“O Crescimento e Sustentabilidade na Trofa do Futuro” assinala aniversário do município

No âmbito do programa do 23º aniversário do Município da Trofa, a Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Editorial Vida Económica e a AEBA promovem a conferência “Crescimento e Sustentabilidade na Trofa do Futuro”. A iniciativa tem lugar esta quinta-feira, a partir das 14h30, no Auditório da Associação Empresarial do Baixo Ave. A ex-atleta e campeã do Mundo Aurora Cunha é uma das palestrantes.

Pelas 15h10 decorre o primeiro painel “Os desafios para o desenvolvimento da Trofa para os próximos 10 anos”, com intervenção do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto. Pelas 15h30, “O potencial do património local como alavanca de desenvolvimento sustentável – A Arte Sacra de São Mamede do Coronado”, é o tema em destaque, com o Professor José Manuel Tedim, padrinho da candidatura dos Santeiros de São Mamede do Coronado às 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e Augusto Ferreira, Santeiro de São Mamede do Coronado, moderado por João Luís, do Grupo Editorial Vida Económica.

Segue-se a “Qualificação e Sustentabilidade do Mercado de Trabalho”, pelas 16h15, com intervenções do diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, Paulino Macedo; do diretor do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro, Renato Carneiro; do diretor do CENFIM Trofa, Adelino Santos e de José Azevedo, da empresa NIBBLE, também moderadas por João Luís.

O último tema da conferência, previsto para as 17h15, destaca “A Sustentabilidade do nosso futuro comum”, pela ex-atleta e antiga campeã do Mundo de Atletismo, Aurora Cunha. O encerramento da conferência está marcado para as 18h00. A iniciativa é dirigida aos empresários, mas aberta ao público em geral.

 

Acidente na A28 deixa criança em estado grave

Uma criança, com cerca de 10 anos, ficou em estado grave, na sequência de um acidente de viação, registado cerca das 17h30, na A28, em Viana do Castelo.

A vítima seguia com familiares num carro que colidiu com uma carrinha de mercadorias.

Para além do ferido grave há registo de outras duas vítimas, todas elas transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Fonte: O Minho / Vigilantes da Estrada

ASAE apreendeu 650kg’s de carne e doa 400 ao Jardim Zoológico da Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica doou cerca de 400kg’s de carne ao Zoo da Maia.

O produto é proveniente de um entreposto frigorífico localizado no Porto, alvo de uma fiscalização desta entidade. A carne não estava em condições para a venda ao público mas apta para ser consumida por animais e, por isso, acabou por ser distribuída pelo Jardim Zoológico da Maia.

Ao responsável pelo espaço fiscalizado, a ASAE procedeu à instauração de um processo contraordenacional, por falta de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos.

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.