MP acusa quatro adeptos que atiraram pedras e garrafas à polícia em Famalicão

Ministério Público acusou quatro adeptos do crime de arremesso de objetos ou de produtos líquidos agravado, por atirarem pedras e garrafas de vidro contra elementos da força de segurança de um jogo de futebol em Famalicão.

Em nota publicada esta quinta-feira na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto acrescenta que o Ministério Público (MP) requer, além da condenação na pena principal que lhes venha a ser fixada, a condenação dos arguidos na pena acessória de interdição de acesso a recintos desportivos.

Os factos remontam ao dia 07 de dezembro de 2019, nas imediações do Estádio Municipal 22 de Junho, em Vila Nova de Famalicão, no final do jogo de futebol que opôs o Futebol Clube de Famalicão ao Clube Desportivo de Tondela, a contar para a Liga NOS.

Segundo o MP, os arguidos, enquanto adeptos e integrando um grupo de pelo menos cem outros adeptos, avançaram na direção dos elementos da força de segurança daquele jogo e arremessaram-lhes, juntamente com os demais elementos do grupo, pedras e garrafas de vidro.

O MP diz ainda que, por força da conduta dos arguidos, foi necessário interpor entre os adeptos e os elementos policiais uma força de intervenção rápida, para fazer um cordão de segurança, assim como fazer recolher ao estádio um grupo de crianças que aguardava transporte.

Famalicão: Nuno Melo volta a liderar lista da AD no Porto

O famalicense e líder nacional do CDS volta a ser o cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral do Porto, nas Legislativas de maio. Já em março de 2024, coube a Nuno Melo ser o rosto maior dos dois partidos na luta eleitoral de então.

O CDS esteve reunido em Conselho Nacional para preparar as Legislativas e Nuno Melo confirmou que a coligação com o PSD deixa de incluir o PPM.

Recorde-se que Nuno Melo é o atual Ministro da Defesa.

Famalicão: Sofia Fernandes é a terceira da lista por Braga

A presidente da Concelhia do PSD vai em terceiro lugar na lista pelo círculo eleitoral de Braga, nas Legislativas do próximo mês de maio. O Conselho Nacional do PSD, reunido na noite desta quarta-feira, aprovou a lista que volta a ser liderada por Hugo Soares.

De fora fica Jorge Paulo Oliveira eleito para a Assembleia da República desde 2011 e que no último ato eleitoral foi quarto da lista. O ainda deputado famalicense é secretário da Assembleia da República.

Sofia Fernandes, também vereadora na Câmara Municipal, foi eleita líder do PSD de Famalicão em março do ano passado, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo à frente da maior Concelhia nacional, com a maior participação ativa eleitoral, com mais de 1800 militantes ativos.

Recorde-se que, tal como nas eleições de 2024, o PSD e CDS vão a votos coligados, mantendo a denominação Aliança Democrática.

Famalicão: Jorge Moreira da Silva, João Cerejeira e José Bomtempo falam de “Famalicão Cidade Aberta” ao território e à comunidade

Estão abertas as inscrições para a conferência “Famalicão Cidade Aberta”, iniciativa da Casa da Memória Viva que terá lugar no dia 26 de abril, a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. A participação nesta jornada de reflexão e debate sobre o futuro da Vila Nova de Famalicão é gratuita, mas carece de inscrição em https://forms.gle/f8GGTTk3EV6mg1ft5

Vinte e três conferencistas e oradores vão falar sobre o território e a comunidade e das transformações que sofreu, 50 anos depois do “Verão Quente” que colocou Famalicão a abrir telejornais e a ocupar as primeiras páginas de jornais.

Dos convidados, destaque Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu, professor de economia do trabalho e econometria aplicada e investigador na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho; e José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

Mas, outras personalidades de referência vão acrescentar valor e abrir caminhos de futuro, como sejam o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, os professores universitários Helena Freitas e Carlos Maurício Barbosa, o empresário Carlos Couto, o maestro José Eduardo Gomes, o coronel Bacelar Ferreira, o pluricampeão de enduro e todo-o-terreno em motos Paulo Marques ou a investigadora Sara Silva Pereira.

Fotos arquivo

Famalicão: Solenidades dos Passos em Nine

No próximo domingo realizam-se as solenidades do Senhor dos Passos em Nine.

A eucaristia está marcada para as 09h45, mas as celebrações relacionadas com a procissão têm início às 15 horas. Na procissão participarão centenas de figurados, que retratam a vida de Jesus e a época em que viveu; inclui, também, os habituais três sermões: do Pretório, do Encontro e do Calvário.

Foto arquivo

Famalicão: Luís Silva Jr e Tomás Pinto sobem ao pódio da Rampa de Murça

No passado fim de semana, na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Montanha, Tomás Pinto e Luís Silva Jr, da Famaconcret Racing Team, enfrentaram algumas dificuldades, mas fecharam a Rampa Porca de Murça com pódios.

Luísa Silva Jr., na defesa do título conquistado em 2024 no então denominado grupo SC-B – agora SC-D -, incluído na Categoria Super Challenge, continua ao volante do Citroen C1. Lutou sempre com alguma falta de competitividade, mas foi capaz de alcançar, na última subida, o segundo lugar. Tomás Pinto, por seu turno, mostrou um bom andamento, mas um problema no Toyota Starlet impediu-o de lutar pelo triunfo. No segundo dia, foi sempre o mais rápido, mas a pista molhada na derradeira subida não ajudou a chegar ao triunfo, contentando-se com o terceiro lugar.

A Famaconcret Racing Team já prepara a Rampa da Penha Paisagem Protegida, a 5 e 6 de abril.

Famalicão: Seleção de Boccia apurada para a fase final do campeonato

A seleção de Boccia Sénior de Famalicão conquistou o bronze e um apuramento direto para a fase final do campeonato nacional, que se realiza a 21 de maio, em Vila Nova de Poiares.

Estes resultados foram conseguidos no decurso do Campeonato Nacional – Zona Porto – Equipas, que teve lugar, esta terça-feira, na Maia, com 71 atletas em competição.

A participação famalicense, com cinco atletas, ficou a cargo da coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro.