Mau tempo: Circulação na Linha do Minho com “bastantes atrasos e perturbações”

A circulação ferroviária na Linha do Minho entre Nine, Viana do Castelo e Valença está a sofrer “bastantes atrasos e perturbações” devido ao mau tempo que se faz sentir na região, disse esta quinta-feira fonte da CP.

Contactada pela agência Lusa, fonte da CP justificou aquela situação com os “constrangimentos” que se verificam no troço eletrificado daquela ligação ferroviária, entre Nine, no distrito de Braga, e a cidade de Viana do Castelo, e que se “repercutem no troço não eletrificado, entre Viana do Castelo e Valença, causando atrasos em cadeia”.

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) disse à Lusa que, face ao mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas, os comboios que ligam Nine (Braga) a Barroselas (Viana do Castelo), no troço eletrificado da Linha do Minho, foram obrigados a “circular a diesel”.

A catenária está cheia de folhas e de ramos de árvores, dificultando a tração elétrica. Nesse sentido, os comboios que ligam Nine a Viana do Castelo estão, desde as 8h, a circular com tração a diesel. A IP está a proceder à limpeza da linha, operação que deverá ser resolvida hoje apesar de estar previsto novo pico de mau tempo para a tarde”, explicou a fonte da IP.

No que diz respeito à circulação rodoviária no distrito de Viana do Castelo, nas estradas sob gestão da IP, a fonte explicou que “apenas a Estrada Nacional 101 (EN101), que liga Arcos de Valdevez a Monção, apresenta “alguns condicionalismos devido a uma derrocada ocorrida durante a madrugada“.

“Cerca das 4h da manhã a estrada esteve cortada devido ao deslizamento de terras. Ainda apresenta pequenos condicionalismos que deverão ficar resolvidos até cerca das 12h”, especificou a fonte.

Famalicão: Casa do Povo de Nine celebra 85 anos

Fundada em abril de 1940 e uma das primeiras a surgir em Portugal, a Casa do Povo de Nine está a comemorar 85 anos de existência.

O programa festivo terá lugar a 11 de maio, com início às 9h45, com uma romagem ao cemitério da freguesia, para recordar todos os dirigentes, sócios e colaboradores falecidos; mais tarde, pelas 10h15, será celebrada uma eucaristia na igreja paroquial, terminando a comemoração com um porto de honra.

Preço dos combustíveis: gasóleo mantém e gasolina sobe (1 cêntimo)

A partir de segunda-feira, 28 de abril, o preço dos combustíveis não será alvo de alterações significativas. O gasóleo deverá manter o preço e a gasolina sobe um cêntimo por litro.

De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava, esta quinta-feira, 1,522 euros, enquanto o do gasolina valia 1,676 euros.

A confirmarem-se estas previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá continuar nos 1,522 €/l enquanto o da gasolina simples 95 poderá subir para 1,686 €/l.

Famalicão: PS denuncia lacunas no serviço da rede Mobiave

Na última reunião de Câmara, o Partido Socialista sugeriu ao município de Famalicão que intervenha junto da Transdev no sentido «corrigir as falhas identificadas» na Rede Mobiave. Os vereadores do PS, pela voz de Paulo Folhadela, dizem ter encontrado lacunas com impacto nos utilizadores, nomeadamente da parte dos estudantes. Falavam de alunos que têm de mudar de autocarro a meio do percurso e de horários desencontrados.

Apesar de reconhecerem como positivo o arranque da rede Mobiave, que aconteceu no dia 1 de abril (cerimónia para a qual lamentam não terem sido convidados), os vereadores do PS dizem ter recebido diversas queixas, nomeadamente para a Escola Dr. Nuno Simões. «A substituição da antiga Linha 41 pelas linhas 250, 353 e 462, considerada suficiente pela Câmara Municipal, não está a corresponder às expectativas dos encarregados de educação e da comunidade escolar», especificam.

O PS cita, ainda, o caso dos alunos da União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, que para acederem à Escola D. Sancho I têm de mudar de autocarro a meio do percurso ou percorrer a pé cerca de 850 metros, «uma situação impraticável, especialmente em dias de chuva ou com o congestionamento matinal que se verifica diariamente no centro da cidade. A tentativa de calcular horários “ao minuto” ignora as condicionantes reais da mobilidade urbana», aponta.

O PS sugeriu que todos os autocarros contribuam para a sustentabilidade ambiental (elétricos ou com soluções baseadas a gás natural).

Este tema foi levantado na reunião de Câmara, desta quinta-feira, e, na altura, o presidente da Câmara assumiu que há ajustes a fazer numa rede que mudou muito, em área abrangida (Famalicão, Santo Tirso e Trofa), no número de quilómetros, de paragens, autocarros e na mudança de horários. O edil disse que estão a ser ouvidas as escolas, associações de pais e utilizadores no geral, no sentido de colmatar as lacunas.

Famalicão: Solenidades dos Passos em Nine

No próximo domingo realizam-se as solenidades do Senhor dos Passos em Nine.

A eucaristia está marcada para as 09h45, mas as celebrações relacionadas com a procissão têm início às 15 horas. Na procissão participarão centenas de figurados, que retratam a vida de Jesus e a época em que viveu; inclui, também, os habituais três sermões: do Pretório, do Encontro e do Calvário.

Foto arquivo

Famalicão: Câmara vai lançar concurso para USF de Nine e Centro de Saúde de Ruivães e Landim

Esta quinta-feira, em reunião de Câmara, vai a proposta de contratar a construção da Unidade de Saúde – USF de Vale de Este (Nine), com um preço base de 1.445.798,56, mais IVA, e prazo de execução de 365 dias.

Trata-se de um edifício de raiz, em terreno disponibilizado para o efeito pelo município de Famalicão, junto ao pavilhão multiusos, também em construção. Num único piso, terá 13 gabinetes, área administrativa e de apoio, zona de espera (também para a infância), sanitários, etc.

O município vai, também, contratar um Centro de Saúde para Ruivães/Landim. O valor em questão é de 1.424,380 euros, mais IVA, com prazo de construção de 365 dias.

O edifício será instalado em terreno disponibilizado pelo município, situado na Avenida 25 de Abril, em Ruivães, junto às instalações do Ruivanense. Num único piso, terá 13 gabinetes, espaços de apoio, área administrativa, receção para adultos e crianças, sanitários e outros espaços.

Nesta reunião vai, ainda, ser votado o projeto de execução de arquitetura e respetivas especialidades para a ampliação e requalificação da Unidade de Saúde de Lousado, no valor estimado de 749 mil euros, mais IVA.

Esta requalificação e ampliação deve-se às necessidades sentidas pelos profissionais de saúde e utentes, estes que têm vindo a aumentar. Numa área com 505m2, serão reorganizados os espaços, melhorada a eficiência energética e a acessibilidade, criar conforto aos utentes e profissionais.

Foto arquivo

Prémio de História Alberto Sampaio com candidaturas abertas até 31 de maio

Abriram as candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio. Os concorrentes podem habilitar-se até 31 de maio.

Os estudos, em língua portuguesa, devem ser enviados para a Academia das Ciências de Lisboa, onde um júri constituído por académicos de universidades, vai escolher o vencedor.

Os concorrentes deverão preencher a ficha de inscrição, no Portal da Academia, contendo os respetivos elementos de identificação e juntando três exemplares do estudo.

O autor do trabalho distinguido recebe 6 mil euros de prémio, patrocinado pelas entidades promotoras que são as Câmaras de Famalicão, Braga e Guimarães, mais a Sociedade Martins Sarmento.

À semelhança dos trabalhos premiados anteriormente, costumam concorrer com dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, relacionados com investigação nas áreas da História Social e Económica, as mesmas do trabalho de Alberto Sampaio.

Recorde-se que o historiador Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, mas viveu também em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em Boamense, onde escreveu a sua obra, parte da qual encontra-se no Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão.