Mensagem do Papa na missa de Natal: “Agradecer é a melhor maneira de mudar o mundo”

O Papa Francisco proferiu esta terça-feira à noite a sua habitual homilia da noite de Natal, na qual defendeu o “amor incondicional” e “livre” contra a lógica do mercado.

“O Natal lembra-nos que Deus continua a amar a todos, até os piores. O amor dele é incondicional e grátis, mesmo que as pessoas possam ter ideias erradas ou possam ter feito o pior absurdo”, afirmou o líder da igreja católica perante milhares de fiéis reunidos na Basílica de São Pedro, em Roma.

O Papa sublinhou que a “gratuidade desse tipo de amor espalha paz e alegria” contra um mundo actual em que “tudo parece responder à lógica de dar por ter”.

Francisco também pediu aos fiéis para que não se esquecessem de “agradecer”, observando que “essa é a melhor maneira de mudar o mundo”.

Lusa / Público

Famalicão: Cabaz de Natal com sabores locais à venda na Praça

Neste Natal, os Cabazes Made In Famalicão com “Produto Que é Nosso” voltam a estar disponíveis, mas desta vez na Praça-Mercado de Famalicão, na loja Atrium, e também podem ser encomendados através dos telefones 919102306 / 966648245 ou do email produtosmadein@gmail.com.

Os produtores locais e a Câmara Municipal de Famalicão uniram-se para promover a venda de cabazes de Natal que juntam três diferentes opções. O vinho verde da região, os enchidos, o mel, as compotas, os queijos, chocolates ou bolachas tradicionais são alguns dos produtos que se juntam nestes cabazes, diferenciados conforme os produtos em Gourmet, Superior e Premium.

Os promotores consideram que os cabazes são uma excelente sugestão para oferecer neste Natal, promovendo ao mesmo tempo a economia local e os produtores de Vila Nova de Famalicão.

São vários os produtores locais que aderiram à iniciativa, com produtos diferenciados e que reúnem um conjunto de critérios de avaliação e reconhecimento distinguidos com o Selo Made IN Famalicão – Produto que é Nosso.

 

 

 

Famalicão: Álvaro Costa apresenta sabores da quadra natalícia

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça – Mercado Municipal, realiza este mês dois showcookings, de participação gratuita, com sugestões para a mesa de Natal.
A primeira sessão decorreu no passado sábado, com a preparação de aletria com lima e pera, e a próxima é este sábado, a partir das 16 horas, com um Arroz de Galo com Figos Secos.
O programa “Chef Residente” decorreu ao longo do ano, com uma ligação da gastronomia e território.

Famalicão: Concertos de Natal e Mostras Comunitárias no Mercado Municipal

Até ao dia 18 de dezembro, há concertos de Natal na Praça – Mercado Municipal. Atuam 10 coros comunitários famalicenses, aos domingos e feriados, às 16 e às 17 horas. A iniciativa chama-se Comunidades (en)Coro, que surgem em paralelo com as Mostras Comunitárias de Natal, que decorrem das 13h30 às 18h30.

A iniciativa Comunidades [en]Coro é desenvolvida pelo Município de Vila Nova de Famalicão através das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho, desde 2019, e conta este ano, pela primeira vez, com a presença de artesãos, produtores e associações locais.

As atuações arrancaram no passado dia 1 de dezembro, com a atuação da CSIF da Área Urbana (Famalicão, Calendário, Antas, Abade de Vermoim, Brufe e Gavião) e da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos; seguidas, no dia 4, das atuações dos coros comunitários da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro e da CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais.

Já os próximos concertos têm lugar no dia 8 de dezembro e serão protagonizados por cidadãos das CSIFs de Vale do Pelhe (Cruz, Vale S. Cosme, Telhado, Portela, Requião e Vale S. Martinho), e de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege.

Segue-se o domingo, dia 11, em que atuam as comunidades das CSIFs de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e de Landim, Avidos, Lagoa e Seide.

A iniciativa termina no dia 18 de dezembro com os coros da CSIF de Vale do Este (Arnoso Sta. Maria, Arnoso Sta. Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine) e da CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Sta. Maria, Riba de Ave e Pedome.

De referir que os concertos das Comunidades [en]Coro estão a ser transmitidos em direto no site do Município em www.famalicao.pt/diretos e na página de facebook oficial em www.facebook.com/municipiodevnfamalicao.

Famalicão: Assaltaram a igreja de Brufe e roubaram caixa de esmolas

Na madrugada do passado domingo, a igreja de Brufe foi assaltada, tendo sido roubada uma caixa de esmolas.

Depois de partido um vidro, que permitiu o acesso ao interior do local, o alarme disparou, mas os assaltantes ainda conseguiram retirar uma caixa de esmolas, desconhecendo-se o valor furtado.

A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Cantigas de Natal em Joane

A igreja paroquial de Joane recebe, na tarde de domingo, às 15h30, um concerto de “Melodias de Natal” promovido pela Rusga de Joane.

O concerto começa com o grupo anfitrião, a Rusga de Joane, com cantigas tradicionais religiosas, alusivas ao Natal e recolhidas na comunidade e nos cancioneiros populares da região minhota. Nesta iniciativa atua, também, a fadista Patrícia Costa com “Um Natal Português”, apresentando melodias quase perdidas na memória, que devolvem lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.