Mercadona participa na angariação de fundos da Cruz Vermelha Portuguesa

A Mercadona junta-se, pela primeira vez, à angariação de fundos organizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, que se realiza entre os dias 15 e 24 de abril. A empresa coloca à disposição desta campanha todos os seus pontos de venda para esta iniciativa de solidariedade social.

A Mercadona colabora nesta ação disponibilizando os seus recursos para esta grande campanha solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, que os clientes poderão realizar nas caixas de pagamento no momento da compra.

O valor doado será entregue na íntegra à Cruz Vermelha Portuguesa em forma de cartões, que posteriormente são distribuídos aos beneficiários, que poderão utilizá-los para adquirir os produtos de acordo com as suas necessidades.

Um dos compromissos que a Mercadona mantém é o de partilhar com a sociedade parte do que recebe. Com este objetivo, desenvolve um Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares.

Em 2021, doou mais de 1.400 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a mais de 70 cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal, o correspondente a cerca de 23.300 carrinhos de compras.

Em Portugal, a empresa colabora diariamente, a partir dos seus 30 supermercados, com 29 cantinas sociais, tendo estabelecido acordos com estas instituições de solidariedade nas localidades onde está presente, doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas.

Famalicão: Têxtil famalicense mostra-se na China

Famalicão “Cidade Têxtil” mostra-se na China, a convite da Embaixada da China em Portugal, da Universidade Têxtil de Wuhan e da Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa.

O objetivo passa por partilhar experiências, aproximar empresas e fomentar o intercâmbio entre empresas e instituições do sistema científico e tecnológico.

Durante duas semanas, três dezenas de pessoas estarão neste intercâmbio, que representam universidades, associações empresariais, centros tecnológicos, centros de formação e empresas e o Município, através da presença do vereador da Economia, Empreendedorismo e Relações Internacionais, Augusto Lima.

A comitiva é composta por entidades de referência do setor como o CITEVE, a Universidade do Minho, o Modatex, a ATP, e empresas como a ROQ, a SweaTrofa, a Cityberia, a Fradelsport, a Riopele, e a Nalmok Consulting.

«Dando a conhecer o que de melhor se faz em Famalicão no setor têxtil, promovendo a indústria e o sistema científico e tecnológico, criam-se assim oportunidades para futuras relações entre empresas e universidades, nomeadamente nas aplicações têxteis à saúde, ao automóvel, ao desporto e proteção, áreas de investigação privilegiada da Universidade Têxtil de Wuhan», referiu Augusto Lima.

O vereador responsável pelo pelouro da Economia considera que a «China pode ser encarada não só como fornecedor, mas também como parceiro e cliente, devido à forte necessidade de produtos de maior valor acrescentado e oportunidades de desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento, potenciadores da atração e intercâmbio de talento. Um outro ponto a realçar é a possibilidade da atração de investimento em áreas tecnológicas e industriais, pelo que esta missão pode contribuir para a implementação da estratégia Created IN Famalicão». Augusto Lima está convicto de que «a dinâmica que aqui vimos e o que mostramos de Vila Nova de Famalicão será motivo para novas missões nos dois sentidos, potenciando os negócios, a inovação e a atração de investimento e talento».

O Programa da Missão Empresarial inclui reuniões e conferências, visitas à Universidade e empresas, designadamente em Wuhan, Pequim, Hangzhou e Zhaoxing.

 

Famalicão: Paulo Cunha ao lado de Leonel Rocha em ação de campanha com empresários

O presidente da Distrital do PSD e vice-presidente nacional do partido, Paulo Cunha, participou, no passado sábado, em mais uma ação de campanha de Leonel Rocha.

A coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD/CDS) reuniu, num almoço, três dezenas de empresários, encontro que contou com a presença de Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara de Famalicão, que é mandatário de Leonel Rocha. No dia dedicado à Economia e à Educação, Paulo Cunha explicou porque apoia Leonel Rocha: «conheço-o muito bem e, por isso, estou com ele nesta candidatura. Estou certo que os cidadãos de Ribeirão, no dia 11 de junho, vão dar-lhe as condições políticas que precisa para ser o presidente de junta que Ribeirão merece». O político destacou, ainda, «as competências técnicas e humanas» do candidato que, do seu ponto de vista, «foi e continuará a ser um presidente de junta à altura, competente, qualificado, ambicioso, arrojado e corajoso». O vice-presidente do PSD assinalou, ainda, «que os votos e a maioria que ele receber no dia 11 serão essenciais para Ribeirão. Quero muito que este território não fique a marcar passo, não fique para trás, e de repente estagne e entre no marasmo», disse Paulo Cunha.

No almoço com empresários, que decorreu no Restaurante Sagitário, as acessibilidades foram os temas dominantes, «com vários sublinhados de descontentamento pelas dificuldades de mobilidade entre a zona industrial de Sam e as saídas para a A7 e a A3, problema a que a Administração Central ainda não deu resposta», pode ler-se na nota de imprensa enviada pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão. Uma reivindicação «que não é nova e que vai ao encontro dos anseios da população de uma das localidades mais industrializadas do concelho, com um número significativo de empresas exportadoras e elevados índices de empregabilidade», refere Leonel Rocha.
O dia de campanha, que terminou com uma arruada na Aldeia Nova, começou com uma visita às obras da nova Escola Básica, na qual participaram a diretora do Agrupamento de Escolas, Elsa Carneiro, e os membros das associações de pais, com os quais a candidatura se reuniu de seguida.
A Escola Básica de Ribeirão «é o maior investimento de edificado no concelho, aproximadamente 6 milhões de euros, e entrará em funcionamento em setembro próximo, acolhendo 750 alunos do 5° ao 9° ano de escolaridade». Este investimento na Educação é visto, pelo candidato, «como o mais produtivo que o país pode ter». Por isso, esta intervenção «é uma obra da maior importância para Ribeirão, para a comunidade educativa e, em especial, para os alunos», sublinhou Leonel Rocha, que enalteceu que «a união de esforços entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia a tornou possível».

O edifício conta com 26 salas de aula normais, uma sala multiusos, dois laboratórios, um auditório com 140 lugares, sala de professores e espaços administrativos. A primeira fase das obras, com cozinha, refeitório, bar, polivalente e biblioteca escolar, ficou concluída em 2020. Está a decorrer o projeto da terceira fase, com pavilhão gimnodesportivo, espaços desportivos e arranjos exteriores.

Famalicão: Dezassete jovens empresas mostram os seus negócios

Esta sexta-feira e sábado, os empreendedores da Geração Made In mostram-se, no centro da cidade, ocupando a Praça D. Maria II. Nos dois dias, 17 jovens empresas famalicenses dão a conhecer os seus negócios no Mercado do Empreendedorismo que vai funcionar das 15 às 20 horas, esta sexta-feira, e das 9h30 às 20 horas, no sábado.

A Geração Made IN, empresas nascidas da iniciativa municipal Famalicão Made IN, é uma das apostas da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para promover o desenvolvimento económico do concelho.

No decurso desta iniciativa, que faz parte do ‘Vai à Vila’, programa de animação regular do centro da cidade que tem preenchido os fins de semana com Mercados Urbanos e animação cultural, também há dinâmicas culturais no sábado e no domingo, entre as 10 e as 13 horas.

A Academia de Artes Performativas de Joane vai dar música no sábado, com o seu grupo de percussão, e os Boinas Negras, de Vermoim, vão andar, no domingo, vestidos a rigor nas suas bicicletas pasteleiras antigas espalhando boa disposição.

A programação do ‘Vai à Vila’ em www.famalicao.pt.

Famalicão: Central termoelétrica a biomassa vai abrir em Fradelos

Com um investimento de 33 milhões de euros, vai abrir, em meados deste ano, em Fradelos, uma central termoelétrica a biomassa, com capacidade para alimentar cerca de 2 mil habitações.

A central foi encomendada pelo Grupo Transfradelos, que integra empresas que vão desde os transportes rodoviários a fábricas de ‘pellets’. O grupo já dispõe, desde 2016, de uma outra central térmica a biomassa florestal, com capacidade para produzir quase 15 MW de energia elétrica para injeção na rede pública.

«Esta central vai permitir alimentar cerca de 2 mil habitações, aumentando a eficiência energética da rede pública nas freguesias de Fradelos e Balasar», adianta a Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, responsável pela conceção e construção da central.

O combustível serão os resíduos provenientes da limpeza das florestas. «Com uma capacidade de produção elétrica nominal de 14,7MW, uma característica importante deste sistema é o facto de se poder produzir energia elétrica durante 365 dias por ano, ao contrário dos painéis fotovoltaicos ou da energia eólica, que só funcionam quando existe sol ou vento», refere a empresa.

O sistema inclui a caldeira de recuperação aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27.500 quilos por hora, e outros equipamentos como economizador, multiciclone, filtro de mangas e chaminé.

Famalicão: O empreendedorismo vai andar pela cidade

Esta sexta-feira e sábado, os empreendedores da Geração Made In vão mostrar-se no centro da cidade, ocupando a Praça D. Maria II. Nos dois dias, 17 jovens empresas famalicenses vão dar a conhecer os seus negócios no Mercado do Empreendedorismo.

Os negócios são vários – do turismo de aventura à estética -, e quem visitar o centro urbano vai conhecer estas ideias empreendedoras e startups com conceitos de negócio e produtos inovadores, num espaço que serve de encontro entre empreendedores, jovens, stakeholders, parceiros e investidores. A mostra serve, também, de inspiração a novos negócios por via da promoção do espírito empreendedor, que, segundo o Município, desempenha um papel importante no desenvolvimento do concelho.

O Mercado do Empreendedorismo vai funcionar das 15 às 20 horas, na sexta-feira, e das 9h30 às 20 horas, no sábado.

A Geração Made IN, empresas nascidas da iniciativa municipal Famalicão Made IN, é uma das apostas da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para promover o desenvolvimento económico do concelho.

No decurso desta iniciativa, que faz parte do ‘Vai à Vila’, programa de animação regular do centro da cidade que tem preenchido os fins de semana com Mercados Urbanos e animação cultural, também há dinâmicas culturais no sábado e no domingo, entre as 10 e as 13 horas.

A Academia de Artes Performativas de Joane vai dar música no sábado, com o seu grupo de percussão, e os Boinas Negras, de Vermoim, vão andar, no domingo, vestidos a rigor nas suas bicicletas pasteleiras antigas espalhando boa disposição.

A programação do ‘Vai à Vila’ em www.famalicao.pt.

Famalicão: A importância do voluntariado em discussão na Casa do Território

‘A importância do voluntariado no desenvolvimento social e local’ está em discussão esta sexta-feira, na Casa do Território do Parque da Devesa. A sessão, em formato de mesa-redonda e de entrada livre, começa às 21 horas e conta com Filomena Bordalo, assistente social, que exerceu diversos cargos técnicos e de direção, em Angola e em Portugal.

A oradora foi diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Braga e presidente do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social do Norte. Integrou, ainda, a Comissão de Acompanhamento da Operação Integrada de Desenvolvimento do Vale do Ave e deu formação de Técnicos de Serviço Social e de Gestão de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Foi, também, diretora do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa, em Macieira de Rates – Barcelos entre 2012 e 2018, sendo atualmente assessora da direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) para a área da Ação Social e Cooperação.