Mercadona participa na angariação de fundos da Cruz Vermelha Portuguesa

A Mercadona junta-se, pela primeira vez, à angariação de fundos organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, que se realiza entre os dias 15 e 24 de abril. A empresa coloca à disposição desta campanha todos os seus pontos de venda para esta iniciativa de solidariedade social.

A Mercadona colabora nesta ação disponibilizando os seus recursos para esta grande campanha solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, que os clientes poderão realizar nas caixas de pagamento no momento da compra.

O valor doado será entregue na íntegra à Cruz Vermelha Portuguesa em forma de cartões, que posteriormente são distribuídos aos beneficiários, que poderão utilizá-los para adquirir os produtos de acordo com as suas necessidades.

Um dos compromissos que a Mercadona mantém é o de partilhar com a sociedade parte do que recebe. Com este objetivo, desenvolve um Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares.

Em 2021, doou mais de 1.400 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a mais de 70 cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal, o correspondente a cerca de 23.300 carrinhos de compras.

Em Portugal, a empresa colabora diariamente, a partir dos seus 30 supermercados, com 29 cantinas sociais, tendo estabelecido acordos com estas instituições de solidariedade nas localidades onde está presente, doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas.

Famalicão: Startup’s mostram projetos a empresários e investidores

No dia 29 de novembro, empreendedores e empresários reuniram-se para uma partilha de conhecimento e de ideias de negócio.

A iniciativa, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MadeIN, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, aconteceu na sede da empresa PARTTEAM, na Lagoa.

Seis startup`s famalicenses deram a conhecer as suas ideias e modelos de negócio no âmbito do tema “Aceleração para a transição digital”. As ideias vão desde a recriação de pele de animais exóticos em laboratório, à visualização em imagem real de arquitetura 3D, entre outros.

«Somos um concelho com um grande dinamismo económico. É importante fomentar a ligação entre as empresas mais experientes no mercado com as que ainda estão a dar os primeiros passos», referiu Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. «Iniciativas como esta são uma mais-valia, pois daqui surgem parcerias de sucesso», acrescentou.

Famalicão: Riopele promove coleção nas feiras internacionais

Nos próximos dois meses, a Riopele vai passar por várias feiras, desde Paris, Milão, Munique, Nova Iorque e Tóquio, a promover as propostas para a Primavera-Verão de 2024. Recorde-se que a Riopele exporta mais de 95% da sua produção.

«A Riopele, que exporta atualmente mais de 95% da sua produção e tem mais de 750 clientes ativos em todo o mundo, está empenhada em consolidar a presença nos mercados mais importantes da Europa e aprofundar oportunidades noutros mercados de elevado potencial», desta a empresa de Pousada de Saramagos na sua newsletter.

A Riopele refere que «a ofensiva externa» inicia-se numa das mais relevantes capitais mundiais da moda: Paris. A Fashion Rendez-vous, que na edição de setembro passado contou com a presença de 122 expositores de 14 países e é apresentada, pela organização, como o “complemento perfeito da Première Vision”, está agendada para os dias 6 e 7 de dezembro».

Uma semana depois, a 14 e 15 de dezembro, na mesma cidade, vai estar na Blossom Première Vision, «um evento exclusivo dedicado ao lançamento inicial das coleções.

Já no início de 2023, a Riopele viaja até à Alemanha para a participação na Munich Fabric Start, agendada para 24 a 26 de janeiro. É uma das principais feiras têxteis europeias e só na edição de setembro marcaram presença cerca de 900 expositores.

Segue-se Milão, para a Milano Unica, entre 31 de janeiro a 2 de fevereiro, um certame para empreendedores.

Antes do Modtissimo, em Matosinhos, a 15 e 16 de fevereiro, a Riopele estará de volta a Paris, para a Première Vision, de 7 a 9 de fevereiro.

Recorde-se que a Riopele é especialista em tecidos e emprega atualmente cerca de 1.100 pessoas, tendo anunciado recentemente uma revisão salarial superior a 8%, aumentando o salário mais baixo para 780 euros com efeitos imediatos. Para o presidente José Alexandre Oliveira, a Riopele quis «dar um sinal de que está com os trabalhadores. Precisamos de beneficiar todos os que estão connosco, é nosso dever cuidar da parte social da empresa, tendo em conta o contexto que enfrentamos».

Famalicão: Primeiro Encontro Concelhio de IPSS

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS,) reuniram na Casa do Território (Parque da Devesa), no dia 24 de novembro, para lançamento dos trabalhos de atualização do Diagnóstico Social e de criação do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho.

Neste primeiro encontro concelhio das IPSS estiveram Filipe Almeida e Helena Loureiro, da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

Os participantes apresentaram alguns desafios sociais para Portugal no horizonte de 2030 e mostraram-se disponíveis para continuarem a colaborar no desenvolvimento social do concelho, a partir da Rede Social – Famalicão Comunitário.

Por isso, a atualização destes documentos estratégicos vai ser desenvolvida numa lógica participativa e colaborativa de reflexão e partilha dos agentes envolvidos, a partir de Laboratórios de Desenvolvimento Social.

 

Mercadona apresenta secção Web dedicada ao Natal

Faltando apenas algumas semanas para o Natal, os clientes (chefes) da Mercadona podem encontrar, de forma mais fácil, prática e cómoda, uma seleção de produtos, receitas, propostas de decoração ou até ideias de presentes. A secção web está disponível até ao dia 31 de dezembro.

Implantada com êxito e pela primeira vez no ano passado, esta secção tem como objetivo facilitar a navegação do “chefe” e permitir que encontre o conteúdo dedicado ao Natal, época em que aumenta a procura de informação relacionada com a confeção de refeições, a procura de presentes, entre outros.

Desde uma seleção de produtos de máxima qualidade, receitas, propostas de decoração de mesa a ideias de presentes, estes e outros conteúdos podem ser encontrados na página web corporativa, quer na secção “Conselhos”, quer nesta nova secção natalícia.

 

Famalicão: Balanço positivo da segunda edição da Semana Empresarial ACIF

Um webinar, um workshop e duas conferências marcaram a segunda edição da Semana Empresarial da ACIF – Associação Comercial e Industrial de V. N. Famalicão, com iniciativas nos dias 21, 22 e 24 de novembro na Casa do Empresário e Formação da associação.

Os apoios à internacionalização via E-Commerce, a importância das redes sociais para os negócios, a formação e as novas formas de organização do trabalho foram alguns dos temas abordados ao longo da última semana.

Todas estas dinâmicas foram destinadas aos associados da ACIF, mas também para a comunidade, procurando enfatizar alguns temas de importância para o universo empresarial. O balanço da iniciativa, feito pelo presidente da ACIF, Fernando Xavier Ferreira, é positivo, relevando o crescimento qualitativo desta Semana Empresarial face à primeira edição. «À semelhança do que aconteceu na primeira edição, saio muito satisfeito pela qualidade de todos os oradores convidados e presentes nesta Semana Empresarial, bem como dos temas abordados, lamentando apenas que mais empresários e associados não tenham usufruído destas conferências realizadas», referiu o presidente, mostrando-se otimista para as próximas edições, acreditando que «é pela repetição e insistência do que é bem feito que se conseguem maximizar os resultados».

No dia 21 de novembro, decorreu o webinar “Regime Geral de Proteção de Denunciantes | Whistleblowing”, em parceria com a PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL, que serviu para abordar um tema cada vez mais a ter em conta para as empresas. No dia seguinte, em parceria com a associada Boomer, realizou-se o workshop “Como as redes sociais podem impulsionar o meu negócio?” que possibilitou a obtenção de conhecimentos básicos sobre marketing digital para uma gestão autónoma e eficaz dos canais digitais.

No último dia de iniciativas, 24 de novembro, a Casa do Empresário e Formação recebeu duas conferências. De manhã sobre apoios à internacionalização via e-commerce, com as presenças de Silvina Alves (Triformis – Consultoria em Negócios), Nuno Milagres (ACEPI – Associação da Economia Digital), Vítor Brandão (Drible – Marketing Digital & Branding) e dos advogados Maurício Neves, Joana Freitas Peixoto e Sara Veloso Esteves (PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados).

Já da parte da tarde, o presidente do Município, Mário Passos, abriu a conferência “Formação, Recrutamento e Novas Formas de Organização do Trabalho” que foi moderada pelo vereador da economia e empreendedorismo, Augusto Lima. José de Matos (CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), David Ferreira, (IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional), Joana Antunes (PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados) e Cristina Sousa (Solfut, empreendedora e empresária) participaram nesta conferência.

Famalicão: Inteligência Artificial monitoriza produção e qualidade na Riopele

Os avanços tecnológicos mais recentes da Riopele incorporam um sistema de monitorização digital da produção, por enquanto na tecelagem, mas vai ser alargado a todo o processo produtivo, da fiação à ultimação, e um sistema de inteligência artificial para controlo de qualidade.

José Rosas, responsável da tecelagem, citado pelo Portugal Têxtil, explica que o sistema permite verificar em cada momento o que está a ocorrer em cada máquina, permite efetuar relatórios de performance parametrizável pelo utilizador, relatórios pré-feitos enviados de forma automática por e-mail, dar alarmes quando algo sai fora dos padrões normais, motivos de paragem em tempo real, históricos de artigos, relatórios de andamento de cada rolo de tecido. O responsável nota, ainda, que toda esta digitalização resulta em benefícios ao nível da gestão, «em consequência de um grau de exigência de performance acrescida e necessária para os tempos em que cada minuto conta para um bom resultado operacional da empresa».

A Riopele tem efetuado investimentos significativos na área da tecelagem, nomeadamente ao nível tecnológico. Ao nível produtivo adquiriu várias máquinas de última geração, investimentos que permitiram uma maior flexibilidade e produtividade, um maior controlo tecnológico com recurso a fatores de digitalização, bem como uma maior racionalização da produção, «dando resposta à realidade do mercado, ou seja, entrega rápida ao cliente e qualidade», explica José Rosas.

Até final do ano, a empresa de Pousada de Saramagos vai concluir o projeto de integração da monitorização digital em todo o seu processo produtivo, que inclui fiação, torcedura, tinturaria, tecelagem e ultimação, numa área de 140 mil metros quadrados.

A Riopele investiu, ainda, num sistema de inteligência artificial para o controlo de qualidade, num projeto-piloto que, até ao momento, está instalado em 13 teares. A tecnologia integra um sistema de controlo automatizado de qualidade baseado em visão computacional, com o respetivo software suportado por modelos de inteligência artificial, que deteta em tempo real, no momento da produção, defeitos em cada centímetro do tecido.