Open IPCA atraiu mais de 1500 estudantes do ensino secundário

Mais de 1500 estudantes do ensino secundário, de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto), participaram, no dia 27 de abril, no Open IPCA. Estes estudantes usufruíram das várias atividades que ilustram o ensino praticado em cada Escola do IPCA: ESG (Escola Superior de Gestão), EST (Escola Superior de Tecnologia), ESD (Escola Superior de Design), ESHT (Escola Superior de Hotelaria e Turismo) e ETeSP (Escola Técnica Superior Profissional).

Além das atividades e de ficarem a conhecer o Campus, esclareceram dúvidas sobre o que é ser estudante nesta instituição. Os participantes foram, ainda, presenteados com momentos musicais protagonizados pelos grupos académicos do IPCA: Tuna Mista do IPCA, Tuna Feminina do IPCA e Tuna Académica do IPCA.

Nas palavras da professora Oscarina Conceição, que este ano coordenou a Comissão da Organização deste evento, o que se viu nestes dois dias «é o trabalho de meses, eu diria que é o trabalho de 365 dias. Todas estas atividades foram pensadas pelas escolas, discutidas com a direção e envolveram toda a comunidade académica na sua preparação, culminando nestes dois dias intensos, durante os quais recebemos mais de 1500 estudantes», refere a organizadora que mencionou ainda a vertente pedagógicas destes dias.

Este ano a mostra teve como grande novidade, além das atividades, a Feira Internacional na Sala 24 que contou com a participação do Stund Council RUN-EU do IPCA, com o Gabinete de Relações Internacionais, com o Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, com o Future Advanced Skills Academy (FASA) e com o Europe Direct de forma a dar a conhecer aos visitantes as potencialidades que vão encontrar na instituição.

Esta é uma oportunidade para os candidatos ao ensino superior ficarem a conhecer o que de melhor se faz no IPCA.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Barcelos: Cliente ganha mil euros com raspadinha de dois euros

Um cliente do quiosque Sortaudaz, em Barcelos, ganhou mil euros na raspadinha 20X, esta sexta-feira. O apostador gastou apenas dois euros e conseguiu o segundo maior prémio disponível, que poderia chegar até 20 mil euros.

O quiosque, conhecido por distribuir prémios consideráveis, partilhou a notícia nas redes sociais, afirmando com humor: “A sorte protege os audazes”. O estabelecimento aproveitou para desafiar outros clientes a tentarem a sua sorte.

O Sortaudaz tem conquistado fama pela regularidade com que entrega prémios e partilha essas conquistas online.

Suspeito de coagir sexualmente duas menores e libertado por falta de advogado, voltou a ser detido pela prática do mesmo crime

O homem de 42 anos, suspeito de coagir sexualmente duas menores em Famalicão, e que foi libertado, esta quinta-feira, por falta de advogado oficioso, foi novamente detido, na tarde do mesmo dia, pela práticas dos mesmos crimes.

Desta feita, o suspeito, que é natural de Famalicão, foi detido pela PSP, no centro da cidade de Braga. Passou a noite nas instalações desta força de segurança e será novamente presente a um juiz.

Apesar de ter sido presente ao Tribunal de Famalicão, esta quinta-feira, a nomeação de um representante legal não foi possível devido à greve dos advogados oficiosos. Com o prazo de 48 horas prestes a expirar, a polícia foi obrigada a libertar o suspeito… acabando por o deter novamente, agora em Braga, suspeito da prática dos mesmos crimes.

Famalicão: Câmara Municipal prolonga “Férias Inclusivas” até ao arranque do ano letivo

O Município prolongou as “Férias Inclusivas” até 13 de setembro. Este projeto municipal de ocupação para jovens alunos com necessidades educativas especiais decorre, normalmente, entre junho e julho e também nas férias da Páscoa. Com o prolongamento, estes jovens têm, assim, reforçado o acompanhamento até ao início das aulas. «Este apoio faz realmente uma grande diferença», aponta Renata Marinho, que tem o filho Tomás aos cuidados da equipa do CRE – Centro de Recursos Educativos do Município. «Não temos uma alternativa viável para manter o nosso filho ocupado durante este período, num local de confiança e onde o bem-estar dele esteja assegurado», diz.

Em agosto, os pais do Tomás dividem as férias para poderem conciliar o trabalho e o acompanhamento do filho e «se não fosse este apoio teria de ficar em casa nestas duas semanas até ao retomar das aulas», refere Renata Marinho que elogia a autarquia «pelo trabalho e cuidado» que presta a este grupo de crianças e jovens. «A equipa do CRE é excecional e para as crianças é muito importante manterem uma rotina, ocupadas com atividades em vez de estarem em casa». Uma ideia partilhada pelo presidente da Câmara Municipal. Mário Passos reporta que no CRE «as crianças e jovens com necessidades educativas especificas encontram acompanhamento especializado; ao mesmo tempo, permitimos às famílias retomarem sem preocupação os seus trabalhos».

O CRE – Centro de Recursos Educativos está em Vale S. Cosme e é uma resposta social constituída por vários espaços, como salas de intervenção terapêutica e especializada, salas snoezelen e de integração sensorial. Neste espaço, uma equipa multidisciplinar de técnicos municipais das áreas da saúde, terapia da fala, ocupacional, psicologia, de mediação familiar e intervenção educativa acompanha, ao longo de todo o ano letivo, estas crianças e jovens com necessidades educativas especificas.

IPCA com recorde de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais mas ainda com vagas para a segunda fase

O IPCA recebeu um número recorde de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Na 1.ª fase registaram-se 3422 candidaturas, para as 1852 vagas. Quer dizer que a procura aumentou 15% relativamente ao ano passado.

A 2ª fase de acesso aos CTeSP acontece a partir do dia 18 de setembro, pelo que os estudantes não colocados poderão voltar a candidatar-se às vagas sobrantes a partir dessa data.

Os quase 50 CTeSP que o IPCA tem disponíveis funcionam em seis localidades: Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde, e abrangem áreas tão distintas como a gestão, a tecnologia, o design, o turismo e o deporto.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinha que «este resultado expressivo de candidaturas é um claro reconhecimento da qualidade do ensino ministrado no IPCA e da pertinência dos cursos oferecidos. Queremos continuar a proporcionar uma formação de excelência que capacite os nossos estudantes para os desafios do futuro e para dar resposta às necessidades das empresas».

O IPCA acredita que estes números são também fruto do investimento em infraestruturas, equipamentos e na qualificação do corpo docente.

Trofa promove campanha para o uso dos transportes amigos do ambiente

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa vai promover uma campanha de sensibilização para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta e os transportes públicos, promovendo também os corredores pedonais de cicláveis do concelho.

Esta iniciativa está inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro.

Recorde-se que atualmente a autarquia trofense tem ao dispor da população três corredores pedonais e cicláveis para promover a bicicleta como meio de transporte. A Ciclovia do Coronado, com uma extensão de 2,5 km, ligando as freguesias de São Mamede e São Romão do Coronado. A Ciclovia Norte, com uma extensão de 3 km que liga os diversos serviços, desde o Interface rodoferroviário, Escola EB 2/3, Aquaplace, Parque das Azenhas, Alameda da Estação e Parques N. S. das Dores e Dr. Lima Carneiro, Fórum Trofa XXI e Paços do Concelho. O Parque das Azenhas percorre as margens do Rio Ave, numa extensão de 5 km, com especial destaque para o circuito interpretativo e informativo do património natural e cultural.

Para além da campanha de incentivo ao uso dos corredores pedonais, a Câmara Municipal da Trofa reforça a campanha para utilização dos transportes públicos da Rede UNIR, em detrimento do automóvel.

Recorde-se que a Loja da Mobilidade marcou o arranque do projeto MOVE-T que apresenta informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e da hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento disponíveis, nos 4 parques de estacionamento que integram o projeto C-Streets. A Loja da Mobilidade efetua a venda e renovação do Andante e apresenta informação sobre os transportes disponíveis.

Braga: “Tia São do Belmiro” faz hoje 100 anos

Maria Conceição Cunha, uma conhecida moradora de Celeirós, em Braga, atingiu hoje a impressionante marca dos 100 anos de vida. Rodeada pelos seus familiares e amigos mais próximos, a aniversariante celebrou a data com muita alegria e emoção.

A festa contou também com a presença do presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, que destacou a importância deste momento. “É um privilégio poder testemunhar esta ocasião especial e celebrar a vida de alguém que tanto contribuiu para a nossa comunidade”, afirmou o autarca, enaltecendo a vitalidade e o espírito de Maria Conceição.