Membros das mesas de voto e funcionários das Juntas de Freguesia vacinados este sábado

Os membros das mesas de voto e funcionários das Juntas de Freguesia serão vacinados este sábado com uma dose de reforço à Covid-19, informa o Ministério da Administração Interna.

Segundo o comunicado enviado às redações, o Ministério reporta que no próximo sábado, a vacinação será dedicada a este universo, que será convocado por SMS, através de agendamento Central. Haverá, ainda, senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.

Trata-se de uma decisão do Governo, que está a ser operacionalizada pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, com o apoio da Administração Eleitoral que está a recolher, junto das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias, informações relativas à identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das autarquias locais que prestam apoio ao ato eleitoral, que pretendam receber o reforço da vacina contra a Covid-19.

Equipa feminina do Famalicão reforça-se com jovem promissora

Gabriela Vinhas, jovem de 17 anos, é reforço do FC Famalicão, para a nova época desportiva.

A jovem, que joga como central, é internacional portuguesa, com mais de uma dezena de chamadas à seleção nacional sub-17. Depois de vários anos ao serviço do Castêlo da Maia, Gabriela tem agora a oportunidade de evoluir num patamar superior do futebol feminino nacional.

Deputado famalicense acusa governo de preparar encerramento da Extensão de Saúde de Fradelos

A ministra da Saúde, em resposta ao deputado Jorge Paulo Oliveira, esclarece o futuro da extensão de saúde de Fradelos e diz que 261 utentes não têm médico de família porque recusaram inscrição na USF de Ribeirão.

O deputado social-democrata solicitou ao Governo que esclarecesse por quanto mais tempo se iria manter a falta de recursos nesta unidade, sem serviços há mais de seis meses, e se a aposta da ministra passava pelo esvaziamento daquela unidade.

A resposta, para o famalicense, «foi esclarecedora». Segundo o Gabinete de Marta Temido, a suspensão dos serviços resulta da necessidade de concentrar serviços como resposta ao combate à pandemia «o que obrigou ao encerramento temporário das unidades mais pequenas, concentrando-se os recursos nas unidades de maior dimensão». A alternativa para os utentes de Fradelos sem médico foi Ribeirão, «sendo que o atendimento para os doentes com dificuldades respiratórias, desde o início da pandemia esteve centralizado na sede do Concelho».

Perante esta resposta, Jorge Paulo Oliveira entende que a ministra da Saúde «nada esclareceu sobre o regresso do médico e do enfermeiro que já estiveram alocados», mas não deixou de salientar que o seu encerramento «está nos horizontes do Governo», porque na resposta ao deputado, pode ler-se «que a extensão de saúde de Fradelos, desde há vários tem como solução definida a inscrição de todos os seus utentes na USF de Ribeirão, sendo que o alargamento de 6 para 7 listas médicas visava a inscrição dos restantes elementos que em 2018 (926 utentes) se encontravam sem médico».

A ministra da Saúde adianta que sempre que se justificar será alargado o número de listas médicas da USF de Ribeirão, para os cuidados médicos e de enfermagem, «aproveitando para responsabilizar diretamente os 262 utentes residentes em Fradelos sem médico atribuído» por recusa a inscrição na USF de Ribeirão, acusa Jorge Paulo Oliveira.

 

Famalicão: Presidente da Câmara alerta Ministro para os problemas das infraestruturas da PSP e GNR de Famalicão e Riba de Ave

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, sensibilizou, esta sexta-feira, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, para a falta de condições dos quartéis da GNR e da PSP de Famalicão, além da adaptação do antigo quartel dos bombeiros de Riba de Ave para a GNR local.

O autarca famalicense aproveitou a presença do Ministro na inauguração do Campus da Proteção Civil, em Bairro.

A propósito da GNR de Riba de Ave, o edil lembrou que o município adquiriu o edifício e está na intenção de o ceder gratuitamente ao Ministério da Administração Interna para que, depois do protocolo entre a autarquia e o Governo, a GNR de Riba de Ave possa ser instalada.

«A Administração Central tem que assumir as suas responsabilidades, sabendo que pode contar com a total abertura da nossa parte», referiu o presidente da Câmara.

Mário Passos pediu a mesma atenção em relação aos postos da PSP e da GNR de Vila Nova de Famalicão, que, segundo a sua análise, precisam de uma intervenção «urgente» de requalificação infraestrutural.

O Ministro demonstrou total disponibilidade para o diálogo com o município e para analisar as necessidades, mas lembrou que os recursos são de todos e têm de satisfazer um vasto leque de problemas.

 

Famalicão ZEN volta para o Parque da Devesa

A sétima edição da iniciativa Famalicão ZEN está de regresso ao Parque da Devesa, após dois anos de interrupção. O evento, que decorre durante este fim de semana (1 a 3 de julho), tem como principal objetivo a divulgação e demonstração de terapias alternativas e complementares, alimentação saudável e produtos naturais.

Para além dos expositores com artigos e serviços relacionados com o bem-estar, o programa compreende várias atividades dinamizadas pelos vários parceiros, em que se destaca a Caminhada Colorida na sexta-feira às 21h30 e o Concerto Viagem Sonora Intimista com Eye Color Dreams no sábado às 21h30; finalizando no domingo pelas 18h30 com a Roda de Cantos e Dança Circular facilitada por Leo Àguilla.

O evento é organizado pela Casa dos 5 Elementos com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão através do Parque da Devesa.

 

Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Mais um reforço para a equipa feminina do FC Famalicão

Mafalda Marujo é o mais recente reforço da equipa sénior feminina do FC Famalicão. A avançada, de 30 anos, chega do Amora FC, com mais de 100 golos marcados nas últimas três épocas.

A jogadora apresenta, ainda, no currículo, três títulos nacional (campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e sete internacionalizações pela Seleção A.

Mafalda junta-se a Raquel Infante. defesa central de 31 anos, que foi anunciada esta quarta-feira.