
Para muitos portugueses, o caminho até um novo automóvel é longo e, não raras vezes, tortuoso.
Tal como acontece em muitas outras áreas, o dinheiro continua a ser o grande entrave à troca do nosso velho “calhambeque” por um carro novo que nos dê outras garantias de segurança e conforto. Contudo, há uma forma de ultrapassar este problema – o seu nome é crédito automóvel.
O que é e como funciona um crédito automóvel?
O crédito automóvel é um tipo de crédito pessoal que oferece financiamento entre 200 e 75 mil euros e que tem como finalidade específica a aquisição de um carro novo ou usado.
Em termos de prazos de reembolso, este tipo de crédito apresenta períodos que vão dos 24 aos 120 meses. No entanto, é importante sublinhar que o prazo máximo irá variar em função de se tratar de um carro novo ou de um carro usado:
- Automóvel novo: 120 meses;
- Automóvel usado: 96 meses.
Nota: a soma da idade do automóvel e o prazo de reembolso do financiamento não pode ultrapassar os 156 meses (13 anos).
Devemos referir, igualmente, que a instituição de crédito onde o consumidor contratar o crédito automóvel ficará com a reserva de propriedade/hipoteca até ao final do contrato.
À semelhança do que acontece com outras soluções de crédito, torna-se necessário que o consumidor cumpra com alguns requisitos para que o processo de contratação do crédito automóvel seja mais rápido.
Entre estes requisitos, contam-se:
-
Taxa de esforço abaixo de 40%
Apesar de ser meramente indicativo, o Banco de Portugal, entidade reguladora do setor financeiro em Portugal, recomenda que os consumidores que procuram um crédito automóvel (ou qualquer outro tipo de crédito pessoal) apresentem uma taxa de esforço abaixo dos 40%, de modo que as prestações mensais não comprometam o orçamento do consumidor e o coloque numa possível situação de incumprimento.
-
Não ter um perfil de risco
E por falar em incumprimento, para que a aprovação seja mais rápida, é importante que o consumidor não tenha dívidas pendentes decorrentes de créditos anteriores e possua rendimentos estáveis e um contrato de trabalho.
Como contratar um crédito automóvel?
Com a digitalização dos serviços bancários, a contratação de um crédito automóvel é mais fácil do que nunca. Basta um PC, smartphone ou tablet com acesso à Internet e uma pesquisa por “crédito automóvel em Portugal” ou “crédito automóvel a 120 meses” para dar de caras com um sem-número de propostas de crédito para adquirir o seu automóvel novo/usado.
Após clicar numa proposta de crédito automóvel que tiver pesquisado online, irá deparar-se, à partida, com um simulador que lhe permitirá calcular o valor da prestação mensal para valores de financiamento entre os 7500 euros e os 75 mil euros e prazos que oscilam entre os 30 e os 120 meses.
Caso, imaginemos, queira pedir 10 mil euros a pagar em 120 meses, o valor da prestação será de 124,21 euros (TAN a 8,25% e TAEG a 9,85%).
Finda a simulação, se o resultado lhe agradar, basta-lhe clicar na barra que acompanha o simulador e que irá encaminhá-lo para o preenchimento de um formulário em que lhe serão pedidos os seus dados pessoais e ao qual deve anexar alguns documentos, tais como:
- Cartão de Cidadão;
- Última declaração de IRS;
- Últimos 3 recibos de vencimento;
- Comprovativo de morada;
- Comprovativo de NIB/IBAN.
Depois é só esperar pela análise da sua proposta e, em caso de resposta positiva, recebe o dinheiro para o pagamento do seu carro novo na conta bancária que indicou num prazo que, normalmente, não ultrapassa os dois dias úteis.
Para além de tudo isto, é possível que lhe seja garantido um seguro automóvel com a cobertura que entender ser a mais conveniente, prazo, taxas e mensalidades fixas e total flexibilidade na escolha da data de débito da prestação.