Mau tempo provocado pela depressão Elsa: “Quinta-feira é o dia mais gravoso”

“A depressão Elsa [que está a atingir os Açores esta semana] está muito a norte do território do continente. O que vai afetar mais diretamente o estado do tempo é a passagem de umas ondulações frontais associadas a uma depressão complexa da qual faz parte a Elsa”, começou por explicar o meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA.

Em declarações à Lusa, Ricardo Tavares adiantou que o vento será “moderado a forte e muito forte nas terras altas, com ventos de 95 a 100 quilómetros/hora”.

“O dia mais gravoso em termos de vento e precipitação será o de quinta-feira”, explicou o meteorologista, adiantando que a situação irá manter-se nos próximos três a quatro dias, com “vento muito intenso, precipitação forte e persistente”.

“Prevê-se ainda agitação [marítima] forte também na costa ocidental e amanhã também a costa sul do Algarve será afetada com ondas de sudoeste de quatro a cinco metros”, acrescentou.

De acordo com Ricardo Tavares, foram emitidos avisos amarelos (o terceiro mais grave) para todo o território do continente, tendo em conta a precipitação e a agitação marítima esperadas

Para as regiões Norte e Centro estão emitidos avisos laranja (o segundo mais grave), que serão atualizados consoante o estado do tempo o exija.

“A partir de sábado prevê-se já uma pequena melhoria, não se prevendo a permanência de ventos e precipitação tão forte”, frisou.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

No aviso à população, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Avisa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

O agravamento das condições meteorológicas pode ainda levar a “possíveis acidentes na orla costeira” e a “fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência”.

 

Futebol nacional de luto. Morreu Diogo Jota

Diogo Jota, internacional português e jogador do Liverpool, faleceu na madrugada desta quinta-feira, vítima de um acidente de carro sofrido na zona de Zamora, em Espanha. O atleta, de 28 anos acabou por falecer, assim como o irmão André, de 26 anos, que jogava no Penafiel e, em 2019-2020 representou os sub-23 do FC Famalicão.

Natural do Porto, Diogo José Teixeira da Silva conta com 49 internacionalizações pela seleção A, tendo marcado 49 golos. O avançado jogou, também, pelas seleções jovens, com registo de 30 jogos e 14 golos.

Do seu percurso futebolístico, Diogo Jota jogou no Gondomar, Paços de Ferreira, FC Porto, Wolverhampton e ia para a quinta época ao serviço do Liverpool pelo qual se sagrou, na época passada, campeão de Inglaterra.

Famalicão: Torneio internacional de basquetebol no Pavilhão Municipal

O Pavilhão Municipal recebe, desta sexta-feira e domingo, o Torneio Internacional de Famalicão com as seleções sub-20 de Portugal, Hungria e Eslováquia.

O torneio, de entrada livre, começa às 20h15 de sexta-feira, com a partida entre Portugal e a Hungria; no sábado a Eslováquia defronta a Hungria, às 16 horas; no domingo, às 15h30 começa a última partida: Portugal x Eslováquia.

Organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Basquetebol de Braga, o torneio serve de preparação para os jogos internacionais que a seleção nacional sub-20 terá, de 11 a 20 de julho, na Roménia.

 

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alerta para e-mails fraudulentos

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alerta que estão a ser enviadas mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da ANSR, contendo notificações falsas de coimas e/ou solicitação de pagamento, nas quais é pedido que se carregue num link.

Estas mensagens, avisa a ANSR, são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a fornecer informações pessoais ou realizar pagamentos indevidos.

ANSR alerta que não deve clicar nos links contidos nesses e-mails, nem realizar qualquer pagamento. Por outro lado, informa que as suas notificações são sempre enviadas por correio físico.

Em caso de dúvida, deve contactar a ANSR pelo número de telefone 214 236 800 ou através do e-mail: mail@ansr.pt

 

Famalicão: Pedro Almeida vence jornada do Campeonato Portugal de Ralis

O piloto famalicense (Skoda Fabia RS Rally2) foi o grande vencedor da quarta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis, integrada na primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal. O feito, que fica para a história da carreira desportiva de Pedro Almeida, foi conseguido esta sexta-feira, concluída a última classificativa (Sever/Albergaria).

Aos 27 anos, é a primeira vitória do piloto famalicense numa prova do CPR e logo no Rali de Portugal.

Pedro Almeida fala “de um dia difícil, exigente e longo, mas coroado com uma vitória no Campeonato de Portugal de Ralis. Que grande memória vamos guardar deste Rali de Portugal”.

É esta a primeira reação conhecida – publicada nas redes sociais – do jovem piloto que teve a seu lado António Costa, outro dos vencedores.

Pagamento do IMI alargado até final de junho

Por motivos associados ao “apagão”, o Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado onde explica que «considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho».

Comboios parados em todo o país… e não há serviços mínimos

Os comboios estão parados em todo o país por causa da greve na CP. Segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações a adesão é de 100%.

A greve dos trabalhadores da CP, que se prolonga até 14 de maio, terá um especial impacto esta quarta e quinta-feira, devido ao maior número de sindicatos (14) que aderiram à paralisação.

A esta greve junta-se, hoje e quinta-feira, a paralisação convocada pelo Sindicato dos Maquinistas e, até 14 de maio, a convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.

As greves não têm serviços mínimos, segundo decisão do Tribunal Arbitral.

Os sindicatos estão contra a imposição de aumentos salariais, «que não repõem o poder de compra», querem «a negociação coletiva de aumentos salariais dignos» e a «implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado».