Mercadona abre nova loja em Guimarães e colabora com o Lar de Santa Estefânia

A Mercadona irá abrir, no dia 5 de abril, em Guimarães, na Rua Eduardo Manuel de Almeida, n.º 530, na freguesia de Urgezes (Cães de Pedra), em Guimarães, o primeiro dos 10 novos supermercados previstos para 2022 em Portugal.

Esta será também a segunda loja da Mercadona na cidade, depois de ter aberto, em junho de 2021, um supermercado na freguesia de Silvares.

No seu plano de responsabilidade social, a Mercadona fará doações alimentares, com bens de primeira necessidade, ao Lar de Santa Estefânia, uma instituição local de solidariedade social. Esta instituição, com mais de um século de existência, é reconhecida pela sua dedicação a crianças e jovens desprotegidos e conta atualmente com cerca de 120 profissionais que prestam serviços diários, em permanência, a mais de mil famílias. Além de várias estruturas e serviços de apoio à sociedade, o Lar de Santa Estefânia conta ainda com uma cantina social que serve mais de 150 refeições quentes por dia.

Em 2021, a empresa doou mais de 1.400 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portuga; em Famalicão, entrega à Associação de Solidariedade Dar as Mãos.

Sofia Cardoso, diretora regional de relações externas Zona Norte de Portugal, afirma que «é com imensa satisfação que celebramos esta colaboração com o Lar de Santa Estefânia, tendo em conta o trabalho essencial de proximidade que realizam junto dos mais necessitados, especialmente das crianças e jovens mais vulneráveis. Por isso, na Mercadona orgulhamo-nos muito de poder contribuir com bens de primeira necessidade para a elaboração das mais de 150 refeições que preparam diariamente para a comunidade».

Com esta nova loja em Guimarães são já 30 os supermercados Mercadona em Portugal. A empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal em 2022 e chegará a 5 novos distritos: Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal e Lisboa.

Em 2021, atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros.

Famalicão: Startup’s mostram projetos a empresários e investidores

No dia 29 de novembro, empreendedores e empresários reuniram-se para uma partilha de conhecimento e de ideias de negócio.

A iniciativa, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MadeIN, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, aconteceu na sede da empresa PARTTEAM, na Lagoa.

Seis startup`s famalicenses deram a conhecer as suas ideias e modelos de negócio no âmbito do tema “Aceleração para a transição digital”. As ideias vão desde a recriação de pele de animais exóticos em laboratório, à visualização em imagem real de arquitetura 3D, entre outros.

«Somos um concelho com um grande dinamismo económico. É importante fomentar a ligação entre as empresas mais experientes no mercado com as que ainda estão a dar os primeiros passos», referiu Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. «Iniciativas como esta são uma mais-valia, pois daqui surgem parcerias de sucesso», acrescentou.

Os Meninos Cantores da Trofa apresentam «Cantata de Pedra»

Depois do sucesso na Fundação José Saramago – Casa dos Bicos, em Lisboa e na Antiga Estação, na Alameda da Estação, chegou a vez da Casa da Cultura receber a interpretação dos Meninos Cantores do Município da Trofa, da «Cantata de Pedra», a partir do livro “José, Será Mago?”, com texto e música de Mário João Alves. O espetáculo decorre este domingo, às 11 horas.

O coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, fundado a 1 de outubro de 1999, foi o primeiro projeto avançado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa. O coro é formado por cerca de 40 elementos e é dirigido desde a sua fundação pela maestrina Antónia Maria Serra.

«Falar nos Meninos Cantores do Município da Trofa é falar, inevitavelmente, em magia. As atuações dos nossos meninos são um orgulho não só para a autarquia, não só para o concelho, mas para o nosso país. O resultado de qualquer atuação é sempre algo brilhante», refere Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa.

Famalicão: Riopele promove coleção nas feiras internacionais

Nos próximos dois meses, a Riopele vai passar por várias feiras, desde Paris, Milão, Munique, Nova Iorque e Tóquio, a promover as propostas para a Primavera-Verão de 2024. Recorde-se que a Riopele exporta mais de 95% da sua produção.

«A Riopele, que exporta atualmente mais de 95% da sua produção e tem mais de 750 clientes ativos em todo o mundo, está empenhada em consolidar a presença nos mercados mais importantes da Europa e aprofundar oportunidades noutros mercados de elevado potencial», desta a empresa de Pousada de Saramagos na sua newsletter.

A Riopele refere que «a ofensiva externa» inicia-se numa das mais relevantes capitais mundiais da moda: Paris. A Fashion Rendez-vous, que na edição de setembro passado contou com a presença de 122 expositores de 14 países e é apresentada, pela organização, como o “complemento perfeito da Première Vision”, está agendada para os dias 6 e 7 de dezembro».

Uma semana depois, a 14 e 15 de dezembro, na mesma cidade, vai estar na Blossom Première Vision, «um evento exclusivo dedicado ao lançamento inicial das coleções.

Já no início de 2023, a Riopele viaja até à Alemanha para a participação na Munich Fabric Start, agendada para 24 a 26 de janeiro. É uma das principais feiras têxteis europeias e só na edição de setembro marcaram presença cerca de 900 expositores.

Segue-se Milão, para a Milano Unica, entre 31 de janeiro a 2 de fevereiro, um certame para empreendedores.

Antes do Modtissimo, em Matosinhos, a 15 e 16 de fevereiro, a Riopele estará de volta a Paris, para a Première Vision, de 7 a 9 de fevereiro.

Recorde-se que a Riopele é especialista em tecidos e emprega atualmente cerca de 1.100 pessoas, tendo anunciado recentemente uma revisão salarial superior a 8%, aumentando o salário mais baixo para 780 euros com efeitos imediatos. Para o presidente José Alexandre Oliveira, a Riopele quis «dar um sinal de que está com os trabalhadores. Precisamos de beneficiar todos os que estão connosco, é nosso dever cuidar da parte social da empresa, tendo em conta o contexto que enfrentamos».

Câmara da Trofa desafia: “Neste Natal seja tradicional, compre local”

Para promover os estabelecimentos comerciais da Trofa, a Câmara Municipal local lança a campanha “Neste Natal, seja tradicional! Compre Local.”

A iniciativa, integrada no Mercado de Natal, tem por objetivo fomentar, promover e dinamizar o comércio do concelho e fidelizar o público, estimulando hábitos de consumo locais.

Aberta a todos os estabelecimentos comerciais, a Câmara Municipal da Trofa oferece sacos alusivos à época natalícia para promoção do comércio local.

Os interessados podem levantar os sacos de Natal, a partir do dia 5 de dezembro, na Antiga Estação da Trofa, nos Paços do Concelho, no Polo do Coronado da Câmara Municipal da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) e na Casa da Cultura da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00 e aos sábados das 13h00 às 18h00).

Mais informações no site Institucional da Câmara Municipal da Trofa.

 

Dia Internacional do Voluntariado assinalado na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa comemora o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro, com uma homenagem a todos os cidadãos que se dedicam à prática do voluntariado no Concelho.

A sessão, intitulada “Sentimentos de um Voluntário”, tem lugar no Auditório Fórum Trofa XXI, pelas 15h00. A primeira parte desta sessão comemorativa será dedicada ao debate e reflexão sobre a temática do voluntariado, nomeadamente, a sua importância para o desenvolvimento local e no seio das diferentes instituições.

«Pela sua dedicação e pelos seus esforços incessantes, todos os voluntários merecem o nosso profundo agradecimento e reconhecimento. Os voluntários são um apoio importante do nosso trabalho, substituindo-se, muitas vezes, às próprias responsabilidades do Estado, e materializando o contributo ativo da comunidade. Sem eles, seriam impossíveis muitas atividades de emergência social e de proteção da dignidade humana», realça Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa tem um Banco Local de Voluntariado aberto à participação de todos os interessados. Mais informações em https://mun-trofa.pt/menu/477/banco-local-de-voluntariado-da-trofa.

 

 

Mercadona apresenta secção Web dedicada ao Natal

Faltando apenas algumas semanas para o Natal, os clientes (chefes) da Mercadona podem encontrar, de forma mais fácil, prática e cómoda, uma seleção de produtos, receitas, propostas de decoração ou até ideias de presentes. A secção web está disponível até ao dia 31 de dezembro.

Implantada com êxito e pela primeira vez no ano passado, esta secção tem como objetivo facilitar a navegação do “chefe” e permitir que encontre o conteúdo dedicado ao Natal, época em que aumenta a procura de informação relacionada com a confeção de refeições, a procura de presentes, entre outros.

Desde uma seleção de produtos de máxima qualidade, receitas, propostas de decoração de mesa a ideias de presentes, estes e outros conteúdos podem ser encontrados na página web corporativa, quer na secção “Conselhos”, quer nesta nova secção natalícia.