Novas alterações ao Código de Estrada em vigor a partir desta sexta-feira

As alterações ao Código da Estrada, aprovadas no final de novembro passado, entram em vigor esta sexta-feira, com multas agravadas para o uso do telemóvel ao volante e a perda de três pontos na carta de condução, determinando-se uma penalização entre 250 a 1.250 euros.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) defende que o objetivo das novas normas é aumentar a segurança na estrada e adotar medidas de desburocratização.

Em comunicado emitido esta quinta-feira, a ANSR lembra, por exemplo, a obrigatoriedade de os tratores passarem a circular com arco de segurança erguido e em posição de serviço, desde que homologados com esta estrutura, bem como a utilização do cinto e outros dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados, incluindo “avisadores luminosos especiais” (rotativo de cor amarela). O incumprimento pode dar uma coima entre 120 e 600 euros.

As alterações consagram, entre outras medidas, a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados.

As novas medidas abrangem, também, as trotinetes elétricas, que passam a ser equiparadas a bicicletas quando atingem uma velocidade máxima até 25 km/hora ou potência máxima contínua até 0,25 quilowatts. As que atingem velocidades superiores a esses limites estão sujeitas a coimas de 60 a 300 euros, caso circulem em desrespeito pelas respetivas características técnicas e regime de circulação aplicáveis; ou seja, deixam de poder circular nas ciclovias e nas vias para peões e velocípedes.

Ainda segundo as novas medidas, os condutores vão poder reaver as cartas de condução que deixaram caducar, pela realização de provas de exame ou frequência de ações de formação.

Famalicão: Temperaturas vão até aos 38 graus na próxima semana

Em Famalicão, as temperaturas vão voltar a subir na próxima semana, devendo sábado ser o dia mais quente.

Segundo a previsão, o aumento das temperaturas vai começar a fazer sentir-se a partir de quinta feira, altura em que estão previstos 35 graus. Na sexta esperam-se 37 e sábado 38.

Precisamente a partir de quinta-feira arranca em Vila Nova de Famalicão o festival da cerveja artesanal (Famalicão Beer Fest), na Praça da Cidadania, junto ao Parque da Devesa. (entrada nas proximidades da CESPU e Centro Coordenador de Transportes).

Barcelos: Homem morre em acidente de mota na N103

Um homem, com idade entre os 45 e os 50 anos, morreu na madrugada deste sábado, na sequência de um acidente de mota, em Encourados, Barcelos, avança o jornal O Minho.

O sinistro aconteceu em plena EN103, quando a mota onde seguia a vítima terá embatido contra a traseira de um veículo.

Apesar dos esforços das equipas de socorro, o óbito acabaria por ser declarado no local.

 

Embalagens ‘takeaway’ de plástico com taxa de 30 cêntimos a partir de agora

As embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir – takeaway – estão a partir desta sexta-feira, 1 de julho, sujeitas a uma taxa de 30 cêntimos. A partir de 1 de janeiro de 2023 a mesma taxa será também aplicada nas embalagens de alumínio.

A medida pretende reduzir o uso de embalagens de utilização única, incentivando a introdução de sistemas de embalagens reutilizáveis na restauração.

As receitas da taxa serão dirigidas em metade para o Estado e 40% para o Fundo Ambiental, pode ler-se na portaria.

A medida deveria ter-se iniciado em janeiro, no entanto foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Tem alergias? Atenção às concentrações de pólen elevadas no Norte

De acordo com o boletim polínico, divulgado pela SPAIC, até dia 07 de julho esperam-se concentrações elevadas a muito elevadas nas regiões situadas no Norte e Centro do país e no sul, baixos a moderados.

Para o arquipélago de Madeira aguardam-se baixos níveis de pólen na atmosfera e moderados nos Açores.

A SPAIC adianta que em todo o país predominam grãos de pólen provenientes das ervas gramíneas e parietária, que possuem uma elevada capacidade alergénica.

Na região de Lisboa e Setúbal os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio das ervas gramíneas e parietária, e da árvore eucalipto.

Já no Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes estão em níveis muito elevados, destacando-se as ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pólenes encontram-se também muito elevados provenientes das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Em Coimbra (região da Beira Litoral), os níveis estão elevados e há predomínio dos pólenes das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Na região da Beira Interior (Castelo Branco), destacam-se os pólenes com níveis elevados das ervas gramíneas e parietária e da árvore castanheiro.

Em Évora (região do Alentejo), os pólenes encontram-se em níveis moderados na atmosfera, com predomínio dos pólenes das ervas gramíneas e parietária.

Já na região do Algarve, com níveis moderados, dominam os pólenes das ervas gramíneas e parietária.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.