O presidente da Distrital do PSD e vice-presidente nacional do partido, Paulo Cunha, participou, no passado sábado, em mais uma ação de campanha de Leonel Rocha.
A coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD/CDS) reuniu, num almoço, três dezenas de empresários, encontro que contou com a presença de Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara de Famalicão, que é mandatário de Leonel Rocha. No dia dedicado à Economia e à Educação, Paulo Cunha explicou porque apoia Leonel Rocha: «conheço-o muito bem e, por isso, estou com ele nesta candidatura. Estou certo que os cidadãos de Ribeirão, no dia 11 de junho, vão dar-lhe as condições políticas que precisa para ser o presidente de junta que Ribeirão merece». O político destacou, ainda, «as competências técnicas e humanas» do candidato que, do seu ponto de vista, «foi e continuará a ser um presidente de junta à altura, competente, qualificado, ambicioso, arrojado e corajoso». O vice-presidente do PSD assinalou, ainda, «que os votos e a maioria que ele receber no dia 11 serão essenciais para Ribeirão. Quero muito que este território não fique a marcar passo, não fique para trás, e de repente estagne e entre no marasmo», disse Paulo Cunha.
No almoço com empresários, que decorreu no Restaurante Sagitário, as acessibilidades foram os temas dominantes, «com vários sublinhados de descontentamento pelas dificuldades de mobilidade entre a zona industrial de Sam e as saídas para a A7 e a A3, problema a que a Administração Central ainda não deu resposta», pode ler-se na nota de imprensa enviada pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão. Uma reivindicação «que não é nova e que vai ao encontro dos anseios da população de uma das localidades mais industrializadas do concelho, com um número significativo de empresas exportadoras e elevados índices de empregabilidade», refere Leonel Rocha.
O dia de campanha, que terminou com uma arruada na Aldeia Nova, começou com uma visita às obras da nova Escola Básica, na qual participaram a diretora do Agrupamento de Escolas, Elsa Carneiro, e os membros das associações de pais, com os quais a candidatura se reuniu de seguida.
A Escola Básica de Ribeirão «é o maior investimento de edificado no concelho, aproximadamente 6 milhões de euros, e entrará em funcionamento em setembro próximo, acolhendo 750 alunos do 5° ao 9° ano de escolaridade». Este investimento na Educação é visto, pelo candidato, «como o mais produtivo que o país pode ter». Por isso, esta intervenção «é uma obra da maior importância para Ribeirão, para a comunidade educativa e, em especial, para os alunos», sublinhou Leonel Rocha, que enalteceu que «a união de esforços entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia a tornou possível».
O edifício conta com 26 salas de aula normais, uma sala multiusos, dois laboratórios, um auditório com 140 lugares, sala de professores e espaços administrativos. A primeira fase das obras, com cozinha, refeitório, bar, polivalente e biblioteca escolar, ficou concluída em 2020. Está a decorrer o projeto da terceira fase, com pavilhão gimnodesportivo, espaços desportivos e arranjos exteriores.