Mudanças de última hora na I Liga: Medida das cinco substituições não arranca para já

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional refere que “a infeliz oposição de uma sociedade desportiva, no decurso das reuniões de hoje”, impede que “esta medida entrasse em vigor já na primeira jornada da retoma”, após a paragem motivada pela covid-19.

Para a LPFP, a posição do Marítimo, “além de desautorizar os departamentos de futebol, abria a porta a impugnações e procedimentos disciplinares que, a todo o custo, o futebol profissional deve evitar”.

O organismo que tutela o futebol profissional recordou que o plano de retoma decorreu “num clima de cooperação construtiva, com os contributos dos consultores de saúde pública da Liga Portugal e em articulação com o Grupo de Trabalho da USP [Unidade de Saúde e Performance] da FPF [Federação Portuguesa de Futebol] e com a DGS [Direção-Geral da Saúde]”, e foi feito “na exclusiva defesa dos interesses das sociedades desportivas”.

“A decisão, do regresso da Liga NOS, foi tomada em benefício dos clubes e dos seus compromissos, mas não pode, em circunstância alguma, comprometer as atuais condições de segurança e saúde ou as determinações do executivo governamental e da Direção-Geral de Saúde dirigidas ao futebol”, lê-se.

Neste processo, ficou “pelo caminho”, segundo a LPFP, “a transposição para os regulamentos internos da deliberação do International Football Association Board (IFAB), hoje divulgada oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol e já adotada para a Taça de Portugal, que, com vantagem, permitiria a utilização de cinco substituições e nove suplentes na Liga NOS”.

“É um claro revés para os interesses dos clubes e — ainda mais importante — para a preservação da condição física dos atletas, que foi bloqueada por uma interpretação excessivamente restritiva dos estatutos e que foi tão mais surpreendente quanto veio ao arrepio da posição unânime dos clubes, consultados os seus departamentos de futebol”, refere.

A LPFP relembra ainda que esta “foi uma proposta que, desde a primeira hora, se anunciou que seria submetida à ratificação da Assembleia Geral da Liga Portugal”.

“Com efeito, na falta da unanimidade dos participantes na competição, poder-se-ia suscitar a questão da utilização irregular de jogadores, que é sancionado com a pena de derrota, subtração de pontos e multa”, assume a LPFP.

O organismo adia, assim, a entrada em vigor desta medida até à Assembleia Geral, marcada para 09 de junho, dia em que começa a 26.ª jornada.

“Como forma de proteger a competição e as sociedades desportivas, de boa-fé, com ética, lealdade e transparência entendeu a Liga Portugal que a prudência impunha que a decisão não produzisse efeitos até que fosse aprovada pelo órgão (em condições normais) competente para o efeito”, lê-se.

O Marítimo tinha informado na sexta-feira que “renuncia” à possibilidade de impugnar a I Liga portuguesa de futebol, com regressa em 03 de junho, mas que rejeita ser “coagido” a assinar uma declaração “ilegal” no plano de retoma.

A I Liga vai ser reatada sob fortes restrições e sem público nos estádios em 03 de junho, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.

Após 24 jornadas, o FC Porto lidera a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

Além do principal escalão, também a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.

Famalicão: Riccieli despede-se «com carinho e gratidão»

Riccieli despediu-se, nas redes sociais, do FC Famalicão, clube que representou desde a época 2019/20. O defesa central, agora ao serviço dos chineses do Qingdao West Coast, agradece a oportunidade que teve de crescer «e ser feliz» em Famalicão. Escreve, ainda, que «a gratidão é muita por tudo o que fizeram por mim e pela minha família nos anos em que estivemos juntos».

O agradecimento vai «para todos os funcionários, direção e colegas de equipa» e faz votos que este seja «um grande ano» para todos.

Aos adeptos, «só tenho de agradecer todo o apoio que tive em todos os momentos. O carinho e o respeito continuará sempre», finaliza.

O defesa central, que em 2019 chegou oriundo dos brasileiros do Mirassol, é o segundo jogador com mais jogos (161) na história do FC Famalicão.

FC Famalicão confirma avançado Simon Elisor

A SAD do FC Famalicão acaba de confirmar a contratação, até 2028, de Simon Elisor, avançado francês, de 25 anos.

Simon Elisor esteve ligado ao Metz na última temporada e meia, jogando na Liga Francesa, durante a qual esteve, ainda, cedido ao Troyes. Ainda em França, representou, também, o Istres FC, AC Ajaccio, FC Sète 34, FC Villefranche e Laval. Do currículo faz ainda parte uma passagem pela Bélgica, no RFC Seraing, no principal campeonato do país.

«Muito feliz» por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão, o avançado vê no novo clube «infraestruturas muito boas, muito familiar e que dá bastante visibilidade a todos os jogadores». A promessa é de «trabalhar arduamente para poder jogar o mais rapidamente possível», acreditando que a Liga Portuguesa, pelas suas características, permite «aos avançados potenciar as suas qualidades».

Descreve-se como «um jogador técnico, que procura o golo e que gosta de combinar com os colegas de equipa». Doravante quer colocar as suas qualidades ao serviço do coletivo «para ajudar a equipa a fazer uma grande temporada».

FC Famalicão confirma Pedro Bondo, lateral «forte e batalhador»

Pedro Bondo, recente reforço da equipa principal do Futebol Clube de Famalicão, confessou estar «a cumprir mais uma etapa ascendente na minha carreira. Todos os jogadores angolanos sonham estar no topo do futebol e sinto estar a dar um passo importante nesse sentido».

O defesa esquerdo, de 20 anos, define-se como um «lateral forte, batalhador», que gosta de participar no processo ofensivo «e ajudar a equipa em todos os jogos».

Com estatuto de internacional, conquistou a Taça COSAFA e ajudou a seleção a qualificar-se para o Campeonato Africano das Nações que se disputa este ano. Festejou a conquista de dois campeonatos, duas taças e uma supertaça do país de origem; já na última temporada representou a equipa B do Sporting Clube de Portugal. Agora, manifesta o desejo «de dar continuidade à evolução que conseguiu nas últimas temporadas».

O jovem angolano tem vínculo com o FC Famalicão para as próximas quatro temporadas e meia. Em declarações ao clube, garantiu ter um conhecimento profundo do futebol português e confessou ter sido incentivado pelo treinador português Ricardo Chéu, que o orientou no Petro de Luanda, a aceitar este convite. «Disse-me que “é um ótimo clube, que está em franco crescimento e que seria ótimo para o desenvolvimento das minhas qualidades».

Famalicão: Equipa A do CX A2D mantém liderança no nacional da 2.ª divisão

O Clube de Xadrez A2D mantém a liderança no Campeonato Nacional de Equipas da II Divisão- Série A, que está partilhada com a equipa B do VSC (Guimarães) e a equipa A do Amanhã da Criança (Maia). No passado fim-de-semana, dias 18 e 19, a equipa A do CX A2D enfrentou, em casa, a equipa B da AX Gaia num encontro que se previa muito equilibrado, o que se confirmou ao vencer pela margem mínima por 2,5-1,5. Apresentaram-se João Afonso, Luís Romano (capitão), mestre FIDE Inês Silva e José Santos.

No dia seguinte, as equipas A e B receberam e venceram em casa o GD Macedense (Macedo Cavaleiros) e a equipa A do Amanhã da Criança (Maia), assegurando a passagem aos 1/16 avos de final da Taça de Portugal de Xadrez. O CX A2D A confirmou o favoritismo e venceu em todos os tabuleiros garantido uma vitória por 4-0. O CX A2D B, que milita na III Divisão Nacional, venceu por 3,5-0,5 a equipa maiata que disputa a II Divisão Nacional e era à partida a 12.ª equipa cabeça de série desta prova.

A equipa A era composta por Carlos Novais, João Afonso, Inês Silva e José Santos. A equipa B, com Luís Gonçalves, José João Pinto, Fernando Silva e Diogo Lopes.

Próximas sessões e eventos

A 3.ª sessão do Campeonato Nacional de Equipas da II Divisão, III Divisão e Campeonato Distrital Equipas está agendada para o próximo dia 1 de fevereiro: GD Dias Ferreira B vs CX A2D A; CX A2D B vs VSC B e AAD Colégio das Caldinhas vs CX A2D C.

No próximo sábado, dia 25 de janeiro, decorrerá o Campeonato Nacional por Equipas na vertente semirrápidas, na Marinha Grande, que juntará mais de cem equipas. Este evento promete mais um momento emocionante para os amantes do xadrez.

Famalicão: Equipa sub-23 vence (0-3) em Barcelos

Ao final da manhã desta terça-feira, a equipa sub-23 do FC Famalicão venceu, 0-3, o Gil Vicente. Na partida disputada no centro de treinos de Barcelos, a contar para a terceira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, os golos famalicenses foram marcados por Hélder Silva, logo aos 12 minutos, e por Rodrigo Ribeiro e Pedro Paulo, aos 59 e 74 minutos.

Com este resultado, o Famalicão soma 7 pontos e, na próxima jornada, marcada para o dia 28 de janeiro, recebe o Sporting.

FC Famalicão prepara reforço do ataque e o lado esquerdo da defesa

O FC Famalicão deve avançar, em breve, com o anúncio de duas contratações. Uma para o setor ofensivo e outra para a ala esquerda de defesa.

Para o ataque vem Simon Elisor, jogador dos franceses do Metz, que na presente época apontou dois golos e é autor de 3 assistências. Para a defesa vem, segundo avança “A Bola”, Pedro Bondo, lateral esquerdo angolano, de 20 anos, que atualmente representa o Petro de Luanda.

Pedro Bondo, que já soma oito internacionalizações (um golo) pela seleção principal de Angola, formou-se no Petro de Luanda e, na época passada, jogou na equipa B do Sporting que não acionou a opção de compra e o lateral regressou ao seu clube de origem. Esta temporada, já jogou 13 partidas com a camisola do líder do campeonato angolano.

Recorde-se que no início do mês chegou o primeiro reforço de inverno, Václav Sejk, oriundo do Sparta de Praga, que já foi utilizado na partida com o Benfica.

Em sentido inverso, Riccieli e Zaydou Youssouf saíram do clube. O defesa central, por empréstimo até dezembro, já está na China, ao serviço do Qingdao West Coast. O central brasileiro, com seis épocas no clube famalicense, tem opção de compra de dois milhões de euros.

O médio Zaydou segue para a Arábia Saudita, para o Al Fateh, clube treinado por José Gomes. O negócio envolve 6 milhões de euros pelo passe do médio que tinha contrato com o Famalicão até 2026.