Mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável em debate na Trofa

camara trofa municipio

A 4.ª edição do Fórum Ambiente, sob o tema “Mobilidade Urbana, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, decorre no auditório do Fórum Trofa XXI, no dia 6 de junho.

Esta organização da autarquia trofense tem por objetivo o debate e partilha de experiências relacionadas com o meio ambiente. O tema deste ano é a mobilidade urbana, reunindo um conjunto de oradores especialistas que, ao longo de todo o dia, irão apresentar soluções, inovações e exemplos de sucesso de práticas relacionadas com a mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável.

A sessão de abertura está marcada para as 10h00, e o primeiro painel terá Ariana Pinho, da Área Metropolitana do Porto, a moderar três oradores. Sérgio Pinto Cardoso, da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, que abordará os benefícios da mobilidade ativa para a saúde; seguindo-se Paula Nunes da Silva, da Quercus, que terá uma intervenção relacionada com o impacto da mobilidade nas alterações climáticas; a terminar o primeiro painel João Joanaz de Melo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que lançará os desafios da descarbonização no setor dos transportes.

Ainda durante a manhã, o segundo painel “Promoção da Intermodalidade e dos Serviços de Mobilidade” e sob a moderação de Pedro Barradas, Armis Group, Rui Velasco Martins, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e Inês Viegas, Board Member da Transportes, Inovação e Sistemas apresentam nova cultura de acessibilidade e mobilidade e a tecnologia ao serviço da mobilidade.

A parte da tarde estará reservada para as políticas de mobilidade sustentável com a participação do Presidente da Ordem dos Arquitetos, Avelino Oliveira. Daniel Casas Valle da Urban Dynamics, será o segundo orador, com o tema relacionado com o desenho urbano como Indutor de modos suaves e ativos, Sandra Lameiras, da Otimização e Planeamento de Transportes, S.A, apresentará planos de mobilidade urbana sustentável e a fechar o painel, o Vereador da Câmara Municipal da de Viela Real, Adriano Sousa, demostrará a importância da estratégia na promoção e desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Com entrada gratuita, os interessados devem proceder à inscrição prévia, através do link disponibilizado no site da Câmara Municipal da Trofa: https://mun-trofa.pt/14567/iv-forum-do-ambiente—formulario-de-inscricao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mau tempo: ‘Rio atmosférico’ aproxima-se da região e IPMA lança aviso amarelo devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo na segunda-feira, devido a precipitação persistente e forte. Este aviso estará em vigor entre as 12:00 e as 21:00.

O IPMA alerta que, além da chuva intensa prevista para segunda-feira, há possibilidade de queda de granizo e formação de trovoada nos dias seguintes, especialmente na quarta-feira.

Maria Silva está desaparecida desde sábado, família desespera por informações

Maria da Conceição Gomes da Silva, residente em Pevidém, Guimarães, desapareceu na manhã de sábado, 15 de junho. Foi vista pela última vez a entrar num autocarro na localidade, sem se saber o destino.

Uma familiar divulgou um apelo nas redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro de Maria da Conceição. O desaparecimento já foi comunicado às autoridades.

Quem tiver qualquer informação deve contactar imediatamente a PSP ou GNR.

Famalicão: Escola de Pedome com menção honrosa no concurso Jovens Repórteres do Ambiente da Turquia

O artigo “Esperança e ação: uma abordagem circular das escolas em Portugal, Turquia e Países Baixos para prevenir o desperdício”, elaborado, em conjunto, por três escolas, incluindo a EB Terras do Ave, recebeu uma menção honrosa no concurso internacional Jovens Repórteres do Ambiente, que contou com a participação de 42 países.

O trabalho conjunto, entre o estabelecimento de ensino famalicense e as escolas Ari Private Middle School, da Turquia, e Omnis College, dos Países Baixos viu ser-lhe atribuído a menção honrosa pela agência nacional da Turquia. Vitória Marques, professora responsável pelo projeto, refere que «Portugal segue para a fase seguinte, ou seja, mundial, com 8 trabalhos apresentados», sendo a EB Terras do Ave, de Pedome, uma das escolas apuradas. «Agora é aguardar pela decisão final» para ver «se somos também vencedores a nível mundial».

Famalicão: Vítor Paneira continua no Varzim

O treinador famalicense vai continuar ao serviço do Varzim SC. Vítor Paneira, de 58 anos, prolongou o vínculo com o emblema poveiro e vai para a terceira temporada consecutiva.

Na época que terminou recentemente, Paneira comandou o Varzim à fase de apuramento de campeão da Liga 3, não conseguindo a subida de divisão, o objetivo da época.

O anúncio do prolongamento do contrato foi feito, esta sexta-feira, pelo clube poveiro.

Famalicão: Joane joga a supertaça a 18 de agosto

O GD Joane joga a supertaça da AF Braga a 18 de agosto. Este é o primeiro jogo oficial do calendário da Associação de Futebol de Braga, que foi divulgado esta quinta-feira. A partida coloca frente a frente o campeão da pró nacional, a equipa joanense, e o vencedor da Taça, o Vieira.

O calendário da época 2024/2025 começa a 25 de agosto, com a primeira jornada da pró nacional, enquanto que a divisão de honra começa a 8 de setembro e a 1.ª divisão em outubro, no fim de semana de 5 e 6.

A primeira eliminatória da taça joga-se a 29 de setembro e a final joga-se, como sempre, no feriado de 10 de junho.

Trofense Sofia Ferreira apresenta livro “União de facto e património”

camara trofa municipio

A casa da Cultura da Trofa recebe no dia 29 de junho a apresentação do livro “União de Facto e Património – Eventuais Desequilíbrios Derivados da Escassa Regulação dos Efeitos Patrimoniais do Instituto” da Trofense Sofia Ferreira da Costa, pelas 16h00.

Resultante da sua tese de mestrado, o livro “União de Facto e Património” é já um dos best sellers da editora Almedina.

A união de facto é o ponto de partida para várias questões amplamente abordadas na obra.

A apresentação do livro de Sofia Ferreira da Costa tem entrada gratuita e está aberta a toda a Comunidade Trofense.