Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares em 2018, 45 foram condenados

Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares do Norte, Centro e Sul abriram, no ano passado, 1.071 processos, mais de metade dos quais (609) no Sul do país e 301 no Norte.

A informação mostra que foram encerrados 957 casos, de onde resultaram 45 condenações, sendo que apenas 14 foram no Conselho Disciplinar do Sul.

A maior parte das condenações (21) foi decidida no Conselho Disciplinar do Norte.

Dos médicos condenados, nenhum foi expulso, mas 13 foram suspensos.

O maior número de castigos foram censuras, tendo sido atribuídas 21, enquanto os restantes 11 levaram uma advertência.

Estes dados não incluem ainda o recente caso do médico obstetra envolvido no nascimento, em Setúbal, de um bebé com malformações, já que o bastonário da Ordem dos Médicos só apresentou queixa ao Conselho Disciplinar do Sul na sexta-feira.

Miguel Guimarães disse que ia pedir ao Conselho Disciplinar do Sul uma reunião “com caráter de urgência” para averiguar se deve ser aplicada a suspensão preventiva do obstetra, considerando que se justifica a “imediata inquirição do médico”.

“Nós tomámos conhecimento das queixas sobre o médico” na quinta-feira, quando foram divulgadas as notícias das queixas que já existiam e da queixa atual, referiu Miguel Guimarães, esclarecendo que a queixa atual não chegou ainda à Ordem dos Médicos, porque “não houve ainda da parte da família uma queixa para o Conselho Disciplinar da Ordem”.

O bastonário sublinhou, no entanto, que não é preciso a família apresentar a queixa.

“Hoje mesmo [sexta-feira] vou solicitar com urgência a abertura de um processo a nível do Conselho Disciplinar”, disse em conferência de imprensa, em Lisboa.

A conferência de imprensa foi convocada para prestar esclarecimentos sobre o caso do bebé nascido em Setúbal com malformações no rosto — sem nariz, sem olhos e com parte do crânio em falta — e que envolvem o obstetra Artur Carvalho, que, confirmou hoje Miguel Guimarães, tem cinco processos disciplinares em aberto no Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos, ao qual se vai juntar um sexto processo relativo a este caso.

O processo relativo ao bebé de Setúbal será o sexto processo daquele médico e o segundo em 2019, tendo os outros acontecido entre 2013 e 2017.

Segundo os dados disponibilizados pela Ordem dos Médicos, 900 casos foram arquivados no ano passado, estando ainda ativos 1.988.

Famalicão: Vigília pela Educação esta sexta-feira no centro da cidade

Ao final da tarde desta sexta-feira, a partir das 18h30, decorre uma Vigília pela Educação que terá lugar na Praceta Cupertino de Miranda, no centro da cidade de Famalicão.

Os promotores, pessoal docente e não docente dos agrupamentos de escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, convidam toda a comunidade (pais, encarregados de educação e alunos) a tomar parte nesta ação “pelos alunos, pela Educação e pela escola pública”.

Esta iniciativa não se restringe ao território famalicense, prevendo-se a presença de profissionais da educação de concelhos vizinhos da Trofa, Braga, Guimarães e Barcelos.

Famalicão: Escola Amiga da Criança entrega 175 certificados

Ao final da tarde desta terça-feira, a Casa das Artes recebeu a quinta Gala Escola Amiga da Criança para entrega dos certificados de participação aos estabelecimentos de ensino aderente à iniciativa.

Durante a gala, promovida pela Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, foram entregues 175 certificados ao longo de uma sessão que contou com a presença, para além da comunidade educativa, de Augusto Lima, vereador da Educação da Câmara Municipal.

O projeto “Escola Amiga da Criança” é uma iniciativa nacional da Confederação Nacional das Associações de Pais, da editora escolar LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. Esta iniciativa reconhece as escolas onde as comunidades educativas se envolvem na concretização de projetos para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar.

Famalicão: São dois os feridos na Urbanização das Bétulas

No decurso de uma ocorrência, a PSP desenvolveu, na tarde desta segunda-feira, na Urbanização das Bétulas, junto à estação ferroviária de Famalicão, uma intervenção não programada da qual há a registar dois feridos e não um, como foi avançado, inicialmente, pelo Cidade Hoje. Tudo terá acontecido devido a desavenças entre vizinhos.

Os feridos, sem gravidade, foram transportados ao hospital de Famalicão.

O acesso esteve interdito naquela zona e das buscas realizadas desconhece-se se há detidos ou apreensões.

Foto arquivo

Protótipo de casaco inovador para bombeiros testado na Escola Nacional de Bombeiros

O consórcio de investigação do DIF-Jacket reuniu-se nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros, em S. João da Madeira, para os ensaios ergonómicos e de fogo, utilizando protótipos do projeto, um futuro equipamento de proteção individual (EPI) para bombeiros. Os ensaios visaram recolher informações dos profissionais sobre os modelos testados em termos de conforto, analisar eventuais otimizações e avaliar a performance.

O CeNTI, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto trabalham no projeto DIF-Jacket desde 2020. O objetivo é desenvolver um casaco para bombeiro, com caráter inovador, cujo principal objetivo é a segurança em diversos cenários de combate a incêndios, ou seja, pretende melhorar significativamente a capacidade de prever como um determinado equipamento protege o bombeiro num determinado cenário.

A otimização do vestuário tem em conta três variáveis: bombeiro + vestuário de proteção + ambiente de incêndio.

 

Portal das Finanças não está a funcionar

O Portal das Finanças está inacessível e, até ao momento, não se sabe o que está a acontecer e não há nenhuma informação oficial.

Além do Portal das Finanças, também o Portal do e-faturas está inoperacional.

Nas redes sociais os utilizadores estão a ser informados que «estão a ocorrer constrangimentos no acesso ao Portal das Finanças. Lamentamos pelo incómodo. Assim que a situação estiver resolvida informamos».

Famalicão: Famalicense vence categoria beleza e saúde do Wedding Awards

Patrícia Vilaça Make Up também venceu o Wedding Awards 2023, na categoria Beleza e Saúde, sendo, assim, mais uma das profissionais recomendadas pelos casais de Casamentos.pt

Este ano cumpriu-se a décima edição desde que Casamentos.pt começou a celebrar estes prestigiados prémios de casamento, conhecidos como Wedding Awards.

Patrícia Vilaça Make Up ostenta, agora, o selo que a credencia como vencedora do prémio e a reconhece, segundo avaliação dos casais, como uma das melhores profissionais de casamentos, na categoria Beleza e Saúde.

O concurso engloba a inscrição de milhares de empresas ligadas ao setor, avaliando também aspetos como a ourivesaria, luas de mel, vestidos, flores e decoração, entre outros.

A Casamentos.pt é um portal nupcial, que faz parte do grupo The Knot WorldWide, cujo objetivo é ajudar os casais a organizar o dia mais feliz das suas vidas. Com presença internacional, o grupo criou uma comunidade nupcial e o maior mercado online de casamentos a nível mundial. Dispõe de uma base de dados detalhada com mais de 700.000 profissionais do setor nupcial e oferece aos casais ferramentas para preparar a sua lista de convidados, gerir o orçamento, encontrar fornecedores, etc.. A The Knot WorldWide opera em 16 países por meio de diferentes domínios, de que é exemplo a Casamentos.pt.