O “BÊ-Á-BÁ” DO ARTESANATO PORTUGUÊS APRENDE-SE EM FAMALICÃO

Há mais de duas décadas que, todos os anos, Irene Almeida sai de Coimbra e ruma até Vila Nova de Famalicão para participar na Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho famalicense. “São alguns quilómetros, mas não consigo deixar de ir, vale a pena a viagem”, conta a artesã de 65 anos que, apesar de ser já uma habitué nestas andanças, ainda consegue surpreender os visitantes com os seus trabalhos feitos com recurso a materiais pouco usuais – escama de peixe e casca de cebola e alho.

Este ano não será exceção e Irene volta a integrar a lista dos quase 100 artesãos que de 1 a 10 de setembro vão marcar presença no evento e mostrar ao vivo aquilo que têm de melhor. “Vender é claramente um dos objetivos, mas participo nesta feira acima de tudo porque as pessoas gostam do meu trabalho e pelo enorme prazer que tenho em explicar e mostrar o que faço”, refere.

Na mesma situação está José Carlos Sousa, que já quase perdeu a conta aos anos que participa na feira. Para este artesão famalicense de 62 anos, mestre na arte do ferro forjado, a preparação para o certame faz-se com alguma antecedência. “Isto dá muito trabalho. As minhas férias são praticamente passadas a trabalhar”.

E acrescenta: “Mais do que vender vou pelo prazer de fazer a feira e como há cada vez menos gente a trabalhar o ferro, vou também com a missão de mostrar esta arte”.

Mas se há quem ande nisto há muitos anos, há também quem se estreie este ano na Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão. Jerónimo Gaudêncio vem do Alentejo e vai mostrar pela primeira vez em Famalicão como se fazem as botas tradicionais alentejanas.

Vem, explica, “por indicação de alguns clientes nortenhos” que lhe deram um bom feedback da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, mas também pelo desejo que tem de levar a sua arte até ao Norte do país.

Refira-se que à beleza e excelência do artesanato, a feira junta ainda os verdadeiros sabores e aromas da gastronomia nacional. Nas tasquinhas provam-se os tradicionais chouriços e presuntos, ricos queijos, os melhores doces, compotas, vinhos e licores. Tudo isto, num ambiente marcadamente popular animado pela presença de grupos folclóricos, cantares ao desafio e muita música tradicional portuguesa. Este ano, são cerca de duas dezenas e meia de espetáculos em dez dias, com referência para os concertos de Maria do Sameiro, banda Filtro, Vitor Jara, Pedra d’Agua, e para os espetáculos das escolas de dança.

A Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão vai já na sua 34.ª edição, é de entrada gratuita e decorre no antigo campo da feira semanal.

Famalicão: Basquetebol do FAC começa competição na Taça de Portugal

A equipa de basquetebol do FAC começa a competir na tarde deste sábado. Na primeira fase da Taça de Portugal, o conjunto famalicense recebe, na primeira eliminatória, o Guifões SC. O jogo está marcado para as 18 horas, no Pavilhão Municipal.

O FAC vai competir, esta época, na 1.ª divisão, integrando a zona Norte. Na jornada de abertura, marcada para 15 de outubro, joga em casa do CB Viana. NCR Valongo, CD Póvoa B, BC Barcelos, UAC Sports, GDB Leça e FC Gaia são os outros adversários nesta fase da competição.

Famalicão: S. Cosme testa invencibilidade com o Mascotelos

Depois do surpreendente empate, a 2 golos, em casa do Mosteiro, na jornada três da divisão de honra da Associação de Futebol de Braga, o S. Cosme tem como próximo adversário o Santiago Mascotelos, equipa que soma 4 pontos. O jogo está marcado para as 16 horas do próximo domingo, no Campo Comendador Manuel Gonçalves, em Vale S. Cosme.

A formação famalicense, com 7 pontos, tal como São Paio e Celoricense, ainda não perdeu na série B, apresentando um registo de 6 golos marcados e três sofridos.

Famalicão: Prova de atletismo, bike tour e caminhada corta trânsito na EN 206

A realização da vigésima terceira edição da Famalicão-Joane (atletismo, bike tour e caminhada Vermoim-Joane), na manhã do próximo domingo, vai determinar o condicionamento automóvel na Avenida Marechal Humberto Delgado e a proibição de circulação na estrada nacional 206, até à rotunda da Via Intermunicipal, em Joane.

Em algumas das vias por onde vai passar esta festa do atletismo, organizada pela Associação Teatro Construção, será mesmo proibido circular, dentro de determinados horários que pode conferir no aviso do Município de Famalicão.

Famalicão: Moto Clube de Nine realiza magusto

No dia 11 de novembro, a partir das 14h30, o Moto Clube de Nine realiza um magusto, iniciativa que se prolonga pela noite deste dia.

Este convívio contempla várias atividades, como jogos tradicionais, um passeio pelo concelho, música ao vivo, comes e bebes e, claro, as castanhas que serão oferecidas.

Esta é a primeira iniciativa na nova Direção do clube, eleita a 3 de setembro. André Araújo é o novo líder, Pascoal Costa preside à Assembleia Geral e o Conselho Fiscal está entregue a Daniel Ferreira.

Famalicão: Presidente da Câmara Municipal inaugura renovação da escola de Avidos

Ao final da tarde desta sexta-feira, às 18 horas, Mário Passos vai inaugurar a reabilitação da Escola Básica de Avidos.

O estabelecimento de ensino da União de Freguesias de Avidos e Lagoa foi totalmente reabilitado, com a ampliação e adaptação dos espaços, com quatro salas de aula, um espaço polivalente, recreio coberto e arranjo dos espaços exteriores. Esta intervenção resulta de investimento municipal de cerca de um milhão de euros.

A nova escola vai receber todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico desta União de Freguesias.

Famalicão: Concerto de música gospel no Parque da Devesa

A Igreja Cristã de V. N. Famalicão promove, no próximo domingo (Dia Mundial da Música), a partir das 19 horas, um concerto gospel, no anfiteatro do Parque da Devesa.

O concerto, com o título “O Deus (Des)conhecido”, é classificado como atividade cultural/religiosa e é de entrada livre.

A música gospel é inspirada na mensagem dos evangelhos; considerada uma expressão de fé, de alegria e de comunhão de Deus com as pessoas.