Orquestra de Jazz de Matosinhos e Mão Morta dão vida ao cinema

Um dos grandes destaques do Close-Up – Observatório de Cinema são os filmes-concerto a exibir nos dias 12 e 19 de outubro. Esta é uma produção da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão que poderá ser apresentada noutras salas do país. Afinal, são composições originais para filmes de referência.

A Casa das Artes convidou a Orquestra de Jazz de Matosinhos para orquestrar o filme “O Couraçado Potemkine”, de Serguei Eisentein, que será exibido no dia 12 de outubro, pelas 21h30, com duração de 70 minutos.

Para o filme “O Couraçado Potemkine”, a Casa das Artes pensou logo em convidar a Orquestra de Jazz de Matosinhos. «Foi a nossa primeira ideia para um dos mais importantes filmes do cinema russo. É um filme épico que pedia uma Orquestra para fazer a banda sonora», explica o presidente do Cineclube de Joane, co-organizador do Close-Up juntamente com a Casa das Artes. Vítor Ribeiro explica que apesar de haver duas bandas sonoras feitas para este filme, a Orquestra de Matosinhos optou por compor uma banda sonora nova, sob a direção do maestro e compositor Pedro Guedes.

Os Mão Morta estão a preparar uma composição para o filme “A Casa na Praça Trubnaia”. O grupo, com mais de 30 anos, tem, segundo Vítor Ribeiro, «um percurso muito coerente e tem a ver com a dinâmica deste filme». Toda a história passa-se dentro de uma casa e é uma espécie de estudo da sociedade russa da altura.

O Close-Up tem atraído público de todo o país. «Tem sido uma consolidação crescente. O que pretendemos é uma ligação com a comunidade, com todo o tipo de público, começando no escolar», realça o presidente do Cineclube de Joane.

As sessões para o público escolar têm vindo a acontecer e são para repetir este ano. Haverá cinco sessões na Casa das Artes para crianças e jovens e outras cinco nas escolas, na Universidade do Minho e em escolas profissionais. Serão filmes destinados a um público que vai do 1.º ciclo ao ensino universitário. «Nós acreditamos que ainda há um grande trabalho a fazer na formação de público, temos essa ambição de formar o espetador de amanhã», anuncia Vítor Ribeiro. Recorda que vivemos cercados de imagens em movimento. «O espetador do futuro deve ter ainda mais ferramentas para lidar com essas imagens e o cinema é a melhor ferramenta para líder com isso».

Este IV episódio do Close-Up, que decorre de 12 a 19 de outubro, em vários espaços da Casa das Artes, com cerca de 40 sessões de cinema. Destaque para duas sessões especiais: a exibição do mais recente filme de Quentin Tarantino, “Era uma vez em…Hollywood”, e a antestreia em Portugal de “Alpha: Nos Bastidores da Corrupção” do filipino Brillante Mendoza.

O Close-Up volta a ter convidados para comentarem filmes. «Esta ideia dos comentadores é uma tentativa de estimular o cruzamento artístico entre as várias formas de arte e, ao mesmo tempo, desafiar o espetador a pensar noutros pormenores que à primeira vista poderia não ver no filme. São estímulos que podemos dar a quem está a assistir», realça Vítor Ribeiro.

Haverá ainda tempo para um passeio pelo cinema francês com dois protagonistas – Agnès Varda e Jean-Luc Godard – mas que inclui outros nomes que inquietaram a produção francesa tais como Jean-Pierre Melville, Sacha Guitry, Max Ophüls, Georges Franju ou Louis Malle.

O cinema português vai também estar em destaque com um programa dedicado aos filmes escritos e realizados pelo cineasta-fotógrafo Eduardo Brito, onde se incluem duas curtas metragens em antestreia – “Úrsula”, uma encomenda do Observatório, e “La Ermita”.

Há ainda um extenso programa para as escolas com uma dezena de sessões de cinema, oficinas e uma masterclasse de Pedro Serrazina. “Toy Story 4” e a versão live action do filme “O Rei Leão” são as duas propostas do Close-Up para as famílias.

Mais informações e programa completo em www.closeup.pt, no site da Casa das Artes, em www.casadasartes.org.

Luís Godinho arbitra Famalicão x Braga

O arbitro da AF Évora é o escolhido para o jogo desta sexta feira, entre o FC Famalicao e o SP Braga.

Luís Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e João Bessa Silva. João Pinho é o quarto arbitro. VAR: Vítor Ferreira AVAR: Luís Costa

GD Joane joga em Freamunde para a Taça de Portugal

Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda sem equipas dos escalões principais, ao GD Joane coube uma deslocação ao reduto do Freamunde, equipa da principal divisão da AF Porto.

Já a equipa famalicense milita, também, no principal escalão da AF Braga.

A jornada está marcada para o dia 11 de setembro.

Famalicão: Restaurante Barão organiza fim de semana solidário a favor de Ass. Portuguesa de Autismo

O Restaurante Barão, localizado na Rua Barão da Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão, organiza nos próximos dias um fim de semana solidário, a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Esta associação, com a delegação norte a funcionar em Vila Nova de Gaia, apoia famílias com autistas que possam estar a passar por carências de vários níveis e que impeçam, por exemplo, o pagamento das terapias.

Sensibilizada com esta causa, a gerência do Restaurante Barão decidiu “abrir portas” e, durante este fim de semana, receber donativos que revertem na totalidade para a APPDA Norte.

Os interessados só precisam de se deslocar até ao restaurante e deixar o seu donativo numa caixa fechada que, na próxima segunda-feira, será recolhida pelos responsáveis da associação.

A participação nesta iniciativa solidária não tem como condição obrigatória o consumo no Restaurante Barão.

Quem estiver no estrangeiro, ou não tiver a possibilidade de se descolar ao Barão, pode fazer o seu donativo por transferência bancária, através do iban 0036 0051 99100339962 12.

 

 

Vídeo: Transporte insólito de bicicleta por estradas famalicenses torna-se viral nas redes sociais

O transporte insólito de uma bicicleta, em plena N206, na freguesia de Cavalões, ficou registado em vídeo e já se tornou-se viral nas redes sociais.

Conforme é possível ver nas imagens, a bicicleta foi transportada pela estrada nacional com o apoio da mão do passageiro de uma viatura que seguia a par dela.

Apesar de perigosa, o método utilizado para o transporte do veículo de duas rodas mereceu a atenção de quem ali passava.

Famalicão: Auchan prepara-se para aumentar a galeria comercial

O Auchan de Vila Nova de Famalicão está a preparar a expansão da galeria comercial. O espaço, para além de albergar o hipermercado, conta atualmente com mais de 20 lojas.

Para além da expansão da galeria, os responsáveis da Auchan Retail Portugal comprometem-se a realizar as intervenções necessárias para a adaptação da rede viária e a criar mecanismos para uma utilização mais eficiente do estacionamento, como é exemplo a colocação de placas informativas com o número de lugares disponíveis.

O projeto de expansão vai esta quinta-feira a reunião do executivo municipal.