Município da Trofa convida a população a participar na criação de uma zona desportiva e de lazer

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa desenvolveu um Plano Estratégico para a criação do Parque Urbano de Real que inclui a dinamização de três sessões públicas para auscultação e participação da comunidade, para recolher contributos para o desenho do plano final.

Com uma área de 25 hectares, o futuro Parque Urbano de Real será implementado nas margens do Ribeiro de Real, no troço compreendido entre a EN 104 (limite sul) e o Rio Ave (limite Norte), na freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago).

Através do Plano Estratégico para o Parque Urbano de Real, o Município pretende definir «um espaço verde público destinado ao lazer, ao desporto ativo e à valorização ambiental, atividades e ações que potenciem a criação de uma proposta de programa preliminar, com conteúdos programáticos que permitam servir de base ao desenvolvimento do projeto de execução».

Um dos pontos onde a autarquia pretende inovar no futuro Parque Urbano de Real é a criação de uma Smart Active Space, um espaço inteligente e inovador, «que faz da tecnologia um aliado do desporto, exercício e atividade física, formal ou informal».

Os Smart Active Space são um novo conceito de instalações desportivas que consiste num espaço – outdoor ou indoor – inteligente, inovador e sustentável que promove o desporto e a atividade física de forma inclusiva.

«Para potenciar o sentimento de pertença, para envolver a comunidade nas decisões e no planeamento do território e para ajustar as soluções às necessidades e expectativas apresentadas pela população», a Câmara Municipal da Trofa está a organizar diferentes momentos de recolha de contributos «para inclusão na versão final do projeto do Parque Urbano de Real».

Foto arquivo

Deixe um comentário

Famalicão: Landim vai ter novo Parque Infantil e de Lazer

A freguesia de Landim vai ter um novo Parque Infantil e de Lazer. Um projeto que foi analisado pelo presidente da Câmara Municipal, no âmbito do roteiro Presidência de Proximidade. Mário Passos encontrou-se com o presidente da Junta, Avelino Silva, e juntos, percorreram a freguesia, visitando obras já concretizadas e analisando projetos. Em estudo, também, as intervenções na Rua Cândido Queirós e no Largo dr. Fonseca Monteiro, que tiveram apoio do município.

Passaram por instituições como o Centro Social da Paróquia, que apoia pessoas com necessidades especiais, mas está a ampliar o edifício para acolher também idosos. O tecido empresarial também foi alvo de atenção, com passagem da comitiva pelo grupo RNM, de distribuição, logística, transporte e inovação na área dos produtos químicos. Uma empresa, com 350 trabalhadores, que pretende investir cerca de 25 milhões de euros em infraestruturas.

O dia terminou num encontro com os diferentes movimentos associativos, «porque é deste diálogo que fazemos o futuro e encontramos soluções para os desafios que nos colocam», refere o edil famalicense.

Mário Passos realçou que as juntas de freguesia têm sido parceiras na ação do Município «e só neste ano de 2025 já canalizamos cerca de 8 milhões de euros para investimentos por todo o concelho», anota o autarca.

Famalicão: AFSA e AD Novais com instalações renovadas

A sede da Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão (AFSA) e o campo de jogos de Petanca da Associação Desportiva e Cultural de Novais, ambos instalados na antiga Escola Básica da freguesia, foram renovados e receberam a visita do presidente da Câmara, Mário Passos, no último sábado.

A requalificação da sede da AFSA, com apoio da autarquia, passou pela pintura dos espaços interiores, renovação do mobiliário e criar maior conforto ao salão nobre.

Já a intervenção no campo de jogos de Petanca da Associação Desportiva e Cultural de Novais implicou a construção de uma cobertura para o recinto que agora reúne melhores condições para a prática da modalidade.

“O movimento associativo em Famalicão é forte e dinâmico e coloca-nos permanentes desafios. “Os adeptos da petanca ganham aqui condições para a prática da modalidade durante todo o ano e a AFSA melhores condições para melhor servir os inúmeros clubes que integram o tão participado campeonato concelhio de futebol de salão”, disse Mário Passos no decorrer da visita.

Clube de Rugby de Famalicão/Trofa terminou fase regular do campeonato Nacional 2 com uma derrota

A equipa conjunta Clube de Rugby de Famalicão (CRF) e Escolinha de Rugby da Trofa fechou este fim de semana a participação na fase regular do Campeonato Nacional 2 com uma derrota por 57-12, diante da Académica de Coimbra, num jogo disputado fora de portas.

O CRF entrou forte e inaugurou o marcador com um ensaio de Diogo Guedes. Gonçalo Sá também deixou a sua marca no jogo ao contribuir com mais pontos para a equipa. No entanto, alguns detalhes por afinar e decisões menos eficazes acabaram por permitir à Académica virar o resultado a seu favor.

A equipa famalicense demonstrou espírito competitivo, mas não conseguiu manter a consistência necessária para segurar a vantagem inicial.

Agora, o foco do Clube de Rugby de Famalicão vira-se para a Taça Plate, a fase final do Campeonato Nacional 2, onde a equipa espera terminar a época com uma boa prestação.

Famalicão: Paulo Cunha reuniu em Bruxelas com a AE Minho

Esta semana semana, o eurodeputado famalicense promoveu, em colaboração com a Associação Empresarial do Minho, uma reunião de trabalho entre representantes desta associação e eurodeputados portugueses. Em Bruxelas, foi discutida a desburocratização e o impacto do ambiente regulatório no crescimento económico da União Europeia, particularmente junto das Pequenas e Médias Empresas, «o verdadeiro motor da economia europeia», referiu Paulo Cunha.

Os desafios que a Europa enfrenta, com especial destaque para a crise da competitividade, foram, como refere o eurodeputado, «uma preocupação partilhada» e com uma conclusão óbvia: «se queremos uma Europa mais forte, mais inovadora e mais justa, temos de começar por onde tudo acontece, nas nossas micro, pequenas e médias empresas».

Neste encontro, a comitiva da AE Minho, liderada pelo presidente Ramiro Brito, entregou um documento com propostas para agilizar processos e facilitar o acesso dos Estados-Membros a instrumentos financeiros, «sem comprometer a necessária regulação». Tal como consta do documento, «os mercados globais evoluem e as nossas empresas, especialmente as PME, precisam de um ambiente regulamentar ágil e orientado para a missão que conduza a resultados a longo prazo».

Paulo Cunha, por seu turno, são as PMEs «que criam emprego, que inovam, que mantêm vivas as nossas regiões. Mas para isso precisam de condições para crescer, investir e competir em igualdade de circunstâncias». No Parlamento Europeu, prometeu, «continuaremos a trabalhar para garantir que estas empresas tenham o apoio necessário, através de menos burocracia, mais acesso a financiamento, e políticas que as coloquem no centro da estratégia económica europeia. A competitividade da Europa começa nas nossas empresas. E é com elas que devemos construir o futuro».

Ramiro Brito mencionou, também, os perigos que a Europa enfrente na atualidade. Criar processos mais ágeis, flexíveis e orientar o foco para a eficiência «pode fazer toda a diferença e representar uma alavancagem substancial nesta nova dinâmica e conjuntura», acredita o empresário.

Do encontro ficou o compromisso de estreitar a cooperação entre a AEMinho e os eurodeputados, reforçando o diálogo contínuo entre empresas e decisores políticos.

 

Famalicão: Jorge Malheiro venceu Duatlo no escalão M50-54

No último domingo, Jorge Malheiro foi terceiro classificado na geral e primeiro no escalão M50-54 masculino, na prova aberta do Duatlo de Famalicão.

Desta forma, o atleta repetiu o mesmo feito pelo segundo ano consecutivo.

Famalicão: Márcia Moreira é Campeã Nacional de Trail Jovem sub-18

No último sábado, Márcia Moreira, da Associação Desportiva Mont Blue Team sagrou-se Campeã Nacional de Trail Jovem, no escalão sub-18, no 1º Caramulo Magic Trail. A atleta cumpriu os 13 quilómetros de prova em 1 hora e 42 minutos.

Márcia Moreira é também a atual líder do Campeonato Regional de Trail da Associação de Atletismo de Braga, na classificação geral e no seu escalão, decorridas quatro de oito provas.