a GNR da Maia, já foram alertadas para a situação e estão a acompanhar o caso.

Qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de Vítor Cardoso deve entrar em contacto com o número 937555230, ou diretamente com a GNR da Maia.

Rates: Homem detido por proibir uma das suas quatro mulheres de comer durante três dias

Um homem de cerca de 50 anos, de origem marroquina, foi detido pela GNR, este sábado, em Macieira de Rates, Barcelos, por suspeita de ter deixado uma das suas quatro mulheres, também com 50 anos, sem acesso a comida durante três dias. A denúncia foi feita pelos filhos da vítima, que contactaram as autoridades.

Segundo o Correio da Manhã, o detido vive em Portugal há 20 anos, encontrando-se em situação ilegal no país. Apesar de ser bem visto pela comunidade local, que desconhecia os alegados maus-tratos, o homem vive com as companheiras e respetivos filhos, num agregado familiar de pelo menos 15 pessoas, em condições precárias.

A mesma fonte adianta que a vítima foi encontrada em estado de subnutrição e encaminhada para uma unidade hospitalar. O homem, que se dedica à venda de artigos para o lar e bijuteria, deverá ser presente a interrogatório judicial esta segunda-feira, estando indiciado pelo crime de violência doméstica.

Operação Blackout: Alegado líder de rede de furto e desmantelamento de automóveis fica em prisão preventiva

O alegado cabecilha, de 44 anos, do grupo suspeito de vários furtos de automóveis e viciação dos mesmos, com peças de outras viaturas, ficou em prisão preventiva na noite desta quinta-feira.

A operação “Blackout” teve epicentro em Braga e Famalicão, mas também com buscas em Vila Verde e Esposende. A ação policial, levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, resultou em três detenções e 21 arguidos.

Dois dos principais líderes da rede são de Famalicão e o terceiro de Braga. No decurso da operação foram realizadas 40 buscas e apreendidos 54 mil euros, 26 veículos e equipamentos utilizados para crimes considerados de elevada especialização técnica.