Marcelo faz comunicação ao país para apelar ao voto

Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos cidadãos que exerçam o seu direito de voto nas Legislativas de 2025, marcadas para este domingo. Para o chefe de Estado, trata-se de uma escolha com impacto direto na estabilidade do país.

Numa curta declaração, sublinhou que, numa época de incertezas a nível global, cada voto conta para garantir equilíbrio interno. Lembrou ainda que, segundo a Constituição, não será possível realizar novas eleições até maio de 2026.

39 Comments

  1. Também já falta pouco para ires à vida, mais um com a pensão vitalícia.
    Os meus parabéns.

  2. Joaquim Moreira Brochado abdiqou da reforma deve ser para ajuda do que deu às gêmeas do nosso dinheiro

  3. Vamos votar num candidato que é primeiro ministro que ajudou os amigos a ” roubar “o próprio patrão 😡😡 Onde já se viu isto 😥😥😥😥✈🇧🇷

  4. Joaquim Moreira Brochado 800 paus já e muito boa reforma na cabeça desse burro

  5. Quaze de certeza que vai ficar o que estava para isso não se ia a eleições o nosso país é um espectáculo

  6. Vai Brincar com o Caralho? Os Verdadeiros Portugueses 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 Tem que Trabalhar não Vivem da Subsídidependencia.. . O pior Presidente da República das Bananas…

  7. Quando está calado até começo a gostar da conversa dele !!!! Não passa de 1 cata vento !!! Obrigado de não comentarem o meu comentário !!!!🙏🙏🙏obrigado !!!(os portugueses que votam são adultos K !!!!)

  8. Só te digo os portugueses não andam a brincar! Quem trabalha têm que pagar as suas contas e ninguém nos dá nada!!

  9. Esta criatura não vale merda nenhuma é o presidente mais escumalha e ladrão que já tivemos

  10. 4 milhões para pagar tratamento das gêmeas brasileiras 😡
    Quero uma consulta, tenho de ir a particular pagar 60 euros😡
    Força André Ventura 💪

  11. Joaquim Moreira Brochado devia ir sem nada,já roubou bem o país, só com as gémeas!

  12. Uma das poucas vezes que concordo com ele, vivemos uma sociedade hipócrita que parece avestruz. Tal como diz a Júlia Pinheiro o país está bem e funciona…😤😡🤬

  13. Quando voaram 4 Milhões de euros para ajudar as gêmeas luso brasileiras dos bolsos dos contribuintes nem piaste vai dar banho ao cão 🐕‍🦺

  14. Nada dizes aos portugueses e nem esperança .com a tua pobre riqueza

Deixe um comentário

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Governo quer proibir uso de telemóveis nas escolas

O Governo prepara-se para impor novas regras sobre a utilização de telemóveis nas escolas, com o objetivo de promover um ambiente de aprendizagem mais saudável. A proposta, incluída no programa do XXV Governo Constitucional, prevê a proibição total do uso de smartphones do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, ou seja, até aos 12 anos. Nestes casos, os telemóveis estarão proibidos em todo o recinto escolar.

A partir do 7.º ano, o uso dos dispositivos não será totalmente proibido, mas passará a estar sujeito a regras mais restritivas, promovendo uma utilização controlada e com fins pedagógicos.

No ensino secundário e profissional, a abordagem será mais flexível, com aposta na autoresponsabilização dos alunos. O uso continuará permitido, desde que feito de forma adequada e responsável.

Estas medidas seguem-se às recomendações feitas no início do ano letivo. As autoridades educativas estão a avaliar a sua aplicação nas escolas, sendo que os resultados só deverão ser conhecidos no final do ano escolar.

Mudança na lei: Trotinetes obrigadas a ter seguro já a partir da próxima semana

A partir de 20 de junho de 2025, entra em vigor uma nova lei que obriga algumas trotinetes elétricas e veículos semelhantes a terem seguro de responsabilidade civil.

A medida aplica-se a veículos que:

  • Ultrapassem 25 km/h, ou

  • Pesem mais de 25 kg e excedam os 14 km/h

A maioria das trotinetes comuns ( como os modelos da Xiaomi ) fica fora da obrigação, por serem mais leves e limitadas a 25 km/h.

Já trotinetes mais potentes (como as Dualtron ou Kaabo), scooters elétricas sem matrícula ou veículos modificados terão de ter seguro válido em permanência.

As trotinetes partilhadas estão incluídas, mas a responsabilidade é das empresas operadoras.

O objetivo é proteger vítimas de acidentes e reforçar a segurança nas cidades. A fiscalização começa já em junho e quem não tiver seguro arrisca-se a multas.

Governo quer salário mínimo de 1.100 euros até 2029

O Governo quer que todos os portugueses recebam, no mínimo, 1.100 euros por mês até 2029. A meta está no novo Programa do Governo, entregue na Assembleia da República, e representa uma subida de 20% face ao atual salário mínimo de 870 euros.

O salário médio também deverá crescer para 2.000 euros até ao mesmo ano, o que significa um aumento de cerca de 23,75%. Para os pensionistas, o valor mínimo das pensões deverá chegar aos 870 euros.

Nuno Ribeiro agradece a Famalicão: “Uma noite que vou recordar para sempre”

Nuno Ribeiro deixou uma mensagem de agradecimento ao público famalicense após o concerto de encerramento das Festas Antoninas, que decorreu esta sexta-feira, 13 de junho, feriado municipal.

Sem dúvida uma noite histórica, que eu vou guardar para sempre e espero voltar cá em breve, para cantar para todos vocês. Muito obrigado

O espetáculo, que reuniu milhares de pessoas no Parque da Devesa, marcou o fim de mais uma edição das Antoninas, encerrada com uma sessão de fogo de artifício que iluminou o céu da cidade.

Calor extremo de regresso: Próxima semana terá temperaturas próximas dos 40 graus

Vem aí mais uma semana de calor intenso. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e de Atmosfera, os termómetros vão voltar a ficar próximos dos 40 graus.

O aumento será gradual, sendo que se começa a fazer sentir já este domingo, onde é esperada para Famalicão uma máxima de 30 graus. O dia mais quente da semana será terça-feira, com uma máxima a rondar os 38 graus.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui