Papa Francisco deixa aviso: “A terra está a arder” e “maquilhar” não chega

O Papa Francisco disse hoje que “a terra está a arder” e pediu a milhares de jovens para questionarem o atual modelo de desenvolvimento económico, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental, noticia a agência Efe.

O apelo de Francisco foi feito esta manhã durante uma conferência que decorre na cidade italiana de Assis, no centro do país, e que juntou cerca de um milhar de jovens economistas e empresários.

“Existem muitas pessoas, empresas e instituições que estão a fazer uma conversão ecológica. Devemos avançar por esse caminho e fazer ainda mais. Não basta apenas maquilhar. Temos de questionar o modelo de desenvolvimento” afirmou o Papa, enfatizando que “a terra arde hoje e que deve ser hoje que a devemos mudar”.

A conferência, designada “A economia de Francisco”, partiu de uma ideia do Papa de levar a cabo um processo de diálogo inclusivo e uma transição para um novo modelo económico “mais justo”.

Depois de ouvir numerosos testemunhos de alguns jovens, Francisco pediu união, sublinhando que só isso permitirá “fazer grandes coisas”, até mesmo “mudar um sistema enorme e complexo como é a economia mundial”.

O chefe de Estado do Vaticano referiu-se também à “incapacidade do mundo de proteger o planeta e a paz”, defendendo a necessidade de transformar uma “economia que mata” numa que “dê vida”, propondo uma nova visão para o ambiente e para a terra.

“Se falamos de transição ecológica, não faz sentido mantermo-nos dentro de um paradigma económico do século XX que roubou recursos naturais e terra”, disse o Papa.

“É o momento para abandonar as fontes de energia fósseis, de forma a acelerar o desenvolvimento de fontes com um impacto zero ou positivo”, apontou.

No seu discurso, Francisco defendeu também a necessidade de “melhorar as relações sociais, sobretudo no ocidente, onde estas “são cada vez mais frágeis e fragmentadas pelo consumismo”.

Assim, lançou o desafio de se colocar “a pobreza no centro de uma nova economia que deve olhar para o mundo a partir dos mais frágeis”.

5 Comments

  1. Thank you for the auspicious writeup. It in fact
    was a amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you!

    By the way, how could we communicate?

  2. What’s up, this weekend is pleasant for me, since this point in time
    i am reading this great educational article here at my home.

  3. Tarde demais…. Os nossos descendentes vão ter muitos problemas climáticos!!!a natureza não vai perdoar a ganância galopante da sociedade atual e nada preocupada com o planeta.

  4. Enquanto isso o melhor é continuar há procura de Lítio para as baterias e enviar empresários para o espaço…🌈

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Falha de energia deixa parte do centro da cidade às escuras

Parte do centro da cidade de Vila Nova de Famalicão está, nesta noite de quinta-feira, sem luz.

A falha está a afetar a rede doméstica e pública, concentrando-se na zona envolvente à Câmara Municipal.

O corte deu-se cerca das 21h00 e a situação já terá sido reportada à E-Redes.

Desconhece-se o que terá estado na origem da falha, no entanto, as primeiras previsões apontam para que o problema esteja ultrapassado cerca das 23h30.

Famalicão: Bombeiros socorrem mulher que caiu no shopping da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na tarde desta quinta-feira, para socorrer uma mulher no Shopping Town, no centro da cidade.

A vítima terá sofrido uma queda enquanto descida uma das escadas daquele espaço comercial.

A mulher, prontamente assistida, foi transportada para o hospital local.

Famalicão: Grupo usa soqueira para agredir jovem com deficiência motora no centro da cidade

Um jovem, portador de uma deficiência motora, terá sido agredido com recurso a uma soqueira por outros dois jovens, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações avançada pelo jornal Correio da Manhã, a agressão terá ocorrido na Praça D.Maria II.

A mesma fonte adianta que não foi acionado qualquer tipo de socorro, já que os colegas da vítima tiveram medo de represálias. Foram os companheiros do jovem agredido que o terão levado ao hospital.

Famalicão: Um ferido em despiste na vila de Joane

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de um despiste automóvel, ocorrido na Rua Padre Benjamim Salgado, na vila de Joane, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro aconteceu ao final da manhã e a vítima foi encaminhada para o hospital local pelos Bombeiros Famalicenses.

 

 

Famalicão: Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho reforçam cartaz das Festas Antoninas

Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho são as mais recentes confirmações para a edição de 2024 das Festas Antoninas, em Vila Nova de Famalicão.

Para além de Tony Carreira, com concerto agendado para as 22h00 dia 9 de junho (domingo), na Praça D.Maria II, Buba Espinho vai atuar no Parque da Devesa, junto ao lago, na noite do feriado municipal (13 de junho). Antes, no primeiro dia das festas, autam os Wet Bed Gang (Praça D.Maria II / 7 junho), e os Sons do Minho cantam no dia seguinte e no mesmo local.

Todos os concertos estão marcados para as 22h00 e são de entrada gratuita.

Bombeiros de Riba d’Ave acionados para fogo que destruiu restaurante por completo

Os Bombeiros de Riba d’Ave foram acionados, na madrugada desta quarta-feira, para um incêndio no restaurante 7 Olhinhos, localizado na fronteira entre a vila famalicense de Riba d’Ave e Guardizela.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 03h00 e, chegados ao local, os soldados da paz encontraram o espaço totalmente tomado pelas chamas.

Envolvidos nos trabalhos estiveram mais de 10 viaturas e 30 operacionais, contando também com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

A GNR registou a ocorrência.