O apoio dos adeptos é fundamental para vencer o Boavista

«Foco total no nosso jogo e o fator casa, com o apoio incondicional dos nossos adeptos» são essenciais para que o FC Famalicão consiga vencer um Boavista «competitivo». É esta a visão de Rui Pedro Silva para o jogo deste sábado.

Para a partida da 28.ª jornada da I Liga de futebol, marcada para as 20h30, no Estádio Municipal, o treinador do Famalicão definiu que o objetivo é continuar sem perder em casa, embora reconheça as dificuldades que o seu conjunto terá pela frente perante um adversário «sempre ligado ao jogo e muito competitivo. Esse tem sido o registo do Petit desde que assumiu a equipa».

O Famalicão, 12.º classificado, com 28 pontos, recebe, este sábado, às 20h30, no Estádio Municipal, o Boavista, no 13.º posto, com menos um ponto. Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, é o árbitro.

CD Trofense elege novos órgãos sociais

A Comissão Administrativa do Clube Desportivo Trofense convoca os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar esta quarta-feira, 7 de dezembro, pelas 20:30h, na Junta de Freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago), polo de S. Martinho.

Da ordem de trabalhos consta a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2022/2024, ato que decorre até às 22 horas; segue-se a tomada de posse e, por último, a discussão de outros assuntos de interesse para o clube.

Só será permitida a participação de sócios do clube com as quotas em dia (inclusive a quota de dezembro de 2022); só poderão votar os sócios de idade igual ou superior a 15 anos e que tenham completado, pelo menos, três meses de associado.

Famalicão: «Estamos de regresso ao nosso lugar»

Tal como CIDADE HOJE noticiou durante o fim de semana, o Grupo Desportivo de Natação cumpriu, em Estarreja, mais um feito para a sua história. Sagrou-se vice-campeão nacional de clubes e, consequentemente, subiu à 1ª divisão. O feito foi conseguido após a conquista de 405 pontos, ao longo das 38 provas, no setor masculino, entre os 27 clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional. Com esta prestação, a natação volta ao seu lugar, ou seja, à 1ª divisão nacional da Federação Portuguesa de Natação.

Na competição feminina, as famalicenses também estiveram em excelente nível, classificando-se no primeiro terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, terminando num prestigioso 9º lugar da geral.

«Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!», palavras do treinador. Pedro Faia, depois de uma competição tão exigente, diz-se «orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova». Realça o espírito de grupo «fortíssimo que demonstramos», alavancando os nadadores «para patamares de excelência, permitindo sagrar-se vice-campeões nacionais masculinos e um honroso 9º lugar no feminino. Uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1ª divisão».

O capitão de equipa, Afonso Silva, fala de uns campeonatos «fantásticos e memoráveis, pois escrevemos mais uma bonita página da natação famalicense». Apesar de se apresentar com uma equipa bastante jovem, «sempre acreditamos que era possível voltarmos à 1ª divisão nacional, pois é aí o nosso lugar. Obrigado aos meus colegas por terem acreditado que, juntos e unidos, era possível vencer. Foram enormes e só entende a dimensão destas palavras quem sente o sofrimento do dia-a-dia. Também me cumpre agradecer aos treinadores que tudo fizeram, blindaram o grupo, sempre acreditaram e estiveram presentes. Obrigado e Parabéns a Todos.”

Famalicão: Ballas Júnior avança para o nacional de Enduro

O projeto desportivo de Paulo Ballas Júnior, para a época 2023 do nacional de enduro, foi apresentado na passada sexta-feira, na Junta de Freguesia de Mogege. Com o auditório cheio e na presença do vereador do Desporto, Pedro Oliveira, do presidente da Junta da Freguesia, Carlos Lima, e de Bruno Machado, em representação do Moto Penedo Competições, o jovem piloto vaticinou o próximo ano de aprendizagem e de muitos desafios.

Tendo como padrinho Paulo Marques, o Ballas Júnior conta, ainda, com o apoio de várias empresas que «é fundamental para proporcionar as melhores condições para um bom desempenho», considerou o piloto.

Entretanto, este domingo, terminou o Campeonato Nacional de Trial. Na prova realizada em Amarante, Ballas Júnior conseguiu o segundo lugar na classe Elite. No mesmo dia, foram entregues os prémios do final do Campeonato Nacional no qual o jovem piloto famalicense sagrou-se vice-campeão. «Foi época muito difícil devido à minha lesão em maio, que me condicionou na minha evolução, mas terminou de uma forma muito positiva e tenho que agradecer a todos que nos apoiaram nesta época de 2022».

 

 

Famalicão: Comissão Política do Chega analisa as consequências das políticas socialistas

A Comissão Política Concelhia do Chega organizou, no dia 1 de dezembro, no auditório da União de Freguesias de Calendário e Famalicão, uma palestra inserida no ciclo de Jornadas Políticas.

O orador convidado foi o jovem estudante de Ciências Políticas, youtuber e influencer, Gonçalo Sousa, que apresentou, por meio de gráficos e números, as consequências das políticas socialistas.

Os participantes puderam também colocar questões e expressar preocupações relativas à «austeridade, inflação, perda de poder de compra, fracas perspetivas de futuro para os jovens portugueses, assim como incertezas económicas constantes» refere, em nota à imprensa, a direção concelhia do Chega.

Neste debate, os presentes foram unânimes em responsabilizar o atual Governo «pelo estado caótico que Portugal atravessa».

Nesta palestra foi possível discutir possíveis formas de combater esta situação «socioeconómica depressiva, debateram-se iniciativas e incentivou-se ao empenho de todos na luta contra o Socialismo que nos conduz inevitavelmente à pobreza», avisa a direção do Chega.

 

Famalicão: Assaltaram a igreja de Brufe e roubaram caixa de esmolas

Na madrugada do passado domingo, a igreja de Brufe foi assaltada, tendo sido roubada uma caixa de esmolas.

Depois de partido um vidro, que permitiu o acesso ao interior do local, o alarme disparou, mas os assaltantes ainda conseguiram retirar uma caixa de esmolas, desconhecendo-se o valor furtado.

A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.

Famalicão: Riba d´Ave e FAC derrotados

Na jornada 8 do campeonato nacional de hóquei em patins, disputada ao final da tarde deste domingo, as equipas famalicenses em prova saíram derrotadas dos seus jogos. O Riba d´Ave, no Dragão Arena, com o Porto, por 4-2, e o FAC em Braga, diante do Hóquei Clube local, por 9-5.

Na classificação, o Riba d´Ave-Sifamir é oitavo da classificação, com 9 pontos, mais dois que o FAC que é décimo primeiro, com 7 pontos.

Na próxima quinta-feira, o FAC recebe o Valongo e o Riba d´Ave o Benfica. Os dois jogos estão marcados para as 18 horas.

Foto: Riba d´Ave HC